0 comentários fechados

Evento reúne chefs de todo o Brasil em três dias de atividades na capital capixaba

Entre os dias 30 de agosto a 01 de setembro acontece o XVII Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. A reunião anual dos associados será no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES), e contará com a participação dos credenciados e diretores da entidade. O objetivo é avaliar os resultados do último ano e estabelecer novas metas para o próximo período.

Entre as atividades do congresso estão a apresentação dos resultados e prestação de contas, planejamento das ações, exposição de projetos e novos parceiros, aprovação de novos candidatos, relatório dos festivais e eventos, assuntos relativos ao prato da Boa Lembrança e ao clube do colecionador, definição do calendário de eventos 2013. Na programação do dia 30, à tarde, haverá mesa redonda sobre mercado de trabalho aberta ao público e, à noite, coquetel de abertura para os congressistas. Para o dia 31 estão previstas plenárias e um almoço tradicional da culinária capixaba oferecido pelo SENAC.

Ainda no dia 31, quatro chefs vão preparar o menu do tradicional Jantar Beneficente do Congresso, que reunirá 150 pessoas. Biba Fernandes (Chiwake/PE) prepara um ceviche para a entrada, Wanderson Medeiros (Picuí/AL) faz para o primeiro prato uma brandade de bacalhau, Conceição Neroni (Marguba Cibá/RJ) cozinha paleta de cordeiro com cuzcuz marroquino para o segundo prato. O chef Roberto Bento (Bistrô d’Acampora/SC) faz pudim de milho para a sobremesa. O valor do convite é R$120 por pessoa incluindo bebidas não-‐alcoólicas e vinhos. Parte da renda do jantar será revertida para a Avedalma, instituição que cuida de idosos carentes. Como em todos os Congressos da ARBL, será produzido prato comemorativo para o evento.

André Saburó, presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança espera alcançar resultados positivos junto aos associados, pois este será o congresso anual mais bem elaborado em conjunto com o executivo e os diretores regionais. Através das atividades com a mesa redonda e jantar beneficente, o evento quer levar aos alunos e gourmets capixabas um pouco do que os chefs da Associação podem oferecer ao paladar e conhecimento sobre o mundo da alta gastronomia. “Espero que este congresso possa unir ainda mais os laços de amizade entre os associados, até porque a ARBL sempre foi uma grande família e sempre estará a disposição para ajudar o associado no que for preciso.”, finaliza.

boa lembranca

A associação

Quando visitamos um lugar diferente, conhecemos alguém interessante ou assistimos a um filme genial, sempre guardamos um souvenir. Seja uma fotografia, um cartão ou um ticket usado. É um jeito simples de nunca esquecer bons momentos. Por que não fazer isso quando degustamos um prato criativo e bem preparado?

A idéia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, Dânio resolveu estimular no Brasil o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, que aliás é muito mais do que um simples souvenir, é uma peça de arte exclusiva, pintada à mão e digna de ser colecionada.

A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ), para promover o desenvolvimento da gastronomia brasileira. A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais. A entidade também visa preservar e estimular o desenvolvimento das culinárias locais que compõe o cenário gastronômico do Brasil.

A Boa Lembrança conta hoje com 94 membros, com previsão de expandir sua estrutura para agregar mais restaurantes. Atualmente com sede no Recife, em Pernambuco, possui associados em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade no país. Desde 2010 o chef André Saburó é o diretor presidente da Associação. Entre as atividades da ARBL podemos destacar a confecção do Prato da Boa Lembrança, o passaporte gastronômico, o Clube do Colecionador, Festivais Gastronômicos, Congresso Nacional, intercâmbio de chefs, parcerias institucionais, produção literária e audiovisual, além de atuação nas mídias sociais e web.

 

XVII Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança

DATA: 30/08 a 01/09

LOCAL: Hotel Senac Ilha do Boi ‐ Vitória (ES)

 

Por: Gastrô Comunicação
www.gastrocomunicacao.com

 

Data de publicação: 24/08/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias