0 comentários fechados

Entre os dias 16 e 18 de outubro, acontece o primeiro Inova Gastronomia Paraibana em João Pessoa, na Paraíba. O evento é realizado pelo SEBRAE-PB com Andrade Marketing e Eventos em parceria com o SESC/SENAC-PB. A edição vai reunir importantes nomes da gastronomia brasileira como os chefs Wanderson Medeiros (Picuí/AL), Carlos Ribeiro (Na Cozinha/SP), Mônica Rangel (Gosto com Gosto/RJ), Thiago Castanho (Remanso do Peixe/PA), Ana Luiza Trajano (Brasil à Gosto/SP), entre outros. O objetivo é colaborar para a valorização da cozinha regional do Estado, assim como favorecer a troca de conhecimentos e técnicas, auxiliando na capacitação de novos profissionais do ramo.

Em três dias de programação na Escola de Gastronomia do SENAC/hotel SESC, os profissionais vão comandar fóruns, oficinas e aulas-show com demonstrações de receitas ao vivo. Um dos destaques é a aula de Wanderson Medeiros na terça-feira (16/10), de 18h às 19h. Durante a atividade, o chef paraibano radicado em Alagoas, apresenta em tempo real o passo-a-passo do preparo do seu Magret de pato curado no sal com creme de mandioquinha. “Neste prato quis mostrar um pouco das minhas raízes e ligações afetivas e culinárias com o estado, pois foi na Paraíba que comecei a dar os primeiros passos na cozinha. Aprendi com meu pai a arte de marchantes de carne ainda na infância”, diz. A iniciativa propõe interação direta com os participantes e degustação.

Para celebrar o evento, no dia 17 acontece o “Jantar a 4 mãos” feito pelos chefs Wanderson Medeiros, Carlos Ribeiro, Arthur Coelho e César Santos realizado na Casa Roccia às 21h. O chef Arthur Coelho prepara um prato de finger foods (pequenas porções para comer sem o auxílio de talheres) chamado “Vira e mexe paraibano”: arroz com natas frescas e coentro, carne de sol com manteiga de garrafa e cebola roxa, feijão verde, queijo de coalho assado com mel de engenho. Wanderson Medeiros será o responsável pela entrada do jantar: Pato ao sol do sertão, composto por Magret de sol com creme de mandioquinha (FOTO). O chef Carlos Ribeiro produz o prato principal da noite: Mar da Paraíba, que reúne pescada com crosta de castanha sobre disco de inhame em redução de cajá com sementes de urucum. A finalização do jantar vem com a sobremesa do chef César Santos: Coqueiros de Tambaú, que mescla cocada mole, pudim de coco na calda de coco e maria mole.

No último dia do evento, quinta-feira (18/10), de 14 às 15h, o chef Wanderson Medeiros também participa de uma palestra acompanhado da chef Mônica Rangel sobre as atividades da Associação Brasil à Mesa criada este ano em prol da valorização da gastronomia brasileira. No dia 19, os chefs ainda visitam a feira de Campina Grande para conhecer ingredientes locais e valorizar a cultura regional em um almoço paraibano. Os ingressos e detalhes a mais sobre a programação podem ser conferidos no endereço: http://andradeeventos.com.br/inovagastronomia

Inova Gastronomia Paraibana

Por: Gastrô Comunicação

 

Data de publicação: 15/10/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias