Continuando o ciclo de matérias sobre quais frutas um diabético pode comer. Apresentaremos algumas frutas com a letra M, constituindo a terceira parte do post:  Saiba mais sobre as frutas ideais para diabéticos.

Melão

A cor da casca varia do verde ao amarelo e a da polpa também muda segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados. É rico em vitamina A e boa fonte de vitaminas C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Na compra, deve-se escolher os melões com as pontas moles, com o cheiro adocicado nas pontas e de maior peso. Seu melhor período para consumo é entre os meses de novembro a janeiro.

Composição por 100g

Calorias           29kcal
Glicídios          8g
Proteínas         1g
Lipídios            Tr
Cálcio
Fósforo            10mg
Ferro                0,2mg
Sódio                11mg
Potássio           216mg
Fibras               0,3g

Maçã

Fruta rica em vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. É uma boa fonte de fibras por conter pectina, ajudando a evitar a constipação intestinal. No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde. São muitas as variedades: Starkinson, New Zealand, Golden, Hungara, Red Del, Red, Granny Smith, Anna, Eva, Brasil, Fuji, Gala, Melrose.

Composição por 100g

Calorias            56kcal
Glicídios           15g
Proteínas          Tr
Lipídios            Tr
Cálcio                2mg
Fósforo             9mg
Ferro                 0,1mg
Sódio                 <0,4mg
Potássio            75mg
Fibras                1,3g

Mamão

É encontrado durante o ano todo e, dependendo da variedade a que pertence, tem tamanho, peso, sabor e cor diferentes. O formato do mamão varia segundo a espécie. As principais variedades são: mamão-da-baía, alongado, lembrando uma grande pêra; mamão-da-índia, tem saliências no sentido longitudinal; mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido; o mamão-fêmea é bem maior e com forma arredondada; mamão papaya tem formato periforme e de tamanho reduzido, porém mais adocicado e mamão formosa. É rico em vitaminas A, C e do complexo B. é fonte também de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Possui, ainda, uma enzima especial, a papaína, que digere proteínas, auxilia na assimilação de nutrientes e no processo digestivo. Seu período de safra é durante os meses de maio, junho, agosto e de outubro a dezembro. Na hora de escolhê-los para consumo, procure os que tiverem a casca bem amarela, sem manchas e a polpa macia.

Composição por 100g

Calorias            45kcal
Glicídios           12g
Proteínas         1g
Lipídios            Tr
Cálcio                25mg
Fósforo             11mg
Ferro                 0,2mg
Sódio                 3mg
Potássio            222mg
Fibras                1,8g

Mamão papaia

Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio e vitamina A. O mamão maduro conserva-se em geladeira de 2 a 3 semanas e seu período de safra é de abril e julho.

Composição por 100g

Calorias            45kcal
Glicídios           12g
Proteínas          1g
Lipídios            Tr
Cálcio                25mg
Fósforo             11mg
Ferro                 0,2mg
Sódio                 3mg
Potássio            222mg
Fibras                1,8g

Manga

No Brasil, existem cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são: manga coquinho, manga haden, manga rosa, manga espada, manga coração-de-boi, manga-bourbon, manga Tommy. É um fruto rico em vitaminas A, C e do complexo B. Boa fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Apresenta ainda tanino, que a torna adstringente. Os melhores meses para consumo são de outubro a fevereiro.

Composição por 100g

Calorias            51kcal
Glicídios           12g
Proteínas          1g
Lipídios            Tr
Cálcio                25mg
Fósforo             11mg
Ferro                 0,2mg
Sódio                 3mg
Potássio            222mg
Fibras                1,8g

Morango

O morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. É rico em vitamina C e boa fonte de vitaminas A e do complexo B e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Para conservá-los frescos durante alguns dias é guardá-los na geladeira, na própria embalagem, cobertos com papel impermeável ou papel de pão, além de retirar os que estiverem estragados e conservar os saudáveis, bem fechado. Assim, duram de quatro a cinco dias. Seu melhor período para consumo é de julho a outubro.

Composição por 100g

Calorias           30kcal
Glicídios          7g
Proteínas         1 g
Lipídios            Tr
Cálcio                11mg
Fósforo             22mg
Ferro                 0,3mg
Sódio                <0,4mg
Potássio           155,2mg
Fibras               1,7g

Data de publicação: 29/05/2010

 

19 Comentários para Saiba mais sobre as frutas ideais para diabéticos – Parte 3

  1. fatima torres disse:

    conheci o site hoje estou gostando espero aprender muito sobre alimentação para os diabeticos

  2. Amilton Paes de Souza disse:

    Gostaria de saber quais frutas o diabético melito pode comer, pois sou vejetariano e consumo muita fruta, assim como, cereais e hortaliça.

    A minha Dra. Endocriologista, disse-me que eu poderia comer frutas, porque,elas não contém açúcar, somente FRUTOSE e vejo agora tudo ao contrário: então, posso ou não comer frutas e qual à quantidade DIÁRIA. POR FAVOR ORIENTE-ME; JÁ DEI CARTÃO VERMELHO PARA ELA A ALGUM TEMPO. ISSO NÃO É BRINCADEIRA.

    Muito obrigado pela gama de esclarecimentos.

    Muita LUZ e PAZ paraa todos.

    • Lenice disse:

      Pode comer de tudo, com variedade e moderação. Não se prenda somente às frutas.

    • José Ferraz disse:

      olá, amilton paes de souza.
      Então sua endocrino não sabe que a frutose é um açúcar que acima das doses consideradas recomendáveis faz aumentar a glicemia?
      O diabético não pode comer muita fruta como o senhor diz que come. Se é vegetariano tem que basear sua alimentação nos legumes e leguminosas em quantidades balanceadas e cuidado com os cereais, mesmo os integrais.
      Eu sou naturopata já aposentado e surgiu-me a diabetes devido a muitos jejuns que fazia e a muita fruta que comia.
      Na sua situação de diabetico, deve ter conhecimento dos alimentos e condimentos que convém ao diabético.
      Se estiver interessado na minha experiência e nos estudos que tenho feito sobre a doença pode contactar-me gratuitamente para: saude.natural@76gmail.com ou jose.ferraz.76@gmail.com
      Passe bem
      J. Ferraz

    • José Ferraz disse:

      Caro Amilton:
      Nem quero acreditar naquilo que sua endocrinologista lhe aconselha. Que estudos fez ela?
      Olha, manda para o meu mail o teu caso que eu te ajudarei gratuitamente. Sou naturopata a completar 77 anos daqui a uns dias e sou também diabético e te direi coisas interessantes sobre controlar diabetes II.
      jose.ferraz.76@gmail.com

  3. jucimeiry karla disse:

    quero saber quais frutas o diabetico pode comer,obg!

  4. Fernanda P disse:

    Olá esta é a primeira vez que entro neste site e pelo visto será a primeira de várias vzs.Gostaria de saber quais as frutas menos calórica que um diabético pode consumir. Obrigada

  5. Rosangela Ferrarini disse:

    Amigos, tenho um irmão de 48 anos ele há 25anos foi diagnosticado como hisquizofrenico, seu tratamento é com medicação forte, desde janeiro ele vem emagrecendo muito, tipo 25kg levamos ao médico e foi detectado diabetes, ele mora com minha mãe uma sra de 74 anos, ela não ta sabendo lidar com a doença o diasbetes, pois ele é muito comilão e nada pode, ele tomava diáriamente refrigerante, comia muito doce. Se possível nos ajudem.
    Obrigada,
    Rosangela

  6. rainara disse:

    olá, essa é a primeira vez que entro neste site, e gostei muito de saber quais frutas que nós diabeticos podemos comer.obrigrada pela informção.

  7. vera disse:

    quero saber que tipo de frutas posso comer,pois estou com diabete,quais comida posso é não posso comer.Obrigada estou esperando resposta.

  8. José carlos da silva disse:

    estou cadastrado?

  9. Decio de Oliveira disse:

    Gostaria de ser orientado sobre o que posso ou não posso comer pois sou diabético, descoberta recente, e o índice na minha opinião é assustador e aí posso por exemplo comer frutas e quais as frutas,. muito obrigado estou no aguardo de sua resposta.

  10. Estou entrando hoje gostei muito. quero saberqual fruta eh melhor pra diabete e q tambem nao agrida o estomago pois tenho gastrite cronica muito obrigada Deus abençoe

  11. Estou entrando hoje gostei muito. quero saberqual fruta eh melhor pra diabete e q tambem nao agrida o estomago pois tenho gastrite cronica muitrigada Deus abençoe numca entrei neste site

  12. ariovaldo de carvalho disse:

    sou diabetico tipo 2 e gostaria de saber qual fruta posso comer,alguns dizem que melão é bom outros são contra.maça verde é bom?banana prata pode?aguardo.

  13. ZILDA APARECIDA DE ALMEIDA disse:

    sou diabética, estou com problemas de alimentação, estou precisando de ajuda. principalmente de um cardápio, pois fico perdida, pois tudo faz mau. gosto muito de fruta, sempre me alimentei de frutas , e sinto tristeza. ao saber que a mesma , aumenta o índice de glicose.

  14. Delfina Maria disse:

    sou diabetica tipo 2 com insulina gostava que me ajuda se a dar alguns conhecimentos sobre tal obr

  15. Laruse disse:

    Quero saber mais sobre oque o diabetico pode comer.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias