0 comentários fechados

Considerado a nova revelação da gastronomia japonesa Eijiro Yazaki faz menu tradicional para celebrar Dia do Sushi

Nada de invencionices. O sushiman Eijiro Yazaki, do restaurante Rangetsu, presta uma homenagem ao Dia do Sushi, celebrado em 1 de novembro no Japão, mas que já é comemorado pelos amantes da gastronomia japonesa no Brasil. Ele vai preparar um combinado de sushi com destaque para os mais tradicionais. O combinado de 12 unidades da Semana do Sushi fica em cartaz no jantar de 31 a 5 de novembro por R$50. O restaurante fecha no feriado de 2 de novembro. As surpresas do menu são o inarizushi e o futomaki, que estão ‘esquecidos’ das mesas dos restaurantes. Também é uma oportunidade de se conhecer o talento de Yazaki, considerado uma das principais revelações da gastronomia japonesa pelos principais críticos da cidade.

 

Os Sushis

Os niguiris (bolinho de arroz com fatia de peixe cru) são a especialidade de Yazaki. Utilizando ingredientes de alta qualidade, Yazaki prepara um arroz de cozimento perfeito, com boa consistência e principalmente, com a temperatura adequada para o sushi. “O shari preparado por Yazaki se espalha no céu da boca, e deixa escapar aquela sensação agradável do bom vinagre”, afirma  Jo Takahashi, consultor da Fundação Japão. O arroz (shari) é considerado o ingrediente principal para se reconhecer um bom sushi. Na Semana do Sushi, os niguiris, como o atum marinado no shoyu e o peixe branco prensado na alga, estão garantidos.
“Por ser uma homenagem ao sushi, eu quero apresentar outros tipos de sushi, com técnicas diferentes”, afirma Yazaki.  Considerado um ‘sushi  para iniciantes’ já que não leva peixe cru, o inarizushi é feito com arroz de sushi dentro de um “saquinho” de tofu frito. Costuma ser consumido pelas famílias de des cendentes de japoneses em casa, mas raramente é encontrado em restaurante.

O futomaki, mais conhecido como ‘pneuzinho’, é um enrolado de alga de formato mais grosso, com diversos recheios, que não incluem peixe cru. Também não é encontrado em restaurantes com facilidade. A cavalinha marinada, que costuma ser gorda e saborosa, é feita em um batera (caixa de madeira) para deixar o arroz em formato retangular. Tem origem na cidade de Osaka.

O tamagoyaki é a omelete japonesa, de sabor levemente adocicado. Apesar da aparente simplicidade requer experiência e técnica apurada. No Japão, é o cartão de visitas de um restaurante. Um bom tamagoyaki é sinônimo de restaurante de alto nível.
Os demais sushis dependem dos ingredientes disponíveis no dia.


O que os críticos dizem

 

“Com cortes precisos e arroz muito saboroso, Yazaki fez algumas transformações importantes. A primeira é na qualidade dos produtos. [.] Fazia tempo que eu não provava peixes e moluscos tão saborosos”, afirmou o crítico Luiz Américo Camargo, no caderno Paladar, do Estado de S. Paulo. “Vale a visita”, concluiu.
“A arte de Yazaki pode ser conferida em um menu degustação. Tive a oportunidade provar algumas das iguarias. São formidáveis o engawa (carne da nadadeira da garoupa) e a barriga de salmão flambada”, afirmou o crítico da revista Veja São Paulo, Arnaldo Lorençato, em seu blog Como Logo Existo “O humor inspirado do novo sushiman da casa, Eijiro Yazaki”, escreveu Marcelo Katsuki, do blog Comes e Bebes. “Fazia tempo que eu não me divertia tanto em um jantar japonês, sempre tão sisudo e cerimonioso. E se você estiver duvidando, vai lá e conta um ‘causo’ pro Yazaki. Você não vai sair ileso.”

Rangetsu

 

Sobre o Rangetsu



A matriz do Rangetsu of To kyo está instalada há mais de seis décadas no elegante bairro de Guinza, em Tóquio, um dos metros quadrados mais caros do mundo. Por abrigar as principais grifes do planeta, o bairro é um importante centro de compras da capital japonesa e um dos polos gastronômicos do Japão.

A filial em São Paulo conta com salões modernos e confortáveis. Vale a pena destacar o bonito jardim japonês, que foi reformado recentemente e pode ser avistado do salão principal. No andar superior, ficam duas salas reservadas, que podem ser usadas para reuniões de negócios.

Serviço

Avenida Rebouças, 1.394 – Pinheiros
Telefones: 3085-6915 e 3085-7946
Capacidade: 100 lugares
Segunda a sexta, das 12h às 14h30 e 18h30 às 23h; sábado, das 18h30 às 23h
Cartões: AE/D/M/V
Estacionamento com manobrista (R$ 10,00 somente no jantar)

 

Informações para imprensa:
kaminari Comunicação

Yumi Miyake
yumi@kaminaricomunicacao.com.br

Jhony Arai
jhony@kaminaricomunicacao.com.br
Cel. 7130-3335

Data de publicação: 28/10/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias