0 comentários fechados

Okay, domingo é Dia dos Pais e você ainda não pensou num presente bacana, que esteja além dos tradicionais pares de meia, gravatas, carteiras, cintos e ferramentas para casa ou carro? Então a sugestão moderninha é: que tal levá-lo para jantar, almoçar ou, quem sabe ainda, passar uma tarde inteira entre guloseimas e quitutes? Vivenciar uma série de sensações gastronômicas em descontração e boas lembranças ao lado do “coroa” pode ser muito especial para valorizar o momento “família”. Livre de “datas de validade” compartilhar experiências é somar sensações e histórias que ficarão guardadas para sempre na lembrança do paizão.

Porque “… a gente não quer só comer, a gente quer prazer…”

A frase musical, do rock antigo brasileiro, expressa de maneira simples o porquê “comer” não é apenas um ato fisiológico para manter o corpo vivo. Gourmets mundo afora sabem disso há anos luz, e por isso, criam e recriam texturas, sabores, combinações e cores no intuito de proporcionar o máximo de sensações aos sentidos durante a boa refeição, mas saiba que, para muito além das cozinhas, há quem dedique tempo e esforços em estudos do comportamento e hábito humano de se alimentar. O sociólogo e escritor Claude Fischler é um deles. Livros e mais livros sobre a dimensão antropológica da alimentação humana e as relações do homem com seu corpo. Segundo estudos de Fischler o ato de “comer” é uma competência variável entre culturas. Por exemplo, se nos EUA abocanhar algo pra matar a fome tem um “quê” super individualista (as pessoas comem o tempo todo e tantas vezes por dia, principalmente sozinhas, correndo entre metrôs, avenidas, taxis, telefonemas), na França “comer” é uma responsabilidade coletiva. Assim o berço gastronômico mantém a cultura do ato de “compartilhar”: momento em que a refeição é uma comunhão implícita entre pessoas; uma celebração à vida. Talvez seja deste conceito cordial que tenha surgido, por exemplo, a maneira francesa de servir e ser servido, ou seja, a minuciosa ordem dos pratos e combinações para deixar tudo parfait!

De volta ao cenário verde-amarelo nem é preciso tanto estudo para perceber, ao menos que, no Brasil, “comer” também é uma celebração e partilha onde quase tudo parece motivo para comemorações e, a mesa farta, quase sempre não pode ficar de fora. Por isso, se você quiser super dicas para “compartilhar” momentos e emoções com o papito – levando em consideração cardápios que tenham a cara dele – é só conferir o roteiro gastronômico que preparamos abaixo e bom apetite!

 

Pai à Brasileira

Ele gosta de churrasco acompanhado de um chopp de primeira e sabe como ninguém qual é o melhor corte para carne? Então passe em uma das unidades campineiras do Restaurante Premiatto e peça Picanha à Mineira. O prato serve arroz à grega, feijão tropeiro, fritas e picanha grelhada. Pra acompanhar o chopp da casa, da marca, Heineken é felicidade paterna garantida.

O Eterno Meninão

Ele se dá super bem com teus amigos, sabe o nome dos classics rock de cor e salteado e ainda coleciona um apanhado de camisas pretas com slogans e nomes de bandas que ele assegura: são imbatíveis. Além de tudo é fã incondicional de filmes históricos como Laranja Mecânica, Taxi Driver ou qualquer um assinado pelo Tarantino: a dica é visitem uma unidade Big Jack. Ambiente descolado e temático dos anos 50 com o rock de época rolando solto. O visual do local é no mínimo interessante e para aplacar a fome a boa pedida é o New York (hambúrguer especial de 180g, queijo prato, cebola picadinhas e temperadas com molho da casa, alface, tomate, maionese e pão de hambúrguer com gergelim), ou ainda o Chicago (hambúrguer de maminha 180g, queijo cheddar, onion rings, pão de hambúrguer australiano e molho a base de alho). Sabor pra lá de irado.


Pai de Primeira Viagem

De repente o universo deste pai ganhou novos adereços: fraldas, mamadeiras, brinquedinhos espalhados pela casa. Ele faz questão de revezar as noites mal dormidas por conta da cólica do bebê e não nega as vontades da filha ou do filho. Além de tudo ainda sai de casa acompanhado daquelas sacolas com tudo o que certamente os pequenos podem (quem sabe?) precisar. Quem tem crianças menores e quer dar uma folga ao fogão e às refeições cotidianas o Big Jack oferece um cardápio Kids delicioso e divertido com Mini Hot Dogs e fritas, Mini Hambúrgueres com fritas ou ainda um Mini Hambúrguer e um Mini Hot Dog com batata frita com formato smile. Para acompanhar as guloseimas a indicação são os milk-shakes da casa, considerados pela edição gastronômica da Revista Veja Comer & Beber 2012/2013 como os melhores de Campinas e região!


Pai Natureba

Ele faz academia, pratica cooper, luta, natação, e mais um monte de atividades para o corpo: é fissurado em esportes ou gosta super do assunto. Além do mais ele controla a ingestão de carboidratos e gorduras e tem prazer em se alimentar de maneira saudável. Se seu pai é todo “estilo saúde é o que interessa” apresente a ele o Hambúrguer de Soja do Big Jack (se não for adepto as carnes) ou então o Hambúrguer de Salmão. A salada americana com quiche de alho- poró, queijo e tomate seco também é deliciosa e leve. Para acompanhar sucos variados do cardápio.

Pai Todo Sabor

Ele gosta mesmo é de comida bem temperada e bem servida. Comida insossa não é com ele. Aliás, quando o assunto é degustar ele tem até preferência pelos dias mais frios só pra poder bebericar um vinho de primeira acompanhado de uma carne curtida num tempero especial e marcante. Se para seu pai “sabor vale mais que mil saladas” peça o Jack Ribs Costela Suína do Big Jack. Regado ao molho Barbecue (Pesto, Madeira ou Vinagrete) o prato pode acompanhar fritas, batata backed (manteiga e requeijão com creme de queijos, gorgonzola, bacon e salsinha) ou ainda onion rings. Tudo a sua escolha. Pra fechar, com chave de ouro, peça para beber Chopp Escuro Xingu.

Pai Gourmet

Ele sempre está metido entre as panelas, testando receitas, pratos (e acerta muitos deles!). Tem bom gosto para escolher temperos e sabe o valor de uma boa combinação gastronômica. Para este pai preparar uma refeição e degustá-la é uma arte sensorial. Se seu pai carrega a finess dos bons gourmets surpreenda-o com o Salmão Grelhado ao Pesto da rede de Restaurantes Premiatto (molho de especiarias a base principalmente de manjericão). O prato acompanha risoto de frutos do mar e brócolis ao alho. Para beber e preparar o paladar peça uma taça de vinho da casa.

Pai Família

Ele nunca está só. Atrás deste pai vem a mãe, os filhos, os netos e sobrinhos, as tias, os avós, os amigos dos filhos e quem mais ele considerar “da família”. Ele gosta mesmo de manter todos reunidos a sua volta; o discurso do Natal sempre estará garantido. É tradicional, atencioso e mais do que qualquer pai gosta de “compartilhar” os momentos em família. Se o seu pai é o típico e tradicional “homem da casa” reúna todos que ele ama para um Chá da Tarde especial nas Unidades da Confeitaria Romana. Entre dezenas de petit fours, doces, salgados, cafezinho há inúmeras variedades de pães, bolos, tortas e frios. A Romana oferece uma infinidade destas delícias que certamente agradarão este pai (e toda a família que o cerca) durante um Buffet farto e à vontade.


Onde fica tudo isso?



Restaurante Premiatto (Unidade Shopping Iguatemi ) 
Avenida Iguatemi, nº 777, Vila Brandina, Campinas-SP 


Restaurante Premiatto (Unidade D. Pedro Shopping)
 Avenida Guilherme Campos, Nº 500, Campinas-SP


Hamburgueria Big Jack I 
Rua Coronel Quirino, 536 – Cambuí – Campinas


Hamburgueria Big Jack II 
Rua Oliveira Cardoso, 376 – Jd. Chapadão – Campinas


Hamburgueria Big Jack III
Parque D.Pedro Shopping. Entrada das Flores – Campinas


Hamburgueria Big Jack – Piracicaba/SP


Espaço Gourmet – Shopping Piracicaba. Rua Limeira, 722


Confeitaria Romana – Barão Geraldo 
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 790


Confeitaria Romana – Cambuí 24 Horas
Rua Cel. Silva Telles, 463 Fone: (19) 3252 – 7000


Confeitaria Romana – Parque D. Pedro Shopping
Entrada das Águas Fone: (19) 3209 – 0171


Confeitaria Romana – Itatiba/SP
Av. Maria de Lourdes Abreu, 98. Fone: (11) 4534.1658

 


Assessoria de Imprensa


Tábata Corso
Jornalista – mtb: 50805/SP
Gargantini Comunicação
tabata@gargantini.com.br

www.gargantini.com.br
+55 (19) 3645-6566

 

Mayara Veiga 
Jornalista – mtb: 67978/SP
Gargantini Comunicação
mayara@gargantini.com.br 
www.gargantini.com.br
+55 (19) 3645-6566

 

Data de publicação: 12/08/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias