0 comentários fechados

Bebida exótica feita a partir de ameixa japonesa marca chegada da Suntory, uma das maiores empresas do segmento do Japão

A Suntory, uma das maioes empresas de bebidas do Japão, marca sua chegada ao Brasil trazendo parte de sua linha de produtos premium: licores, uísques, shochus (destilado). A estreia acontece com o Plum Dew, uma bebida licorosa tradicionalmente japonesa que foi adaptado ao paladar dos ocidentais. Plum quer dizer ameixa e Dew, orvalho, em inglês. A Suntory utilizou os sabores cítricos e doces da ameixa japonesa (ume) para produzir uma bebida leve e refrescante. Com 14% de teor alcoólico, o Plum Dew vai ser vendido em garrafas de 500 ml, a partir de R$ 50. A bebida pode ser consumida pura, com gelo ou como base para diferentes tipos de coquetéis. O público-alvo são as mulheres, principalmente jovens.

“Nos últimos anos, o mercado brasileiro está mostrando sinais de recuperação e força.  Por isso, decidimos avançar para o mercado brasileiro”, afirma Fumio Sakurai, presidente da Suntory-México, responsável pela operação brasileira.

A estratégia inicial prevê que a bebida vai ser vendida principalmente em restaurantes japoneses, onde a aceitação do produto tende a ser mais fácil. Em seguida, o produto vai ser vendido em supermercados, empórios gourmets e bares nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Técnica de produção

A ameixeira é sinônimo de resistência e bom prenúncio. No Japão, seu licor é conhecido como umeshu, produzido nos países orientais que há mais de 1.000 anos. Hoje a Suntory utiliza as mais modernas técnicas de produção. Mesmo assim, até o engarrafamento, o licor demora cerca de 1 ano para ser finalizado. Em junho, é feito a colheita das ameixas nas províncias de Wakayama e Nara. O processo de seleção é feito manualmente. Em seguida, as ameixas são levadas até a fábrica na província de Osaka, onde as frutas passam por um delicado processo de lavagem. Em, no máximo, 2 dias começa o processo de infusão para extrair todo o sabor da ameixa japonesa em tanques gigantes. Após a retirada de bagaços, inicia-se o processo de maturação para harmonizar o sabor e reduzir o impacto do álcool. O engarrafamento para o mercado brasileiro vai ser feito pela fábrica da Suntory no México. No Brasil, a Tradbras é a importadora exclusiva da marca Suntory.

PD Martini

Sobre a Suntory

A Suntory é uma das maiores empresas de bebidas no Japão. Com 22 bilhões de dólares de faturamento em 2011, tem 28 mil funcionários. Fundada em 1899, sua primeira produção foi o vinho. Pioneiros, em 1929  criaram do primeiro uísque genuinamente japonês, o Suntory Shirofuda (White label). Hoje produz um dos melhores uísques do mundo. Em 2010, o Suntory Single Malt Whiskey Yamazaki 1984 superou outros cerca de mil competidores de todo o mundo para ser coroado o melhor do mundo.

Sobre a Tradbras

A Tradbras foi fundada em 1966 com o objetivo de importar produtos japoneses conhecidos por sua qualidade. Hoje é a importadora mais tradicional do setor, trazendo alimentos, utensílios domésticos e bebidas japonesas. No segmento de bebidas premium é representante exclusiva no Brasil das marcas Suntory, sake Hakushika, cerveja Sapporo, sake Yaegaki.

 

Por: Kaminari Comunicação
Yumi Miyaki
yumi@kaminaricomunicacao.com.br
Cel. 11-9-6517-5623
Jhony Arai
jhony@kaminaricomunicacao.com.br
Cel. 11-9-7130-3335
Data de publicação: 17/10/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias