0 comentários fechados

Quarta edição do projeto realizado pela EMBRATUR apresenta gastronomia do Brasil na França

Acontece hoje, 17 de setembro, a quarta edição do projeto Goal to Brasil, em Paris, na França. Os chefs Joca Pontes, Daniela Martins e Dadá serão os embaixadores da gastronomia brasileira na capital francesa. O evento é realizado pela EMBRATUR com curadoria gastronômica da Associação Brasil à Mesa e visa reforçar o turismo no Brasil e promover as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em 14 países até 2013.

O cardápio de características nacionais dará ênfase à culinária de Salvador, na Bahia, que será a cidade-sede anfitriã do Goal to Brasil em Paris. O menu será preparado pelo trio de chefs e envolve a elaboração de welcome coffe e coquetel para jornalistas, profissionais do turismo, entidades e autoridades francesas e brasileiras. Entre os pratos que serão servidos estão o canapé de tutu de feijão, caixinha de vatapá, acarajé, filé de siri ao leite de coco, bobó de camarão e moqueca de peixe com purê de banana. Para a sobremesa, milho branco com leite condensado e amendoim e cocada ao perfume de goiaba com castanha de caju. Para beber, a conhecida cachaça brasileira que será servida na caipirinha e também uma envelhecida, para tomar pura.

A chef Dadá é um dos principais nomes da gastronomia de Salvador, ela tem dois restaurantes na capital baiana, o Sorriso da Dadá, no Pelourinho, e o Sabores da Dadá, aberto no bairro Pituba. A culinária emblemática da Bahia permeia as criações da reconhecida Chef, suas receitas estão sendo registradas em um terceiro livro que será lançado em breve. A chef Daniela Martins nasceu em Belém do Pará e hoje está à frente do restaurante Lá em Casa seguindo as influências do pai, Paulo Martins, reconhecido como embaixador da cozinha paraense. Daniela fez cursos na Escola de Gastronomia de Aires Scavone e na Escola da Arte Culinária Laurent. Já o chef Joca Pontes, é formado pela Escola Superior de Cozinha Francesa – Ferrandi, em Paris, onde trabalhou em restaurantes como o “Le Pré-Catelan”. Em Recife desde 2003, Joca comanda a cozinha dos restaurantes Villa – Cozinha de Bistrô, das Creperias La Plage e do Ponte Nova, onde executa receitas com base francesa e ingredientes regionais.

A participação dos chefs no evento se deu com a colaboração da Associação Brasil à Mesa, formada este ano em prol da valorização da gastronomia do Brasil. Presidida por Mônica Rangel, a Associação está abrindo espaços de diálogo do setor com o poder público através das articulações da chef com a Embratur e o Ministério do Turismo.

O Goal to Brasil já aconteceu em Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e ainda prevê eventos esse ano em Lisboa (Portugal), Toronto (Canadá) e Milão (Itália) além de outros sete encontros em 2013.

acaraje-2

Serviço:
Goal To Brasil
Data: 17/09/2012
Local: Intercontinental Paris Le Grand – Paris / França

Assessoria de imprensa Associação Brasil à Mesa: brasilamesa@gastrocomunicacao.com

 

Menu Goal to Brasil Paris – 17 de setembro de 2012-09-11

 

Pastel de carne suína temperada

Canapés de tutu de feijão

Caixinha de camarão seco e dendê

Tapioquinha de camarão com jambu

Cuscuz de milho ao molho de linguiça e frango caipira

Filé de Caranguejo e bacalhau ao leite de coco

Feijão seco com camarões e queijo de coalho

Caldo de Mariscos

Moqueca de peixe com purê de banana

Vatapá e Caruru

Acarajé

Bobó de Camarão

Milho branco com leite condensado e amendoim

Cocada mole ao perfume de goiaba com farofa de castanha de caju

 

Por: Gastrô Comunicação

Data de publicação: 17/09/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias