0 comentários fechados

Chefs Carlos Ribeiro e Tânea Romão apresentam menu brasileiro em mais um Goal to Brasil

No próximo dia 09 de agosto acontece a segunda edição do Goal to Brasil, desta vez em Bogotá, na Colômbia. O evento é realizado pela Embratur e visa reforçar o turismo no Brasil e promover as cidades-­‐sede da Copa do Mundo de 2014 em 14 países até 2013. Os chefs Carlos Ribeiro e Tânea Romão serão os embaixadores da gastronomia brasileira na capital colombiana. A dupla vai executar um menu diverso, com ingredientes tradicionais da culinária nacional apresentando receitas para jornalistas, autoridades locais e profissionais do turismo. Diferente dos outros eventos do Goal to Brasil, o de Bogotá não terá uma cidade-­sede como anfitriã, e sim o Brasil, por isso a intenção é apresentar a diversidade gastronômica do país.

Entre as atvidades desta edição, os chefs oferecem dois coquetéis, um pela manhã e outro à noite, com público total estimado de 250 pessoas. Na manhã do dia 09, terão um encontro com jornalistas onde irão falar sobre a gastronomia brasileira e suas originalidades. Para o menu, a chef Tânea Romão leva suas influências mineiras para a produção do biscoito de polvilho frito com geléia de pimenta (foto), tutu de feijão e pastel de angu, alguns dos pratos que serão executados no encontro. “Optei por trabalhar com ingredientes que fizeram parte da minha infância e hoje são conhecidos na nossa culinária.”, diz a chef.

Entre outras opções, também estão incluídos no cardápio o cuzcuz paulista, arroz com pequi, caruru e vatapá, todas criações do chef Carlos Ribeiro. Para a sobremesa, mungunzá branco com amendoim, bom bocado, cajuzinho e doce de abóbora com coco. Para beber, a conhecida cachaça brasileira que será servida na caipirinha e também uma envelhecida, para tomar pura. “O Brasil é um país com uma mistura gastronômica muito rica. A proposta é levarmos para Bogotá pinceladas da nossa cozinha como um todo.”, finaliza Carlos. O chef Carlos Ribeiro nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Curioso e apaixonado pela culinária, criou uma cozinha autoral, sempre com base nas suas viagens Brasil a fora, associando paladar à cultura. Proprietário do restaurante e escola de gastronomia Na Cozinha, localizado em São Paulo, Carlos é autor de livros e participa de projetos culturais pelo país. Já Tânea Romão resgata suas raízes e experiências da infância na cozinha artesanal do Kitanda Brasil, restaurante em Gonçalves, interior de Minas Gerais, onde serve tradicionais receitas mineiras em mesas ao ar livre. O espaço ainda é palco para os 60 tipos de geleias produzidas no local, entre outros produtos, resultado das pesquisas de sabores, aromas e texturas da chef. Tânea também é estudiosa da área de conservação e preservação dos alimentos.

A participação dos chefs no evento se deu com a colaboração da associação Brasil à Mesa junto à Embratur. Formada este ano em prol da valorização da gastronomia brasileira e presidida por Mônica Rangel, a Associação está abrindo espaços de diálogo do setor com o poder público através das articulações da chef com a Embratur e o Ministério do Turismo. O Goal to Brasil prevê ainda mais doze eventos, como o de Bogotá, em países prioritários ao turismo brasileiro. O primeiro evento foi em Santiago no Chile e teve Brasília como cidade-sede anfitriã. As próximas edições serão no dia 11 de setembro em Buenos Aires, na Argentina, (cidade-­sede Porto Alegre) e 25 de outubro em Paris, na França (cidade-­sede Salvador).

 

Dalila Saúde

61.8187.4766 / 61. 3345.7216

dalila@gastrocomunicacao.com

brasilamesa@gastrocomunicacao.com

 

 

 

Data de publicação: 07/08/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias