Há 5000 anos atrás hebreus, egípcios e babilônios já dominavam a arte de misturar a água e o trigo, fazendo assim o que chamavam “pão de Abraão” ou piscea. Mais tarde, na Idade Média, os turcos mulçumanos adotaram essa prática e por causa das cruzadas a iguaria chegou a cidade italiana de Nápoles. O tomate, oriundo das Américas, ganhou seu espaço no prato com as conquistas espanholas dos séculos XV e XVI.

Um dos primeiros sabores da pizza como é servida hoje (massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima) foi a pizza margherita. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, com dom Raffaele Epósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, a pizza recebeu seu nome.

A pizza é hoje um dos pratos mais populares entre os brasileiros. No dia 10 de julho é comemorado o dia dessa delícia e para celebrar a data, o chef Dudu Camargo criou em sua rede de pizzarias Fratello Uno (103 Sul e 109 Norte) duas sugestões de dar água na boca: Pizza do chef (massa, lascas de salmão refogado com alho poró e vinho branco, coberto com cream cheese e geléia de maracujá; R$ 37,80 pizza com 6 fatias) e a Portuguesa especial (massa, molho de tomate, presunto royale, ovos caipiras cozidos, muçarela de búfala de barra e cebola roxa; R$ 35,80 pizza com 6 fatias).

Segundo o chef a pizza é hoje um ícone da gastronomia, saboreada nos mais diferentes lugares do mundo, por isso já está se tornando tradição na Fratello Uno festejar o dia da redonda com muito sabor e criatividade. “O que eu mais gosto na pizza é a possibilidade de confraternização que ela permite. Dificilmente alguém come sozinho, é um momento de compartilhar cada fatia com a família e os amigos!”.

Pizzarias Fratello Uno

Endereço: 103 Sul, bloco A, loja 36 Brasília/DF

                 109 Norte, bloco D, loja 19 Brasília/DF

Telefone: (61) 3321-3213 – 103 Sul

                (61) 3447-3360 – 109 Norte

Delivery: (61) 3225.0031 – Área de cobertura: Asa Sul e Lago Sul

               (61) 3447.8989 – Área de cobertura: Asa Norte e Lago Norte

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 18h30 às 0h30

Data de publicação: 30/06/2009

 

2 Comentários para Fratello Uno comemora dia da pizza com muita criatividade

  1. telefone errado disse:

    o telefone 3447-3360 – 109 Norte está errado e está caindo em uma residencia.

  2. wanderleia disse:

    Ola aproveitando aportunidade gostaria de saber se voces estao presisando de
    pizzaiolo pois meu esposo trabalha na aria e esta desempregado
    obrigada .

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias