0 comentários fechados

Final de ano é sempre assim, festas com muita comida e bebida. Não só isso, geralmente ainda se diminui a quantidade de atividade física realizada, ou por motivo de viagem ou por falta de tempo devido a correria com os presentes e preparativos das festas.

Saiba agora o que fazer para compensar o excesso de peso adquirido no período e recuperar os nutrientes não consumidos.

  1. Dê preferência a uma alimentação mais natural possível – consuma frutas nos horários de lanches, as frutas secas são opções práticas, e aumente a quantidade de salada no almoço e no jantar.
  2. Beba bastante líquido – sucos de fruta ou polpa e chás também contam, mas abuse mesmo da água para diminuir a ingestão de kcal.
  3. Troque os carboidratos refinados pelos integrais – pão integral, arroz integral, macarrão integral e outros. Além da fibra, eles o proporcionarão um maior aporte de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B.
  4. Não se esqueça do feijão no seu prato. Além de ótima fonte de proteína e micronutrientes, é ainda rico em fibras que te trará saciedade na hora da refeição.
  5. Consuma carnes magras. Peixes e aves são boas opções. Porém, isso não o impede de consumir carne de boi ou porco, só escolha aquelas com menos gordura como lagarto, músculo e filé mignon (bovino ou suíno).
  6. Abandone o açúcar, pelo menos por um tempo. A diminuição no seu consumo ajuda na perda de peso não só por restringir kcal, mas também por diminuir o pico de insulina no sangue – hormônio produzido pelo pâncreas para controlar a glicose (açúcar) sanguínea. Picos muito altos de insulina estimulam o organismo a armazenar energia na forma de gordura.
  7. MASTIGUE ADEQUADAMENTE! Lembre-se que pouco adianta uma alimentação perfeita sem uma boa mastigação.
  8. Volte a realizar atividade física. Ano novo começou, aproveite o pique dobrado dessa época.
  9. Boa sorte e um 2009 cheio de saúde ! ! !

Olívia Prado Basso
Nutricionista  CRN/DF 3199
(61)  8402-3551 /  3322-3139

Data de publicação: 05/01/2009

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias