Para todos aqueles que conhecem a arte de cozinhar, ou pelo menos se arriscam na cozinha, já devem ter escutado muitas dicas e truques envolvendo alimentos, bebidas e receitas. Alguns podem ser apenas mitos, já outros, funcionam de verdade. Conforme anunciamos, continuaremos a divulgar uma série de dicas quem podem ser úteis na sua cozinha…

1. Para dar um toque delicioso em seus molhos de tomate ou na macarronada, acrescente sempre um pouco de manteiga ou margarina e açúcar.

2. Para engrossar molhos, acrescente uma colher de farinha de trigo dissolvida em água fria.

3. O macarrão ficará mais gostoso se você acrescentar ao molho raspas de noz-moscada.

4. Para que o molho de tomate não fique ácido, acrescente uma colher de sopa de creme de leite.

5. Para dar um sabor especial ao molho branco, aqueça bem o leite com uma folha de louro e uma cebola descascada. Se você quiser, adicione um cravo-da-índia. Depois, deixe em lugar quente durante quinze minutos. Em seguida escorra e prepare o molho branco.

6. Se o molho de carne estiver sem cor, acrescente duas colheres de chá de café solúvel ao mesmo.

7. Só tempere um molho com sal depois que ele estiver preparado. Se você colocar antes, o gosto do sal se concentrará enquanto o molho cozinha.

8. Para retirar o excesso de gordura do molho, deixe-o no congelador durante vinte minutos. Assim, a gordura ficará congelada e sua remoção será mais fácil.

9. Para engrossar o molho, experimente usar batatas cozidas e passadas no espremedor.

10. Tire a massa de tomate da lata e guarde num potinho ou copo de vidro. Despeje por cima um pouco de óleo, para evitar que embolore. Conserve na geladeira.

11. Prepare a massa de nhoque normalmente. Pegue um saco plástico de leite, vazio, faça uma abertura num dos lados e um furo num dos cantos do lado oposto. Coloque a massa de nhoque dentro e vá cortando os nhoques com uma tesoura, diretamente na panela de água fervente.

12. Para pincelar tortas e empadas, misture bem a gema com óleo e depois acrescente uma pitada de açúcar com algumas gotas de café forte.

13. A massa de torta não ficará estufada se você furar com um garfo toda a sua superfície e as bordas, quando ela estiver na assadeira.

14. Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e pouco saborosa.

15. Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.

16. As panquecas ficarão mais saborosas se você acrescentar no liqüidificador, junto com a massa, uma cebola ou um pedaço de queijo.

17. Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Use sempre uma assadeira molhada.

18. Acrescente à massa de pizza uma batata cozida. A massa ficará mais leve.

19. Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente

20. Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.

Clique aqui para ver a Parte II das dicas especiais de cozinha.

* Fonte: N. Freitas Cook

Data de publicação: 28/01/2009

 

1 Comentário para Dicas especiais de cozinha – Parte III

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias