0 comentários fechados

Nesta quinta, sexta e sábado (24, 25 e 26/02) o restaurante Babel receberá o chef alagoano que irá cozinhar junto a dois chefs do Rio de Janeiro

Acontece a partir da próxima quinta-feira a nona edição do BABEL CONVIDA. O evento realizado pelo chefe empresário William Chen Yen reúne em seu restaurante chefs convidados a apresentar sua gastronomia a um seleto público de 40 pessoas por noite. Para esta edição William convidou os renomados e premiados chefs Frédéric De Maeyer, do Eça -RJ; Thiago Sodré, do Sawasdee Bistrô-RJ; e Wanderson Medeiros, do Picuí-AL.

Vai ser ótimo receber estes colegas com influências tão particulares. Com certeza uma experiência e tanto pra todo mundo!, afirmaWilliam.

Frédéric é belga e comanda a cozinha do Eça desde sua abertura no sub-solo da joalheria H.Stern, no centro do Rio. Já foi premiado diversas vezes como Chef além de ter o restaurante entre as listas dos melhores do Rio de Janeiro, com uma estrela do Guia 4 Rodas e vários prêmios da Revista Veja, incluindo melhor contemporâneo. O jovem Thiago é carioca e comanda a cozinha do Sawasdee Bistrô desde 2008. Em 2010 foi premiado por Veja Comer & Beber RJ como Chef revelação. Wanderson é alagoano de coração, completou em 2010 21 anos do seu Picuí, restaurante fundado pelos pais. O chef é uma referência em carne-de-sol no Brasil e carrega esta tradição no seu restaurante, tendo recebido prêmios como a estrela do Guia 4 Rodas e de Veja Comer & Beber como melhor bom e barato de Maceió. Em 2010 o Picuí começou a fazer parte do seleto grupo de restaurantes da Associação da Boa Lembrança.

 

Na quinta-feira, às 20h, os chef convidados se apresentarão no salão principal do Babel cozinhando ao vivo as receitas que mais identificam seus estilos. Para este chamado Sarau Gastronômico serão montadas três ilhas de degustação onde o público poderá acompanhar e conversar direto com os Chefs enquanto eles trabalham. Veja o menu abaixo:

 

Oeuf en cocotte

Frédéric De Maeyer

Cebiche com twist thai

Thiago Sodré

Caldinho de sururu com farofa de manteiga de garrafa

Wanderson Medeiros

Sorvete caseiro de rapadura com fios de mel de engenho

Wanderson Medeiros

 

Para o Sarau Gastronômico o chef Wanderson Medeiros escolheu levar uma receita com o mais típico ingrediente alagoano, o Sururu. Este crustáceo é colhido no fundo lamacento das lagoas de água salgada espalhadas pelo belo litoral de Alagoas. Parecido a um mexilhão, mas menor, o Sururu pode ser servido também com sua concha, no tradicional Sururu de Capote. Na preparação de Wanderson o fruto do mar será refogado em pimentões coloridos, cebola e tomate, regado com água de coco fresca e leite de coco. Para sua outra preparação Wanderson levará rapadura paraibana para fazer um sorvete levemente adocicado, de textura crocante e aromatizado com o melado da cana-de-açúcar. Esta receita é uma das primeiras criações do Chef e ainda é um grande sucesso no seu Picuí.

Na sexta-feira e no sábado o Babel irá oferecer um menu de seis etapas elaborado a oito mãos, incluindo as do chef anfitrião.Para os dois dias Wanderson irá abusar de seu estilo gastronômico da Nova Cozinha Nordestina, uma mescla de ingredientes típicos nordestinos em preparações que esbanjam requinte e sofisticação. Como entrada ele irá servir o Encapotado, um gratinado de filé de siri fresco com creme de batata doce, e de principal o Baião de Queijo ao Sol, uma carne-de-sol alta cozida na baixa temperatura e selada na manteiga de garrafa, servida sobre baião-de-dois em creme de queijos sertanejos (coalho e manteiga). Será fantástico mostrar ao exigente público de Brasília como preservo todo o tradicional sabor da gastronomia nordestina, mas dou uma nova roupagem a ela, valorizando intensamente a apresentaçãodospratos. ,explicaWanderson.

Veja abaixo o menu completo do jantar na sexta-feira e no sábado:

 

Welcome drink

Taça de espumante

Primeira entrada

Encapotado

gratinado de filé de siri fresco com creme de batata doce

Segunda entrada

Mexilhões crocantes gratinados ao capim limão

Primeiro prato

Camarão crocante com mousseline de alho-poró e sal de bacalhau

Segundo prato

Ragout de rabada com mousseline de cará e cebolas crocantes

Terceiro prato

Baião de Queijo ao Sol

carne-de-sol alta cozida na baixa temperatura e selada na manteiga de garrafa servida sobre baião-de-dois em creme de queijos sertanejos

Vinho de sobremesa

Taça de Terranova Reserva Late Harvest

Sobremesa

Torta mousse de chocolate belga, praliné e cupuaçu

 

 

Sarau gastronômico

Data: 24/02 horário: 20h local: restaurante babel (cls 215, bl. A, lj. 37, asa sul)
Valor: r$ 60 (por pessoa bebidas e serviço não inclusos) reservas: (61) 3345- 6042 ou babel@linkexpress.com.br

Jantar com os chefs

Datas: 25 e 26/02 horário: 20h local: restaurante babel (cls 215, bl. A, lj. 37, asa sul)
Valor: r$ 120 (por pessoa, bebidas e serviço não inclusos) reservas: (61) 3345- 6042 ou babel@linkexpress.com.br

 

Data de publicação: 24/02/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias