0 comentários fechados

Organizado há vinte anos por Mônica Rangel, festival reúne chefs convidados de onze estados do Brasil

A vigésima Temporada do Pinhão de Visconde de Mauá chega ao seu ápice neste final-de-semana. O município, localizado na região Serrana do Rio de Janeiro, irá receber quinze renomados chefs para três dias de intensas atividades gastronômicas com o público local. O evento é organizado desde 1992 pela chef Mônica Rangel, proprietária do restaurante Gosto com Gosto, uma iniciativa pioneira e baseada na preservação da identidade cultural da região e da promoção do turismo em Visconde de Mauá. A Temporada visa ainda valorizar a história da região e sua relação com o pinhão, fruto da Araucária, árvore típica da área. “Me sinto responsável pela preservação dos frutos dessa terra e também da cultura culinária regional.”, conta Mônica, que está instalada ali há mais de vinte anos.

Este ano foram convidados chefs de onze estados brasileiros, buscando a maior diversidade gastronômica possível. “Essa reunião de profissionais tão importantes também ajuda na valorização e na promoção da culinária regional de Visconde de Mauá.”, complementa Mônica. Os chefs participantes este ano são: Alice Mesquita – consultora/DF; Carolina Oda – consultora/SP; Conceição Neroni – Borsalino/RJ; Daniela Martins – Lá em Casa/PA; Flavia Quaresma – Consultora/RJ; Guga Rocha – Consultor/SP; Heiko Grabolle – Consultor/SC; Joca Pontes – Ponte Nova/PE; Marcia Pinchemel – consultora/GO; Renata Theophilo – SP; Rodrigo Martins – Vino!/SP; Tanea Romão – Kitanda Brasil/MG; Teresa Corção – Navegador/RJ; Tereza Paim – Terreiro Bahia/BA; Wanderson Medeiros – Picuí Gourmet/AL e SE.

A programação começa na sexta-feira com almoço de abertura no restaurante Gosto com Gosto, especializado em cozinha mineira e um dos mais tradicionais de Mauá. Após o almoço começam as aulas show, onde os chefs apresentam receitas que representem sua cozinha e técnicas. À noite, o Jantar Comemorativo será elaborado por quatro chefs convidados: Tereza Paim, Joca Pontes, Wanderson Medeiros e Daniela Martins. No sábado as aulas show começam pela manhã e vão até a noite. Nos dois dias, os chefs e o público poderão participar também do projeto Sabores da Montanha, com apresentação de produtos artesanais e orgânicos da região. Para encerrar o sábado, acontece o Concurso Gastronômico, onde um júri de chefs e jornalistas, além de um júri popular, elegem os melhores pratos criados por cozinheiros e profissionais da região, sempre valorizando o Pinhão como ingrediente das receitas. Os vencedores ganham nas categorias ENTRADA, PRINCIPAL e SOBREMESA.

No domingo mais três aulas fecham as atividades gastronômicas em Visconde de Mauá. Mas a Temporada do Pinhão permanece com programação sócio-cultural e ambiental durante todo o mês de maio, destaque para o Programa Sabor, Arte e Meio Ambiente, onde 100% das escolas do Ensino Fundamental e Médio na região recebem oficinas e concursos de culinária para adolescentes, trabalhando conceitos da gastronomia com arte, desenvolvendo a criatividade em relação à combinação dos ingredientes, sabor e decoração dos pratos, além de destacar a sua importância para o crescimento sócio econômico de Visconde de Mauá e vizinhos.

Veja programação Completa:

 

Sexta-feira – 18 de maio

13h – Almoço no Gosto com Gosto
15h – Aula Show Guga Rocha – Consultor/SP
16h – Aula Show Teresa Corção – Navegador/RJ
17h – Aula Show Flavia Quaresma – Consultora/RJ
20h – Sabores da Montanha – apresentação dos produtos artesanais e orgânicos da região
21h – Jantar Comemorativo elaborado por Tereza Paim, Joca Pontes, Wanderson Medeiros e Daniela Martins

Sabado – 19 de maio

10h – Aula Show Tanea Romão – Kitanda Brasil/MG
11h – Aula Show Rodrigo Martins –
12h – Aula Show Heiko Grabolle – Consultor/SC
13h – Almoço no Caminho da Roça
15h – Aula show Carolina Oda
16h – Aula show Conceição Neroni – Cuscuz
17h – Aula show com Renata Theophilo/SP
19h – Início do Júri dos Grandes Chefes
19h30 – Sabores da Montanha – apresentação dos produtos artesanais e orgânicos da região
19h30 – Início do Júri Popular – o ingresso é uma camiseta com a ficha de votação
23h – Encerramento do concurso com premiação dos 3 vencedores – entrada, prato principal e sobremesa
24h – Jantar dançante

Domingo – 20 de maio

10h – Aula Show Tereza e João Paulo Paim – Terreiro Bahia/BA
11h – Aula Show Alice Mesquita
12h – Aula Show Show Marcia Pinchemel
13h – Almoço no Caminho da Roça

 

Por : Juan Corbalán
Gastrô Comunicação

http://www.blogdagastro.com/

Data de publicação: 15/05/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias