O sorriso roxo entrega: a pessoa acabou de devorar uma tigela de açaí. O pigmento que tinge os dentes por breves instantes — a antocianina — é uma das substâncias que conferem ao pequeno fruto do açaizeiro uma gigantesca capacidade de combater os radicais livres, moléculas que arrasam as células do nosso corpo. Não é de hoje que se sabe que a polpa escura é repleta de ingredientes protetores. Mas pairava a seguinte dúvida: será que o organismo humano chegaria a absorvê-las? Sim, porque de nada adiantaria as frutinhas estarem lotadas de moléculas benéficas se elas não conseguissem entrar em ação.  

 

Apesar de o açaí ser tão nosso, foi preciso que viajasse a outro continente para que a ciência colocasse um ponto final nesse tipo de questionamento. Segundo um trabalho publicado no periódico americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, que reuniu cientistas de sete instituições do Canadá e dos Estados Unidos — entre elas, a Universidade do Arkansas —, o que o corpo humano aproveita da polpa é mais do que satisfatório. “Colhemos amostras de sangue de voluntários duas horas depois de terem consumido um suco de açaí e encontramos uma quantidade três vezes maior do que o habitual de moléculas antioxidantes”, conta empolgado a SAÚDE! Alexander Schauss, um dos autores.  

 

Os cientistas não negam: apenas uma pequena porção dos componentes vai parar na corrente sanguínea. “O surpreendente, porém, é que isso já produz grandes resultados”, diz Schauss. Seu colega Gitte Jensen, que também participou da investigação, acrescenta: “Esses antioxidantes não se limitam a neutralizar a oxidação na parte externa das células. Eles penetram nelas e por isso o efeito protetor é tão forte”.      

Outros testes desenvolvidos pelo mesmo time de pesquisadores apontam que tanto a polpa como o suco ajudam a reduzir consideravelmente substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração, à artrite e à obesidade — por mais paradoxal que seja nesse último caso, já que o açaí é bem calórico. 

 

Não dá para cair de boca na tigela, por mais que as promessas de benefícios sejam tentadoras. Por ser extremamente calórico, o açaí deve ser consumido com moderação. “Metade da composição de sua polpa são gorduras”, conta o especialista em tecnologia de alimentos Fagner de Aguiar, da Universidade Federal do Pará. “Ainda bem que a maior parte delas é do tipo poli-insaturado, que protege o peito.” Faz bem ao coração, mas não engorda menos — vale sempre frisar. Então, quem anda preocupado com a balança deve se limitar a um copo de suco de aproximadamente 300 mililitros por dia ou uma tigela pequena da polpa da fruta — sem nada extra.  

 

O alimento é recomendado especialmente para quem faz atividade física. A combinação de calorias e proteínas é ideal para repor o que atletas perderam durante o treino. E, por falar em proteínas, o açaí possui uma quantidade considerável do nutriente. “Cem gramas dele já fornecem cerca de 25% da recomendação diária”, confirma a engenheira de alimentos Miriam Hubinger, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que fica no interior paulista. “E as fibras, importantíssimas para o funcionamento do intestino, chegam a 90% da indicação diária sugerida”, diz.

 

A especialista em tecnologia de alimentos Cristineide Ferro, do Instituto Brasileiro de Tecnologias Sociais, em Fortaleza, no Ceará, chama a atenção ainda para a quantidade de minerais que o açaí contém: “Sobressaem o cálcio, essencial para os ossos, e o fósforo, que ajuda a fixá-lo no esqueleto”, diz ela. “O mix de minerais também ajuda a prevenir problemas de memória e fraqueza física.” Portanto, com moderação, vale a pena os não-atletas aderirem à onda da fruta e colocar a guardiã no copo, no prato e, claro, na tigela.

 

Fonte: Adriana Toledo – Revista Saúde! é Vital.

Data de publicação: 21/03/2009

 

12 Comentários para Açaí: guardiã do coração e inimiga de inflamações e tumores

  1. OLA!!!BOA NOITE,AS IMFORMAÇOES FORAO CLARAS O SUFICIENTE,MAS AINDA PERMANECERAO DUVIDAS EM RELAÇÃO ,AO ACAI,DESEJO SABER SE O ACAI ENGORDA???

    • Aline disse:

      Depende muito da forma em que se é consumido.
      Se vc comer apenas 100g de poupa por dia sem confeti,paçoca e granola, você já ingeriu 25% das vitaminas que o seu corpo necessita diariamente.
      Por ser um energético naturalvale a pena combinar o açai com uma caminhada leve de pelo menos meia hora por dia.
      Além de alimentada,vc ainda perde uns quilinhos.
      Fica com Deus.

  2. vaneza disse:

    Gostaria saber se posso dar suço de açaí para meu bebe, quem tem 07 meses, ele pesa 8,200 gramas. e como posso fazer o suco pos não tenho nenhuma receita e a quantidade para ele. obrigada. vaneza.

  3. albertina disse:

    ola tenho neuroma de mortom ouvi dizer que suco de açai faz bem para poderiam me afirmar obrigada

  4. nelson disse:

    adorei esta pesquisa

    muito bom,logo eu que adoro açai.

    • mislene disse:

      adoro açai fui criada tomando-o sempre no lanche tarde,tomando sem misturas nao fara mal algum

      • jaciara disse:

        O açaí engorda sim,porem vc tomando moderadamente não,é bom tomar naqueles dias em que a gente fez muito esforço físico, repõe nossas energias e faz bem.

  5. armenio pereira disse:

    O açai prejudica a Diabetes?
    Para quem quase nao pratica esportes ,quais as quantidades de açai recomendadas?????????
    Quais os efeitos negativos do açai no organismo?
    O açai deve-se tomar simples ou com algum aditivo tipo ,banana,mel,granola,ou outros frutos ?????????

  6. Anderson M. Santos disse:

    Adoro açaí desde que tomei pela primeira vez num posto de gasolina. Com leite condensado fica uma delícia! :-9 rsss

  7. luan emanuel disse:

    eu tenho prssao alta!posso comer açai??é bom ou ruim para pressao aolta?

  8. Juceane Amaro... disse:

    Obrigada!!!
    As informaçoes foram úteis.
    Mas eu gostaria de saber também se o consumo da polpa do fruto prejudica a cicatrizaçao.
    Ficarei grata se poderem enviar essa mensagem futuramente ao meu e-mail.
    Até mais…

  9. Deusdato Lima disse:

    Moro em Belém . Consumo 1/2 litro de açaí diariamente há mais de 20 anos .É minha janta . Me sinto bem E olhem que o açaí consumido aqui vale por 2 porque , a concentração de solidos é bem maior .Tomo puro adoçado só com um pouco de mel .

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias