Considerada um dos itens de uma alimentação equilibrada, a gelatina traz muitos benefícios para a saúde do organismo. Rica em proteínas, com baixo teor de caloria e isenta de gordura, ela é ideal para quem procura consumir alimentos saudáveis.

A nutricionista Patrícia Campos explica que esse produto de origem animal também ajuda a manter a saúde dos ossos e articulações. “Embora não seja considerada uma proteína completa, a gelatina é uma boa fonte de aminoácidos essenciais, importantes para a formação do colágeno, proteína estrutural de ossos, cartilagens e pele.”

O colágeno está relacionado à reconstituição e ao fortalecimento de unhas e cabelos, dando mais resistência, espessura e brilho aos fios. O que explica a associação do consumo do produto a cabelos viçosos, unhas fortes e peles mais firmes.



No entanto, a especialista lembra que a gelatina sozinha não faz milagres. “O consumo diário de gelatina ajuda a fortalecer cabelos e unhas e manter a pele firme, desde que seja acompanhado de outros hábitos saudáveis como dieta equilibrada e exercícios físicos.”

Mas, os benefícios da gelatina não param por aí, se estendem à culinária. Com propriedades que ajudam a engrossar os alimentos, ela é utilizada para a fabricação de diversos produtos, como iogurtes, embutidos, mousses e sorvetes. Por ter um efeito translúcido e brilhante, é perfeita para deixar os pratos mais belos e elegantes.

Versátil e de simples utilização, a gelatina pode ser encontrada de diferentes formas e possui distintas utilizações. Campos explica que a gelatina em pó é ideal para ser misturada em vitaminas. Já em cápsulas são utilizadas como suplemento alimentar.

Existem, ainda, as gelatinas sem sabor, indicadas para melhorar a consistência de preparações e as gelatinas com sabor, que acrescidas de flavorizantes, corantes e açúcar, facilitam o consumo diário da proteína.

Seja pelos benefícios, praticidade ou versatilidade, as gelatinas já fazem parte do cardápio de muitos brasileiros. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) revela que a delícia geladinha está entre as sobremesas mais consumidas no país.

 

Patrícia Campos é doutora em Bioquímica pela Unicamp, nutricionista do Pão de Açúcar Club e coordenadora do curso de especialização em Nutrição Esportiva do Instituto Vita.

Fonte: www.taeq.com.br

Data de publicação: 11/03/2011

 

2 Comentários para A sobremesa que faz bem para a saúde

  1. alda cardoso disse:

    Boa ideia!!!!!

  2. bianca disse:

    eu acho que a gelatina é muito boa !!!!!!!
    maz nao faz bem para a salde para quen ta duente
    maz depois para nao ficar duente

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias