0 comentários fechados

De 5 a 15 de novembro de  2010 será realizado o 3º Salão Internacional do Artesanato, amparado no absoluto sucesso alcançado nas edições anteriores. O evento será realizado no Pavilhão Expobrasília, com área de exposição de 35.000 m2, e propiciará uma abertura maior para participação de projetos relacionados ao artesanato do Brasil e da Ibero-América. Terá uma programação cultural mais ampla, com a realização de Festival Folclórico. A área de alimentação será ampliada, oferecendo aos os visitantes comidas típicas regionais. Um evento completo, que encantará o público pelo visual, pelos sons, pelo olfato e pelo paladar, mostrando as riquezas regionais dos estados e países expositores.

Paralelo à exposição e comercialização de produtos, serão realizadas ainda oficinas, palestras, aulas de gastronomia típica e atividades culturais, garantindo assim a participação efetiva da comunidade.

O Salão Internacional do Artesanato será dividido em setores, assim distribuídos:

1 – Setor do Artesanato Nacional Produção artesanal dos estados brasileiros. Projetos de Destaque (projetos de iniciativa governamental ou privada que pela inovação, consciência ambiental e relevância social, tenham resultados efetivamente positivos para o segmento).

2 – Setor do Artesanato Internacional Produção artesanal de outros países – mobilização de participação através das Embaixadas sediadas em Brasília, com maior enfoque nos países da Ibero-América.

3 – Povos Indígenas Espaço para mostra da produção artesanal indígena, através da FUNAI ou entidades de apoio ao indígena.

4 – Praça dos Mestres Espaço onde são homenageados grandes mestres artesãos de diversificadas técnicas.

5 – Rodada de Negócios Participação de lojistas de outros estados, grandes compradores do setor (nas duas edições anteriores se contou com compradores de grande expressão, como a Tok Stok., Cores do Brasil, Galeria de Arte Brasileira, Brazilian Finers Artes.

No Salão Internacional do Artesanato acontecem as Noites SenzaParole.  Serão cinco chefs internacionais apresentados pelo Chef Adriano Vasconcelos que apresentarão as maravilhas das culinárias da Itália, Alemanha, Equador, Egito e Brasil. O evento é uma realização do Atelier de Artes Culinárias Senza Parole, da Revista Eletrônica de Gastronomia Brasília de Dólmã e da Rome Eventos.

Veja a programação:

Dia 6 de novembro – 19h
Noites Senza Parole: Itália – Cozinha do Piemonte
Cozinha-show com o Chef Ville Della Penna

Dia 7 de novembro – 19h
Noites Senza Parole: Alemanha – Creme de aspargos com cerveja de trigo e flocos de bacon Cozinha-show com o Chef Du Sedelmaier

Dia 12 de novembro – 19h
Noites Senza Parole: Equador – Tartelette de banana verde com recheios de queijo, de atum e de carne. Casca de melancia. Bebida de aveia. Cozinha-show com a Chef Carmen Maria Luna de Briones

Dia 13 de novembro – 19h
Noites Senza Parole: Egito – Koshary Cozinha-show com o Chef Zaghloul Fahmy Hafez Amin

Dia 14 de novembro – 19h
Noites Senza Parole: Brasil – Cozinha de Buteco
Cozinha-show com Chef Adriano Vasconcelos e Chef Ville Della Penna

Os Chefs

Chef Adriano Vasconcelos – Paranaense, o chef do Atelier de Artes Culinárias Senza Parole é gastrônomo e historiador com pós-graduação em educação. Ministra cursos e palestras de Cultura e Gastronomia em vários idiomas em universidades no Brasil e exterior e dirige a Revista Eletrônica Brasília de Dólmã. Defensor da cozinha de raiz é militante do movimento Slow Food.
Chef Du Sedelmaier. – Brasiliense, formado em hotelaria em Brasília onde lecionou depois de participar de cursos na Espanha em 2007. Desde 1999 trabalhou com grandes chefs como Gerard Duran, Alice Mesquita e Mario Taconni, com quem aprendeu sua base franco-italiana.Chef do Balaio Café em Brasília e pratica a cozinha de bistro.
Chef Ville Della Penna – Formado em Gastronomia na Itália, com experiência em restaurantes na Itália e na Bélgica. Brilhou no restaurante Don Juliano em Roma, três estrelas Michelin e no Il Cantigo em Terne na Itália. É o chef do Bar do Mercado Municipal de Brasília.
Chef Carmen Maria Luna de Briones. Representante da Embaixada do Equador no Brasil.
Chef Zaghloul Fahmy Hafez Amin. Representante da Embaixada do Egito no Brasil.

Programação de Shows

6/11 – MARIA RITA
A cantora promete trazer a Brasília o repertório do CD SAMBA MEU, feito de seis composições do grande Arlindo Cruz com seus parceiros: Franco, Picolé, Jr. Dom, Maurição e Fred Camacho. O disco também traz duas pérolas de Serginho Meriti e parceiros: Cesar Belieny, Nei Jota Carlos, Elson do Pagode e Arlindo Cruz.

10/11 – NENHUM DE NÓS – A CÉU ABERTO
Banda de pop rock gaúcha, criada em 1986, a NENHUM DE NÓS é uma das mais estáveis do rock brasileiro. Tem público cativo em Brasília, onde costuma apresentar-se anualmente, durante a Expotchê. A banda se prepara para lançar, em 2011, o CD CONTOS DE ÁGUA E FOGO. Enquanto o novo disco é preparado, o grupo faz os últimos shows da tournée “A Céu Aberto”.

11/11 – FREJAT– INTIMIDADE ENTRE ESTRANHOS
Show sobre o repertório do CD INTIMIDADE ENTRE ESTRANHOS, que dá continuidade à carreira individual de Frejat, trazendo o primeiro grupo de novas composições que o artista grava desde 2003. No disco/show coexistem vários tipos de canções, histórias e idéias que tratam da vida urbana, com seus amores, encontros, desencontros e reflexões.

14/11 – ARNALDO ANTUNES – IÊ IÊ IÊ
Título do mais recente CD de Arnaldo Antunes, Iê iê iê será a base do show em Brasília. No repertório, novas composições, criadas tendo como referência a Surf Music, Jovem Guarda, a primeira fase dos Beatles, trilhas dos filmes de faroeste, o twist, Rita Pavone e programas de auditório.

Fonte: www.salaodoartesanato.com.br

Data de publicação: 04/11/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias