0 comentários fechados

O primeiro Festival do Camarão, Grand Shrimp Festival, foi realizado em 2009 pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra – ACCN e reuniu especialistas brasileiros e internacionais. Chefs de várias partes do mundo se encontraram no litoral oeste cearense para se qualificar, trocar experiências ou simplesmente saborear o melhor camarão brasileiro.
Agora em 2010 de 12 a 14 novembro o evento mais uma vez será realizado na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, com o objetivo de realizar um festival gastronômico e um encontro científico de abrangência internacional. Com base no sucesso da primeira edição, o presidente da Associação dos carcinicultores da Costa Negra, Livino Sales, está otimista. “Eu espero que o Festival Internacional do Camarão se transforme no maior do mundo. Seja na parte técnica com workshops e palestras, como também na gastronomia. Estamos querendo mostrar o que tem de melhor no setor, e assim estaremos na dianteira da carcinicultura e no turismo da região também.”
O evento conta com a participação de renomados chefs de várias partes do mundo, além de técnicos especializados no processo de cultivo de camarões marinhos em cativeiro, mercado internacional de produtos pesqueiros, avaliação e gestão ambiental. Vão ser realizadas oficinas, mesas redondas e workshops.

Este ano será entregue o troféu de homenagem especial aos chefs Gissur Gudmundsem, presidente do WACS- Word Association of Chef´s Societies, e Brian Cotterill, Co-presidente da BFC.
No seminário será possível perceber que o camarão é um ingrediente utilizado desde os sofisticados risotos e crepes aos tradicionais pratos “alho e óleo”. E são muitas as opções. Os sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares.
Paralelamente ao Festival Gastronômico haverá o II Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste, cujo objetivo é apresentar e discutir as inovações tecnológicas em procedimentos de manejo no segmento de larvicultura, na engorda e na indústria de processamento, que integram a cadeia produtiva do camarão cultivado voltada para o Arranjo Produtivo Local.
2º Festival Internacional do Camarão e o 2º Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste reúnem ainda workshops gastronômicos, praça de alimentação e programação cultural com atrações locais e nacionais.

Seis chefs brasileiros concorrem este ano no Festival Internacional do Camarão, o Grand Shrimp Festival. Cada um deles vai apresentar três pratos inéditos, um durante cada dia do festival. Todas as noites eles serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. O que obtiver a maior pontuação, juntando as notas dos três dias, vence o festival. No ano passado o prêmio ficou com o chef Faustino Paiva que este ano está coordenando o trabalho na cozinha. “É uma oportunidade que todos estão tendo de mostrar suas receitas e suas habilidades. Eu comecei assim, de baixo, fui aprendendo, e tenho orgulho de ser cozinheiro.” São as palavras de incentivo do atual campeão. Os pratos serão apresentados e degustados por especialistas. Os visitantes também vão poder provar as delícias nos restaurantes montados na Fazenda Cacimbas.

Candidatos 2010:

Chef Eduardo Sisi – Moana Restaurante – Origem: Fortaleza/CE

Chef Antonio José – Restaurante Lancelot – Origem: Sobral/CE

Chef Francisco Murilo da Silva – Cantinho do Faustino – Origem: Fortaleza/CE

Chef Lúcio Figueiredo – Restaurante Vojnilô – Origem: Fortaleza/CE

Chef Gerarda Maria de Sousa – Restaurante Castelo Encantado – Origem: Acaraú/CE

Chef Charles Alexandrini – Restaurante Villa Alexandrini – Origem: Fortaleza/CE

Fonte: www.accn.org.br/festival-camarao/historico/

Data de publicação: 08/11/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias