0 comentários fechados

O tema este ano é “Sapore D’Italia – A tradição da cucina italiana na serra”

A gastronomia está em festa. As saborosas garfadas do Petrópolis Gourmet estão de volta em sua 11ª edição, que será realizada no período de 03 a 26 de novembro de 2011. Com grande destaque ao roteiro gastronômico da Cidade Imperial, o festival esse ano homenageia a culinária italiana, uma das mais completas, ricas e deliciosas do mundo.

Petrópolis é famosa por ser o quinto melhor pólo gastronômico do país. Possui vasta rede de restaurantes, bares, cafés, o lugar perfeito e adequado para quem aprecia a boa comida.

Nada melhor então do que um festival para destacar toda essa boa gastronomia, além das belezas naturais, patrimônio histórico e riquezas culturais. A cidade recebe visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo, e o Petrópolis Gourmet impulsiona diversos setores da economia como turismo, gastronomia, hotelaria, comércio e serviços.

Mantendo a tradição de escolher o tema do festival com base em datas importantes ou comemorações históricas, a ideia foi destacar a gastronomia italiana, já que 2011 é o Ano da Itália no Brasil, que será marcado por um calendário especial de eventos em todo o país até meados de 2012. Os restaurantes participantes deverão elaborar então um menu inspirado nesta culinária, buscando seus ingredientes mais peculiares e seus sabores mais característicos. “Sem dúvida a homenagem à Itália é um grande atrativo, ela está presente na vida da maioria das pessoas e os restaurantes de Petrópolis vão ter a oportunidade de explorar clássicos e novidades desta culinária”, falou Bruno Wanderley, presidente do Petrópolis
Convention & Visitors Bureau, realizador do evento.

De acordo com Bruno, as expectativas são as melhores possíveis. “Não é qualquer evento que chega a sua 11º edição, o festival passou por muitas fases diferentes e está sempre se aprimorando, de forma a chegar ao objetivo de trazer turistas para Petrópolis em período de baixa temporada e beneficiando a economia da cidade como um todo”, disse Bruno. “Este ano o Petrópolis Gourmet estará focado principalmente nos restaurantes e agregando atividades culturais variadas e muito interessantes”, complementou.

Uma grande parceria conquistada em 2011 é a Casa D’Itália Anita Garibaldi, que atua desde 1987 com o objetivo de preservar a cultura, os costumes e as tradições italianas na Cidade Imperial. A instituição é responsável pela realização da Serra Serata – A Festa Italiana de Petrópolis, que ocorre todos os anos em homenagem aos imigrantes italianos.

O evento é voltado para todos os públicos e estima-se que essa edição atraia aproximadamente 15 mil pessoas. Entre os principais objetivos, estão a geração de fluxo turístico para a região no período fora da alta estação, divulgação da cidade e seu potencial gastronômico, aumento da taxa de ocupação nos hotéis e restaurantes e a promoção de atividades culturais na região com enfoque em gastronomia.

“O Petrópolis Gourmet é um evento único, uma oportunidade para quem deseja encontrar pratos diferentes em nossos restaurantes. Eu não perdi nenhuma das edições e acho que ninguém deveria perder, é um evento de Petrópolis, para Petrópolis e para o mundo. Gostaria de ver as pessoas participando, prestigiando e aproveitando esse delicioso momento”, finalizou o presidente Bruno Wanderley.

O XI Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, tem apoio institucional do Istituto Italiano di Cultura, Casa D’Itália Anita Garibaldi, FASE, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Prefeitura Municipal de Petrópolis. A organização é da Serrana Center Promoções e Eventos.

Fonte: Serrana Center Promoções e Eventos – Tel.: (24) 2220-4869 / 8854-0276
www.serranacenter.com.br
Monica Vianna Hingel – imprensa@serranacenter.com.br

Data de publicação: 27/09/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias