A maioria dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 não sabe a diferença entre alimentos diet e light. Este foi o resultado de uma pesquisa de mestrado realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP. Apesar de consumirem os produtos com frequência, os portadores da doença desconhecem as diferenças entre uma versão e outra.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIAD), atualmente 35% dos lares brasileiros consomem algum produto diet ou light.  A nutricionista Paula Barbosa de Oliveira, responsável pela pesquisa, afirma que “os idosos usam mais adoçantes e menos açúcar que os adultos, e as mulheres levam mais o adoçante ao saírem de casa e se dizem mais preocupadas com a quantidade consumida do que os homens. Entre os atendidos no nível primário, o hábito de leitura de rótulos é mais frequente, mas no secundário existe uma preocupação maior com a quantidade de adoçante utilizada.”
Você sabe qual a diferença entre diet e light e o que é recomendado para o diabético? A Dra. Camila Maria Zanin Cortez, nutricionista doutora em Clínica Médica pela USP e Mestre em Ciências Nutricionais pela Unesp, explica!

O que é um produto diet?

Um produto que leva a nomenclatura de diet é um produto que em sua composição é ISENTO de algum componente da sua formulação. O mais comum é o açúcar, mas também pode ser de sódio e gordura.

O que é um produto light?

Um produto light é um produto que tem uma redução de no mínimo 30% no teor de algum componente, como açúcar, gordura e sódio. O termo light é mais usado por ser mais aceito pela população, já que o termo diet as pessoas pensam que é para diabético (o que não deixam de ter razão), por isso muitos produtos diet, como os refrigerantes, levam a nomenclatura light (apesar de serem diet), para ter maior consumo (aceitabilidade pelos consumidores). Entretanto não está errado levarem o termo light, pois possuem uma redução de 100% do ingrediente açúcar!

Os alimentos dietéticos são necessariamente menos calóricos que as suas versões originais?

Não. Quando há redução ou isenção de algum ingrediente num produto, é preciso substituí-lo por outro ingrediente para manter a característica original do produto! Por exemplo, no caso do chocolate diet, retira-se o açúcar, mas aumenta-se a quantidade de gordura, o que torna o chocolate com igual ou até mais calorias que o chocolate tradicional.

E os produtos light?

Os produtos light possuem redução nas calorias, mas é preciso observar de quanto é essa redução (30 a 50 calorias?). Talvez não compense comprar um produto mais caro por uma redução tão pequena de calorias! Também tem outro caso: as pessoas consomem uma quantidade maior do produto light, porque é light, consumindo uma porção de calorias bem maior do que iriam consumir com um produto tradicional.

Um diabético pode se alimentar de produtos dietéticos? E pessoas que desejam emagrecer?

Para um diabético que queira consumir algum alimento doce (refrigerante, pudim, bala…), necessariamente esse alimento precisa ser dietético, para evitar as complicações da diabetes! Entretanto ele pode viver muito bem sem o açúcar e principalmente sem edulcorante e alimentos dietéticos, o que seria muito bom! Para pessoas que desejam emagrecer, eu NÃO indico nenhum produto dietético por 2 motivos: os edulcorantes usados nos produtos (sacarina sódica e ciclamato de sódio), como o próprio nome já diz, contêm sódio, que pode fazer inchar e engordar, e — detalhe! — quem tem hipertensão arterial não pode fazer uso desses produtos! O outro motivo é que os edulcorantes engordam. Segundo pesquisas científicas recentes, o organismo “enganado” por ter recebido um produto doce que não continha açúcar responde com mais fome e mais vontade de comer açúcar! Consequência? Leva a pessoa a consumir mais alimentos, principalmente doces!

Produtos dietéticos ou light que contêm em sua fórmula o ciclamato sódico podem ser consumidos por qualquer pessoa?

Acho que já respondi na questão anterior, mas os edulcorantes como o ciclamato de sódio e a sacarina sódica não devem ser consumidos por pessoas com hipertensão arterial, problemas renais, edemas, problemas no fígado ou que precisem de alguma restrição de sódio! O melhor edulcorante é a estévia, que é natural.

Refrigerantes diet e light engordam? E doces, como a banana-passa diet?

Não necessariamente engordam, mas podem contribuir — e bastante — para isso! Existe uma pesquisa em que foram selecionados 4 grupos de coelhos. Todos consumiam a mesma quantidade de ração. O primeiro grupo recebeu refrigerante comum, o segundo refrigerante diet, o terceiro água com gás e o último somente água. Resultado: os 3 grupos (refrigerante comum, refrigerante diet e água com gás) engordaram. Conclusão: tanto os edulcorantes como o gás dos refrigerantes engordam.

É muito importante procurar um profissional (nutricionista) para a indicação do uso desses produtos, apesar de ter crescido muito a quantidade desses produtos no mercado. Eles podem prejudicar — e muito — a saúde das pessoas.

 Fonte: Maíra Bonilha- Idmed
Data de publicação: 05/10/2009

 

5 Comentários para Você sabe qual a diferença entre diet e light e o que é recomendado para o diabético?

  1. Luiz Alves disse:

    Boa Tarde!!!
    Desejo saber se voces tem uma tabela de dieta para diabeticos?
    Obrigado e parabenz pelas informações

  2. ROSE MARY disse:

    SOUBE HOJE QUE ESTOU DIABÉTICA! FIZ O EXAME DE SANGUE QUE TERIA RESULTADO EM QUINZE DIAS. ESTAVA EM MEU TRABALHO, QUANDO RECEBI UM TELEFONEMA DO LABORATÓRIO INFORMANDO QUE FOSSE IMEDIATAMENTE BUSCAR O RESULTADO DO EXAME DE GLICOSE ENTRE OUTROS PEDIDOS, POIS MINHA TAXA ESTÁ EM 547!! fIQUEI MEIO SEM SABERO QUE FAZER.
    GOSTARIA DE AJUDA EM RELAÇÃO À:
    1 – POSSO ESPERAR ATÉ SEGUNDA-FEIRA PARA PROCURAR O MÉDICO?
    2 – NESSE MEIO TEMPO, O QUE COMER E BEBER?
    3 – PRECISO DE MUITAS ORIENTAÇÕES.
    ACHEI O CONTEÚDO DO SITE EXTREMAMENTE ESCLARECEDOR. APROVADO!!

  3. IZAC FELICIANO BORGES disse:

    FICO MUITO FELIZ EN SABER, QUE AINDA EXISTE PESSOAS QUE SE PREOCOPAM COM A CLASSE DIABETICA , PARABENS VC ME ESCLARESEU MUITAS COISAS. OBRIGADO

  4. desejo saber se voce tem uma tabela de dietas para diabeticos

  5. dersejo saber se vc tem uma tabela de dieta para diabetico

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias