0 comentários fechados

A pouco mais de um mês para o início da 2ª Edição do Rio Restaurante Week, ao menos 30 restaurantes já estão se preparando para a segunda versão carioca desse que é um dos maiores acontecimentos gastronômicos do mundo. Na primeira edição do Rio Restaurant Week, em maio do ano passado, 60 restaurantes de diversos estilos e etnias agitaram a cidade, que abraçou a idéia com muita animação (veja como foi o Restaurante Week em Brasília).

Conhecidas casas da cidade que fizeram sucesso na 1ª edição do Rio RW já confirmaram sua participação nesta edição como: Nam Thai, que traz a sua exótica cozinha tailandesa, o La Pasta Giala, de Sergio Arno, com sua cozinha italiana; a deliciosa pizzaria Srtavaganze, em Ipanema; o destacado Vizta, localizado no hotel Marina Palace do chef o Felipe Bronze, e vários outros que se preparam para a nova maratona gastronômica. Entre os restaurantes que participam pela primeira vez do evento estão o Real Astoria com um amplo cardápio de frutos do mar, exibindo uma vista privilegiada do Pão de Açúcar; o Fiammetta que além de pizzaria oferece um delicioso Buffet Mediterrâneo, entre muitos outros.

O Rio Restaurant Week é uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a gastronomia de alguns dos melhores restaurantes da cidade a preços promocionais. O objetivo do evento é movimentar os restaurantes em épocas de baixa temporada, ajudar as casas na conquista de novos clientes e criar um movimento turístico em torno da gastronomia de cada cidade. O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 27,50 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. No Rio o benefício será destinado ao Projeto Crescer e Viver.

Quem trouxe o Restaurant Week para o Brasil foi o empresário de gastronomia paulista, Emerson Silveira, inspirado em sua paixão pela gastronomia e conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Emerson acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas – o turismo gastronômico – começando o seu trabalho por São Paulo, cuja gastronomia pode ser igualada a de cidades como Paris, Roma e Nova Iorque.

Cidadania

Mas, além dessa intensa movimentação que o Restaurant Week provoca o evento também atua com força no que diz respeito à cidadania. A entidade carioca que vai receber essa grande ajuda será o Projeto Crescer e Viver, uma organização sem fins lucrativos que associa a cultura e as artes circenses a conceitos pedagógicos, desenvolvimento integral e inclusão produtiva de crianças, adolescentes e jovens das classes populares, visando impactar na formação de uma geração capaz de realizar transformações em suas vidas. www.crescereviver.org.br

Ao visitar os restaurantes do evento, verifique que o restaurante está recolhendo sua doação. A maneira de cada estabelecimento recolher a doação pode variar pois alguns preferem incluir o valor direto na conta ou solicitam a doação ao final da refeição. O restaurante é o responsável de somar suas doações e fazer o depósito direto na conta do Projeto.

O Sucesso da 1ª edição do Rio Restaurant Week

A 1ª edição do evento na capital carioca, em 2009 contou com a participação de 60 importantes casas que permaneceram lotadas durante as duas semanas de maratona gastronômica. A grande movimentação da 1ª edição surpreendeu as mais positivas expectativas dos participantes.

Para a Ana Beatriz do restaurante Manekineko o evento não só atraiu novos clientes como também proporcionou a oportunidade de colaborar com a campanha social e trouxe um resultado satisfatório para a casa. Já a Isabelle do Restaurante Sawasdee afirmou que o Rio restaurante Week serviu para difundir a culinária tailandesa, e mostrar em um curto tempo, para um considerável número de clientes, o excelente trabalho da equipe do Sawasdee.

Data de publicação: 12/04/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias