Existem vários métodos pelos quais as pessoas portadoras de diabetes podem planejar sua alimentação e manter a glicemia o mais próximo do normal possível, juntamente com a medicação e atividade física.

Um desses métodos é a Contagem de Carboidratos.

A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional, onde contabilizamos os gramas de carboidratos consumidos nas refeições e lanches, com o objetivo de manter a glicemia dentro de limites convenientes. A razão pela qual você deve focalizar em contar gramas de carboidratos é porque os carboidratos tendem a ter maior efeito na sua glicemia.

Quando você entende como contar carboidratos, você tem uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o seu plano alimentar. E também, pode controlar sua glicemia mais precisamente.

A Contagem de Carboidratos pode ser utilizada por qualquer pessoa com diabetes. Também é muito útil, até mesmo indispensável, para aquelas pessoas que utilizam como forma de tratamento a terapia com múltiplas doses de insulina ou sistema de infusão contínua de insulina, onde esta poderá ser ajustada, baseada no que a cada pessoa consome de alimentos.

Itens indispensáveis para utilizar a contagem de carboidratos:

  • Acompanhamento de um endocrinologista, que incentive esta Terapia Nutricional e possíveis ajustes.
  • Acompanhamento com um profissional Nutricionista com experiência no atendimento a portadores de diabetes e Contagem de Carboidratos.
  • Motivação do portador de diabetes e equipe para iniciar uma nova Terapia Nutricional.
  • Anotar todos os alimentos consumidos e quantidades (em medida caseira), para descobrir a quantidade de carboidrato que está sendo ingerido.
  • Saber ler e escrever, ou pelo menos ter noção de medidas caseiras.
  • Medir a glicemia mais vezes, em diferentes horários, de acordo com o esquema estabelecido pela equipe. Esta é única maneira de saber a resposta individual dos alimentos, bem como se seu plano alimentar e tratamento estão no caminho certo. Sua glicemia mostra quando e quais mudanças são necessárias.

Conhecendo os Carboidratos

A maior parte dos carboidratos que ingerimos vêm de 4 grupos:

  • Grupo do pão (arroz, batata, mandioca, milho,massas, biscoitos doces e salgados, cereais)
  • Grupo da fruta (todas)
  • Grupo do leite (leite, iogurte)
  • Grupo dos vegetais

A fruta, além dos carboidratos, também possui vitaminas, minerais e fibras; o leite, além dos carboidratos, possuir proteína e cálcio – para o corpo 1 FATIA DE PÃO = 1 MAÇÃ PEQUENA = 1 COPO DE LEITE (240ml), ou seja 15 gramas de carboidratos.

Vale ressaltar que, para o controle da glicemia e ajuste da medicação, é mais importante saber quanto você está consumindo de carboidratos em cada refeição do que saber o total do dia.

A quantidade de carboidratos deve ser consistente, isto é, sempre a mesma em cada refeição (a menos que você aprenda como ajustar a insulina para quantidade de carboidrato).

Praticando a Contagem:

02 Fatias de pão de forma: 24g carboidrato
01 colher (chá) margarina light: —
01 copo de iogurte light: 15 g carboidrato
01 banana pequena: 15g carboidrato

Total: 54g carboidrato

Sabendo a quantidade que você deve consumir de carboidratos por refeição,você pode variar seu cardápio, utilizando alimentos diferentes. É importante respeitar sempre as quantidades de carboidratos estabelecidas, manter o peso corporal e glicemias saudáveis.

Para o uso da contagem, você deve aprender a observar embalagens, conhecendo a quantidade de carboidratos dos alimentos, e quando não houver a informação na embalagem, perguntar ao nutricionista e até mesmo nos Serviços de Informação ao Consumidor.

E o Açúcar?

É muito comum achar que pessoas com diabetes devem evitar todas as formas de açúcar. Muitos estudos têm mostrado que alimentos com açúcar não promovem uma maior elevação da glicemia, quando comparados a outros alimentos que não tenham açúcar.

Isto significa que posso comer bolo de chocolate à vontade e não me preocupar? NÃO!!  Uma fatia de bolo de chocolate com cobertura tem aproximadamente 45g de carboidrato, 15g de gordura, poucas vitaminas, minerais, quase nenhuma fibra. Antes de comer 1 fatia de bolo, ou qualquer outro doce, pergunte-se:

  • Será que este pedaço de bolo vai me satisfazer ou eu ainda terei fome?
  • Como está o meu peso?
  • Como isto se encaixa no meu plano alimentar?
  • Será que tenho opções mais saudáveis?

É importante saber que o açúcar não é o único carboidrato que você tem que controlar. O corpo vai converter todos os carboidratos em glicose. Assim, porções extras de arroz, pão, fruta e leite também aumentam a glicemia.

Lembre-se que você que tem diabetes é parte integrante desta equipe, e estaremos todos em busca de uma vida mais saudável .

Departamento de Alimentação e Nutrição da SBD
Gisele Rossi Goveia e  Luciana P C Bruno
Data de publicação: 16/09/2009

 

4 Comentários para Um método de alimentação para quem tem diabetes – Contagem de carboidratos.

  1. nivana costa disse:

    Gostaria de obter mais informaçao sobre a contagem de carboidratos, vivo em Espanha , e descubri a pouco tempo que sou diabetica, e por aqui a atençao medica é um pouco pragmatica, em relaçao a novos conceitos .

  2. Cida Santos disse:

    Meu marido está diabetico e estou procurando cardapio adequado para ajuda-lo.Encontrei aqui respostas sobre alimentos dos quais ainda não sabia.Pode então perceber que a cada dia ele tem aparencia de doente,perdendo peso,envelhecendo rapidamente e isso me abalou .
    Preciso de ajuda.

  3. Goreth Lima disse:

    gostraria de receber informações sobre dietas para diabeticos, não consigo fazer regimes nem controlar minha glicemia

  4. Edna Lúcia disse:

    Meu primeiro exame deu 159 de glicose e em seguida fiz outro exame uns 15 dias depois ,aí foi para 139. Agora to muito preocupada e o que devo fazer para abaixar essa glicose? Por favor me ajude, e desde já agradeço pela atenção.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias