Tenho diabetes tipo 2, qual plano alimentar devo seguir? Esta é uma pergunta comum entre muitos portadores do diabetes tipo 2. Conheçam mitos e verdades , algumas perguntas frequentes e  conselhos  de especialistas.

Mitos

1. Quanto menos eu comer, mais facilmente controlo meu diabetes.

2. Basta retirar o açúcar da minha alimentação para controlar a glicemia.

3. Posso comer carnes, ovos, hortaliças e frutas à vontade.

 

Fatos

O diabetes do tipo 2 está diretamente relacionado ao excesso de peso e alto consumo de gorduras na dieta. Manter um peso adequado e uma alimentação balanceada favorece o controle da glicemia e pode retardar o aparecimento do diabetes tipo 2.

Hábitos alimentares saudáveis, que incluem maior oferta de alimentos pouco processados e naturais, menor consumo de gorduras, sal e bebidas alcoólicas previnem a pressão alta, a elevação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue e contribuem para manter o nível normal de glicemia.

Diabetes tipo 2

Perguntas freqüentes

Devo seguir a dieta rigorosamente todos os dias? É possível transgredi-la sem prejuízo para o controle do meu diabetes?

R: Sim, uma vez que o diabetes se instala, seguir a prescrição dietética é um fato rotineiro, porque sendo uma doença do metabolismo é diretamente influenciada pela qualidade e quantidade de nutrientes que entram na circulação sanguínea. Contudo, ao contrário do que se pensa, o plano alimentar de uma pessoa portadora de diabetes é o mesmo recomendado para quem quer ter uma vida saudável e evitar doenças.

 

O que você pode começar a fazer

• Inclua mais refeições, como pequenos lanches, no seu dia, reduzindo as quantidades de alimentos das refeições principais.

• Reduza progressivamente o consumo de alimentos industrializados, substituindo-os por alimentos naturais e preparações caseiras.

• Opte por alimentos com menor teor de gorduras. Por exemplo, ao comprar pães, escolha os mais simples como o pão francês, baguetes simples e ciabatta.

 

Por: Celeste Elvira Viggiano – Sociedade Brasileira de Diabetes – Manual de Nutrição Paciente (Cap. 5).

Data de publicação: 05/05/2011

38 Comentários para Tenho diabetes tipo 2, o que posso comer?

  1. vilma coutinho disse:

    foi comprovado que eu tenho a diabetes tipo 2. so que eu não sei com lidar com isso. gostaria que estivessem me enviando resumos de alimentação que possa estar comendo ,e estar melhorando a minha saude. depois que descobriram que eu sou diabetica engordei muito mas so na região da barriga , por favor me ajudem estou desesperada.

    • evitar frituras refrigerantes e´oprimeiro passo pratique exercicios caminhada forsa de vontade e esencial isso nao e o fim so um novo comeso ok

    • Maria jose roque disse:

      meu namorado tem diabete gostaria de saber oque ele pode é nao pode comer.

      no aguardo grato

      • jose ailton de carvalho disse:

        eu tenho diabete tipo 2 gostaria que eu posso come de alimentação com verdura carne favo min-ajude tenho 40 ano

    • LÍGIA HECK disse:

      Estou,”naquela”:”Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come !”. Hipertensão,colesterol,triglicerídeos e glicose, além do “aceitável”. Também,osteoporose e artrose. Embora, hoje, com sobre-peso, sempre fui uma pessoa ativa e pratiquei atletismo. Agora, com muitas dores, não consigo caminhar por uma distância-média. Entrei numa dieta e hidro-ginástica. Porém, gostaria de saber, se o DNA, também, tem lá seu “dedinho” ?!

    • norma suely viana silva disse:

      gostaria de saber da alimentaçao correta para um diabetico que tem hipertençao tambem que faço obdo

    • Carmen Lucia Lopes Saito disse:

      Estou com o mesmo problema de engordar a barriga. Como queimar esta gordura?

  2. eduarda disse:

    Eu tenho uma irmã que discubriu a pouco tempo que tem diabetes,eu fique”chocada”como eu posso ajuda-la.

  3. minha esposa esta com diabetes seu exame mostrou 317 glicose gostaria de saber como baixar e tbmuma dieta pois não temos nenhuma informação ainda obrigado!!!!!!!!!

  4. silvana de olivera disse:

    eu tenho diabeti 2 e ela e muto alta o devo fazer

  5. morgana disse:

    completo 29 semanas de gestação amanhã,a minha tolerancia a glicase deu em jejum 78, após ingerir a glicose, em 2 horas deu 137. gostaria de saber quais alimentos posso consumir e quais devo evitar.Obrigada.

  6. Bianca disse:

    Obriga por todas essas dicas, ajudei meu pai com essas dicas muito obrigado. Mas poderiam falar de Gota e Diabetes, os dois dias. Beijos Bianca

  7. Jorge disse:

    Oi fiz exame e minha diabete deu 536 glicose gostaria de saber como baixar e se tem uma dieta pois não tenho nenhuma informação ainda ; vou ao medico ,obrigado!!!!!!!!!

    • val louzeiro disse:

      meu pai tem diabete tipo2 gostaria de uma relaçao de tipos de alimentos que pode ou nao comer e com que frequencia….

    • Raumenil gomes barbosa disse:

      A diabete últimamente está subindo com uma semana estava de 417 nesta até a segunda feira dia 07 estava de 510 e estou muito preocupado com essa situação o que faço, peço ajuda nesse sentido. Obrigado e fique com deus quem me dá essa dica.

  8. josé dos santos disse:

    Tenho diabete,gostaria que enviasse vários cárdapios do desejum até a ceia.

  9. willis silva disse:

    tenho 46 anos e descobri que tenho diabete qual o cardápio para eu fazer as 6 refeições

  10. luiza disse:

    tambem gostaria de receber varios cardapios que eu possa comer.valeu.

  11. luana disse:

    Meu pai tem diabetes,o que ele pode comer ?

  12. luana disse:

    Meu pai tem diabetes tipo 2, oque ele pode comer

  13. luiz jorge disse:

    estou com medo desta doença mais preciso saber se posso tomar suco de caramba e suco de limao

  14. Maria Miguel disse:

    Boa tarde!
    Vim partilhar convosco a minha experiência, pode ser que também vos ajude. Tenho 55 anos, e desde os 45 que me foi diagnosticada diabetes 2. Desde então a minha vida nunca mais foi a mesma, e apesar dos ADO nunca conseguia ter a glicémia controlada, sempre acima dos 250. Até que um dia conheci um casal que mudou a minha vida! Apresentaram-me um produto espectacular, que tomo 4 vezes por dia (antes das refeições), e, digo-vos a minha glicémia nunca mais esteve acima dos 120. Os médicos não queriam acreditar. Estava a fazer metformina 1000 2xdia, e neste momento não estou a fazer nenhum ADO, tenho uma alimentação normal (claro que evito os chocolates e bolos de pastelaria), mas sem qualquer problema!
    Estou a tomar Transfer Factor Glucoach. Deixo-vos o email deles, ela é enfermeira e explica tudinho, inclusivé arranjou-me um adequado ao meu marido que sofria imenso com hipertensão e colesterol, agora também já controlado.
    Espero que consigam tão bons resultados como eu consegui, e ainda consigo.

    Email: pandm4life@gmail.com

    Cumprimentos

    • LUDMILA disse:

      Oi Maria, boa tarde. Eu tbm tenho diabetes e gostaria muito de controlar, como posso encontrar esse casal tbm? Voce lembra o custo desse remedio?
      Se possivel envie contatos pra eu tbm comprar. Obrigado
      Ludmila

  15. olá, achei bacana esse espaço para falar-mos de nossos erros e acertos do diabetes e muito obrigada pelas publicações que vs. nos oferecem, bem por hora é só, e até breve! abraços

  16. maria disse:

    estou com diabete a 234 descobri sabado, já faço dieta e nao sei mais o que fazer, estou com uma enorme cistiti, sera que é do remedio,por favor me ajudem.

  17. Lena Maria F G da Silveira disse:

    Diabetes tipo 2 engorda ?Estou tomando Galvus.Qual dieta devo seguir?Aguardo resposta.Obrigada.

  18. ola meu marido tem diabete tipo 2 e gostaria de saber oq ele pode comer e nao pode comer ce temq ser tudo daet e tudo integral me ajudao ,obrigado…..

  19. Chadreca Bila disse:

    Sou Africano em Mocambique como
    como e que posso apanhar ess
    casal pra adequerir esse remedio.

  20. jacirema.CrispimDantas de Freitas disse:

    tenho 64 anos e descobri que estou com diabete tipo 2 (l43),tenho pressão alta, e artrose rematoide nos joelhos, excesso de peso tenho 163cmt e 108,50kg .qual a dieta que tenho que seguir.Por favor me ajude. seguir.Por favor me ajude.

  21. por favor tenho diabete tipo 2 e tomo metformina 850 e daonil 5 mg,tem x k esta em 200 e tem x k esta em 130, por favor diga o k posso comer e k eu devo tomar pra controle, sem mais incomoda-lo meus cordias agradecimento

  22. Sandra disse:

    Meu filho esta com 104 clicose ele médias 176 de altura e pesa 58 Kl não come carne nao fuma nao bebe ele tem 16 anos o que faço para nao pasar para diabetes gostaria de um cardapio para nao préciser tomar remedio

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias