Descubra como emagrecer

Continuando o ciclo de matérias sobre o que um diabético pode comer,  confira os alimentos do grupo 4 – cereais, biscoitos e pães e grupo 6 – gosrduras.

GRUPO 4:  cereais, biscoitos e pães

Arroz cozido……………………………..2 colheres (sopa)
Arroz integral cozido…………………..2 colheres (sopa)
Aveia crua………………………………..2 colheres (sopa)
Aveia cozida …………………………….4 colheres (sopa)
Batata ……………………………………………. 1 média
Biscoito salgado ………………………………. 2 unidades
Bolacha água e sal, cream craker ………… 2 unidades
Bolacha maisena ou maria……………………..1 unidade
Farinhas em geral ………………………2 colheres (sopa)
Feijão, ervilha, lentilha …………………4 colheres (sopa)
Fubá …………………………………………1 colher (sopa)
Grão-de-bico …………………………….2 colheres (sopa)
Feijão branco…………………………….2 colheres (sopa)
Macarrão cozido ………………………….. ½ xícara (chá)
Maisena …………………………………..2 colheres (sopa)
Mandioca …………………………… 3 pedaços pequenos
Milho verde ……………………………….4 colheres (sopa)
Pão francês ou torrado …………………………….. 1 fatia
Pão de centeio ou torrado …………………………. 1 fatia
Pão de fôrma ou torrado …………………………… 1 fatia
Pão de hambúrguer …………………………………metade
Pão francês …………………………………………..metade
Pão de glúten ………………………………………… 1 fatia
Pão sírio ……………………………………………….metade

 

Cada porção equivale a:
Calorias: 70
Proteína: 2 g
Hidrato de carbono: 15 g
Gordura: 0

 

GRUPO 6: gorduras

Óleo, banha e azeite …………………. 1 colher (chá)
Manteiga ou margarina ……………… 1 colher (chá)
Creme de leite …………………………1 colher (sopa)
Bacon ……………………………………………….. 1 fatia
Azeitona ………………………………………………. 30 g
Calorias: 45
Gordura: 5 g
Proteínas: 0
Hidrato de Carbono: 0

 

Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi

Data de publicação: 20/07/2009

177 Comentários para Tabelas de controle de alimentos para diabéticos – Parte III

  1. LINDAMAR FLAVIO disse:

    ESTOU NO GRUPO DOS DIABETICOS E GOSTARIA DE CARDAPIOS PARA DIABETICOS

    • tem uns dois anos que eu descobri que sou diabética, no inicio eu perdi 16 kg mas já recuperei 4 kg não consigo mas fazer dieta como tudo que eu comia vivo como se eu ainda fosse saudável ,as vezes eu fico preocupada ,eu sai da academia por isso eu recuperei 4 kg,eu gostaria muito de conseguir uma tabela daquilo que eu poço e o que eu não poço ,por favor me ajude eu tenho consciência que estou me matando , fico em torno de 110 em jejum e no final do dia as vezes eu olho o maior foi 207 mas não é sempre é muito difícil chegar nesse numero pedindo ajuda sem mas obrigada.

  2. Dalva Alsan disse:

    Não sou diabetica , estou em fase de exames

  3. berenice disse:

    gostei muito ,tenho dibete ha mais ou menos 15 anos mas nunca aceitei , mas a consequencia esta vidente agora que estou com 47 , minhas pernas doem muito , mas estou caindo na real pois estou sempre passando mal , só que tudo esta mudando ,estou começando a dietas graças a vcs…. muito obrigada , e agradeço a DEUS por todos nos termos vcs ,peço para que ninguem faça o que eu fiz , esquecer que sou diabetica e não se cuidar

  4. flavia cristina pereira de oliveira disse:

    ola. bem gostaria que tirassem uma duvida minha sogra ultimmente vem sofrendo crises de hipoglicemia sempre nas madrugadas quando e de manha ela da HI VEM OCILANDO sem parar estamos fazendo tratamento com a diabetologa toma 38un de manha e 16un a noite o que devo fazer

  5. Nanci Machado disse:

    Acompanhei a dieta para diabéticos e não encontrei o grupo 7. Pode enviar por email por favor. Agradeço desde já.

  6. Andrezza disse:

    Meu marido tem 33 anos, tem diabetes desde 09 anos de idade, qdo casamos minha sogra me ensinou como lidar com a doença, alimentação, hipoglicemia etc, na parte de alimentação é tranquilo, pois desde criança já está acostumado a não comer doces, nas refeições faço um tipo de carboidrato, muita salada tipo alface e agrião com manga, muito bom, carne e verdura, assim ele controla a diabete, mede a glicose por 5 vezes ao dia, e vamos vivendo um dia após o outro como se tivéssemos uma vida normal. Essa doença é silenciosa, e muito triste, quem tem vai a dica, se cuida para viver mais, tínhamos uma vozinha que tinha diabetes e faleceu com 85 anos não por causa da diabetes, mas por que já estava velinha mesmo, outras complicações…Se cuidem pessoal.

  7. Wener Ferreira disse:

    Ola a todos!
    Descobri que tinha diabete no final de 2010, eu morava na Europa e um dia acordei com a visão desfocada, mas não consultei lá, já estava aguardado o voo para o Brasil ai esperei chegar aqui para consultar, imaginei que poderia ser um problema de visão. Fiz um checape e quando o médico via a glicemia estava 480, fui internado quase dando um treco, e depois de 4 dias internado recebi alta, mas com a notícia. Você é um diabético. Fiquei muito infeliz e sou até hoje, fiquei um ano deitado numa cama chorando com raiva de Deus. Fui para a Europa trabalhar, tentar ganhar uma grana para melhorar de vida, consegui o dinheiro, mas de brinde ganhei essa maldita doença. Sei que no fundo a culpa foi minha, pois não cuidei da minha alimentação, minha vida era beber coca, e comer cupim assado, e aqueles sanduíches cheios de molhos que tem la, batata frita, etc. Essa doença destruiu meus sonhos, minha alto estima, minha força de vontade, meu humor. Não tenho coragem de me aproximar de alguém para ter um relacionamento, enfim, vivo por falta de opção.

    Essa doença é so convivendo mesmo pra apender. Não tenho fé nesses médicos que cobram R$ 250 numa consulta para olhar um exame que se alto explica e não ajuda em nada, só querem o dinheiro mesmo.

    Vou deixar algumas dicas e o que tenho vivido. Eu resolvi morar sozinho pois não queria ver pessoas comendo coisas que eu não podia, nem sentir o cheiro. A primeira coisa que o diabético tem que fazer é comprar um aparelho de medir a glicose, por que cada caso é um caso, e na dúvida é bom medir antes de comer algo. Eu meço umas 5 vezes por dia.

    Imagino que o café da manhã seja a parte mais importante, pois se você fazer subir logo de manha, vai ficar o dia todo alta. Então procurei algo para o café da manhã,. Não estou fazendo propaganda, mas tipo em jejum com 110, comi 3 pao de queijo e a bagaça foi pra quase 300, fiz um teste em outro dia, e tomei um shake da herb…. tirou a minha fome, e só subiu ate 130, achei legal. ai no almoço, salada, tomate, alface, pepino, limao, coento, repolho, e um pedaço de peixe, ou frango, ta otimo, tambem nao subiu muito. no lanche uma fruta, que nao seja melancia ou abacate. e na janta mesmo do almoço, ou pode ser um shake tambem… nao estou fazendo propaganda apenas relatando algo que me ajudou e ajuda, no momento nem estou tomando mais.
    Insulina eu aplico quando eu vou exagerar, so que tem que saber o tempo da insulina, eu tomo a NPH, e o efeito maximo dela e depois de 5 horas, entao tipo, se eu vou almoçar mais pesado um pouco, eu aplico ela quando eu acordo tipo 7 da manha, ai 12h ela ta no maximo. entende…

    Uma coisa que ajuda demais, e uma atividade fisica, faz baixar e muito a glicemia, eu comecei a jogar volei de area todo dia, e isso tem ajudado muito, andar de bicicleta tambem é bom. e pra quem é casado fazer sexo umas 4 vezes por dia tambem ja esta bom. claro com o diabetico movimentando ne, fala serio.

    Desde que tenho essa praga, minha visao nunca limpou totalmente, fiz 3 oculos e estou sempre usando.
    Recentemente dei uma relaxada com a dieta e minha vista ficou embaçada novamente, dei uma pesquisada aqui na net, e descobri um tal de CHA SNORVIT, resolvi comprar e estou tomando, olha, minha vista limpou de uma forma que ficou perfeita, hoje mesmo eu fiz um exame de vista e nem preciso de oculos mais.

    Me falaram que PATA DE VACA, tambem é bom, entao eu comprei semente para plantar mudas, ainda nao testei mais vou logo, e tambem quiabo disseram que é bom. tipo corta ele na agua e deixa a noite toda ai de manha bebe a agua.
    O unico refrigerante que eu bebo, e fanta e sprit diet, por que nao tem ASPARTAME, que da cancer no cerebro. alguns adoçantes tambem tem , leia. E por ultimo, Aceite Jesus como seu único salvador, creia que Ele pode te curar, se Ele quiser e se a tua fé for suficiente, a minha nao esta sendo, mas nao vou desistir, E guarde os seus mandamentos. Exodo 20, Inclusive a guarda do sábado. Porque mesmo que a doença te vença, Voce acordará curado no céu. e ai será so alegria.

    • IARA SANTOS disse:

      CHÁ SNORVIT, é ótimo , minha diabetes (95) e a visão ótima guardei os meus óculos

    • ana disse:

      achei bastante informativo seu comentario. gostaria de saber mais sobre o snorvit. principalmente onde comprar, quanto custa e como tomar.obrigada

    • IARA SANTOS disse:

      SR. WENER, ÓTIMO , aposentou seu óculos – chá SNORVIT, é fantástico – origem Dinamarquesa – produzido em
      Itapetininga – SP

    • SR. WENER disse:

      WENER, MANDE SEU Email, sua noticia é ótima.
      Iara Santos.

    • concordo em muito pontos,como o shake herbalife, arroz é coisa do passado para o diabético, vejo gente que se diz entendida que a tapioca é bom, vem da mandioca, pra mim vai para 350, o chá da pata de vaca,melhora pouco, melhor do juá, a ginastica ajuda muito,mas não pode fazer se a glicose estiver acima de 210.ok

    • aluizio marques disse:

      uma dica para quem é diabetico pede a seu medico receitar “Galvus-met”, o remedio é caro mais resolve.

    • Mario Koei Arakaki Filho disse:

      Boa Tarde. está escrito que tomou CHÁ SNORVIT. Qual a quantidade de frasco que tomou? Posso receber seu e-mail? Muito obrigado pelas mensagens. Gostaria de ter seu e-mail.

    • Cida disse:

      Obrigada Wener… adorei as dicas..principalmente a de aceitar a Jesus! Vc poderia passar seu email… gostaria de mais informações sobre esse Chá Snorvit.. Obrigada q Deus abençoe.

    • Margarete disse:

      Werner,

      descobri a 07 dias que tenho esta doença me senti igual a você no começo de sua descoberta os médicos só nos acusam a minha disse que era quase impossível eu me livrar de remédios tenho tipo 02 meu pai e tia tinham diabetes este chá é bom mesmo? ainda não consegui chorar.

  8. ANTONIO CARLOS DE LIMA disse:

    sou diabetico porem não sei muito bem o que comer ou seja não sei como fazer para ter o controle dessa doença queria muito a ajuda de vocês sera que é possivel mandar para mim o cardapio com a orientação de como devo proceder na minha alimentação…ficarei muito agradecido obrigado

  9. flavio alves de sousa disse:

    descobrir que tenho diabetes tipo 2 gostaria de uma dieta balanceada para me reduzir as taxas de açúcar no sangue.
    tenho 1.76 de altura peso 118 kg
    obrigado.

  10. JOSÉ MAURICIO GONÇALVES disse:

    Boa noite, gostaria que fosse mais especifico, biscoitos de polvilho e comidas sim´les do dia a dia para nós diabéticos, Grato Mauricio

  11. José Carlos disse:

    Seria interessante que fosse especificada a quantidade em gramas ou unidades,quando existe a referência “fatia fina” “porção pequena”.
    Grato

  12. claudia disse:

    Gostei muito desta página,pois me ajudou bastante.continue a nos ajudar através do seu conhecimento, obrigado.

  13. claudia disse:

    Gostei muito desta página,pois me ajudou bastante como fazer uma alimentaçao para o diabético.

  14. leidy almeida disse:

    dia 01/08/14.descobri que tenho diabete tipo 2..durante todo dia,fiquei normal,mas a noite a ficha caiu..estou desesperada,tudo mudou,estou triste,pensativa e com medo,pareço um pássaro da asa quebrada.sei que preciso mudar para recomeçar,mas tá dificil.me ajudem por favor,preciso saber tudo sobre essa doença.tenho medo da depressão…ajude-me.obrigada.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias