0 comentários fechados

Vinum Brasilis bate recorde de público em Brasília e se firma na agenda nacional como uma das vitrines mais importantes para o vinho brasileiro

 

O Centro de Convenções de Brasília foi o palco do show dos vinhos do Brasil durante a quarta edição do Vinum Brasilis. A feira reuniu mais de duas mil pessoas durante os dias 17 e 18 de agosto em um espaço totalmente dedicado à vinicultura brasileira. O público pôde degustar lançamentos e rótulos consagrados de trinta vinícolas nacionais que fizeram questão de mostrar o que têm de melhor. Em mais da metade dos estandes quem apresentou os vinhos foram os proprietários das vinícolas, que acreditaram na importância do contato direto com o promissor mercado brasiliense. “O prestígio destes nomes de peso no Vinum Brasilis valoriza ainda mais o evento.”, afirma o organizador Petrus Elesbão.

 

Ao todo foram apresentados 254 vinhos durante o Vinum Brasilis, a maioria deles tintos (111), seguido por espumantes (92), brancos (39), rosés (8) e de sobremesa (4). O número é um recorde em relação às edições passadas do evento, com um crescimento de mais de 50% em relação a 2010. Quem aproveitou disso foi o público que circulou pelos estandes, durante os dois dias era possível encontrar jornalistas, empresários, formadores de opinião e profissionais do setor. A exemplo do sommelier Manoel Beato, responsável pelos vinhos do Grupo Fasano, que circulou por diversos estandes e no dia 18 apresentou a 3ª edição do seu Guia de Vinhos Larousse, autografando todos os exemplares vendidos na feira.

vinum brasilis

O Vinum Brasilis é uma iniciativa do enófilo Petrus Elesbão que há oito anos realiza eventos de vinho na Capital Federal. Para este ano a grande novidade foi a parceria com a Abrasel nacional (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) que apoiaram a realização do Vinum Brasilis. “Temos o mesmo objetivo de desenvolver o mercado enogastronômico brasileiro, por isso essa parceria deu certo e com muitos resultados positivos.”, complementa Petrus.

Além dos vinhos o público pôde degustar mais de dez tipos de queijos apresentados pela Beirigo Alimentos, além de uma seleção de frios, pães e patês servidos pelo Pão de Açúcar nas mesas de antepastos do evento. No espaço da Paganini os visitantes ainda puderam conhecer massas, azeites, molhos e produtos da marca. Para adoçar a boca do público, a Casa de Madeira levou doze tipos de geléias para degustação, além de seu tradicional suco de uva natural. No estande da Nadir a vitrine se encheu de copos e taças da linha Gastronomia, especial para restaurantes. Outro lançamento na feira foi a água mineral Cambuquira levemente gasosa e magnesiana, além da apresentação da Caxambú para o público. Quem teve espaço também foi a Voetur, que mostrou suas opções de viagens especialmente para o sul do Brasil. A The Wine School, com a presença de seu diretor Eugênio Echeverria, também participou do Vinum Brasilis mostrando aos presentes suas opções de cursos ministrados no Brasil. No espaço do site Decantando a Vida, especializado em vinhos, ainda foram apresentados seis rótulos brasileiros orgânicos selecionados pelos enófilos Antônio Coelho e Eugênio Oliveira.

 

Com o saldo mais positivo de sua história, o Vinum Brasilis se firma no calendário nacional como um dos mais representativos eventos do setor, o maior do DF e uma das vitrines de maior visibilidade para o vinho brasileiro hoje. “Com certeza 2012 será ainda melhor.” diz Petrus Elesbão, que já confirmou a próxima edição do evento para agosto do ano que vem.

 

O Vinum Brasilis 2011 contou com os seguintes apoiadores:

Abrasel
ABS-DF
Amicus Vinum
Amigas do Vinho
Avenida Paulista
Babel
Beirigo Distribuidora
Boa Nata
Bom Destino
SBAV-DF
Site Decantando a Vida
Claudethe Lira
Gastrô Comunicação
IBRAVIN
Pão-de-Açúcar
Sant´Ângelo
Trattoria da Rosario

Veja as vinícolas que participaram do IV Vinum Brasilis:

1. Adolfo Lona
2. Antônio Dias
3. Aurora
4. Basso Vinhos e Espumantes
5. Boscato
6. Casa Valduga
7. Cavalleri
8. Cave Geisse
9. Cordilheira de Santana
10. Dal Pizzol
11. Domno Brasil
12. Don Bonifácio
13. Don Giovanni
14. Don Guerino
15. Don Laurindo
16. Gran Legado
17. Irmãos Molon
18. Lídio Carraro
19. Luiz Argenta
20. Maximo Boschi
21. Miolo Wine Group
22. Vinhos Orgânicos
23. Pericó
24. Pizzato
25. Vini Brasil
26. Salton
27. Sanjo
28. Santa Augusta
29. Suzin
30. Vallontano
31. Villaggio Grando

 

Por Gastrô Comunicação

Data de publicação: 29/08/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias