O uso das sementes de abóbora datam do século XVII, com relatos no combate a parasitas intestinais, com efeitos benéficos para adultos e crianças.

As sementes, retiradas dos frutos completamente maduros, são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B.

“O óleo de semente de abóbora extravirgem possui sabor suave, o que permite sua utilização em diversas preparações, principalmente em saladas”, ensina a nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta. Quando é torrada e salgada a semente pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas ou usada como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.

A semente traz diversos benefícios à saúde, desde atuar no controle da pressão arterial até auxiliar no humor, veja abaixo alguns dos principais benefícios da semente:

Coração

“O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares”, explica Bruna. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides. A semente também é rica em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Constipação intestinal

As sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da constipação intestinal. “A semente previne doenças intestinais, pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias”, diz a nutricionista.

Olhos

Fonte de vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

Pele

Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.

Vermífugo natural

As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, presente na semente. A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias,previnndo doenças na próstata e no trato urinário.

Sistema imunológico

“O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imune”, relata Bruna Murta.

Depressão

“As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão”, finaliza a nutricionista.

O óleo de semente de abóbora da Vital Atman é extraído a frio, ou seja, em baixa temperatura, preservando assim seus nutrientes, como a vitamina E seus ácidos graxos essenciais – ômegas 6 e 9. Essa forma de extração faz dele um óleo estável e com todas as suas propriedades preservadas.

Divulgação: Comunicação Integrada da Marca – Tel.: (11) 5105-5788 / 8269-0660
Veridiana Oliveira – veridiana@bbnbrasil.com.br

Data de publicação: 01/04/2011

2 Comentários para Semente de abóbora é uma forte aliada à saúde

  1. Acir Tadeu Cardoso disse:

    gostei de saber sobre uso da semente de abobora.Como pode ser utilizada como aperitivo?

  2. acir tadeu cardoso disse:

    Como se processa para fazer a semente como aperitivo?

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias