Você sabe o que é gordura trans e por que a indústria usa nos alimentos? Essa gordura é utilizada porque deixa os alimentos mais saborosos e ajuda a dar melhor resistência, ou seja, mantém o prazo de validade dos mesmos. Olhando por este ângulo parece que essa gordura é boa, mas na realidade ela não é.

A gordura trans pode aumentar a quantidade de colesterol ruim no organismo e é um fator de risco para problemas cardiovasculares, como informou a Dra. Gisele Rossi Goveia, coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD.

A Dra. Giselle Rossi também falou sobre a norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determina que os rótulos dos alimentos apresentem informações sobre valor energético e quantidade de seus nutrientes. Leia mais na entrevista abaixo:

1) O que é gordura trans?

É um tipo gordura que é formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial.

2) Quais os produtos que mais contém a gordura trans?

Os alimentos de origem animal, como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras. Sendo que a maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados, como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos, pastelaria, gorduras hidrogenadas e margarinas.

3) O que pode causar o consumo excessivo dessa gordura?

O consumo em excesso contribui para o aumento dos níveis de colesterol total e ldl colesterol (colesterol ruim), bem como redução dos níveis de hdl colesterol (colesterol bom).

4) Se for consumida em pouca quantidade, a gordura trans também afeta o organismo?
Não existe um valor definido para o consumo. Recomenda-se a leitura dos rótulos dos alimentos, identificando quais alimentos são ricos ou não em gordura trans. A partir daí deve-se optar por aqueles que contenham menor teor deste tipo de gordura. A recomendação geral é que não se deve consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia.

5) A mudança nos rótulos proposta pela Anvisa é uma alternativa benéfica?

Acredito que a mudança na rotulagem seja benéfica. Mas é necessário que a população seja esclarecida sobre o que vem a ser gordura trans e quais os malefícios.

6) A população saberá interpretar as novas informações nos rótulos?

Sim, desde que devidamente orientados. E esta ação cabe aos profissionais especialistas no assunto. Na minha opinião, não adianta aterrorizar a população. É preciso trabalhar de forma educativa, informando a importância das gorduras totais e o que significa o que está sendo estipulado de gordura trans.

Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes
Data de publicação: 05/10/2009

 

1 Comentário para Saiba mais sobre gordura trans

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias