0 comentários fechados

Começou a segunda edição do Terra Madre Brasil – encontro nacional de ecogastronomia, que acontece no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O evento, promovido pelo movimento Slow Food, terá palestras e debates, além da Feira da Identidade Alimentar. Nos estandes os visitantes podem conhecer atividades culturais das cinco regiões brasileiras, apresentadas por comunidades de produtores, pescadores e agricultores.

A Ecogastronomia é um conceito que surgiu junto com o movimento Slow Food, criado pelo italiano Carlo Petrini em 1989. A idéia é ir no sentido contrario dos movimentos fast foods, onde a alimentação se tornou um ato sem graça, sem importância e sem raízes. Para o Slow Food é fundamental restituir ao alimento sua dignidade cultural, respeitando a natureza, sua biodiversidade e especialmente favorecendo as comunidades que têm na cultura culinária local o seu sustento.

A rede Terra Madre é um projeto desenvolvido pelo Slow Food que tem como objetivo criar conexões entre os atores da cadeia de produção dos alimentos. No Brasil são diversas comunidades integrantes desse grupo, boa parte delas estará expondo suas atividades durante o Encontro em Brasília. O Terra Madre Brasil acontece até o dia 22 deste mês, aberto ao público das 18h às 22h com entrada gratuita.

Data de publicação: 22/03/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias