Estabelecimentos revertem parte da venda de produtos para projetos em escolas de Curitiba

Os restaurantes de Curitiba se engajaram numa campanha em prol da educação especial, em ação promovida pela ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças). São 23 dos melhores estabelecimentos gastronômicos participando da Campanha Especial. Eles revertem parte do dinheiro da venda de pratos para projetos que serão desenvolvidos, gratuitamente, em escolas de educação especial. Alguns deles participam com investimentos fixos mensais, como no caso de buffet por quilo.

A parceria entre a organização sem fins lucrativos e os restaurantes começou em setembro de 2011. Até agora, já são 12 mil itens vendidos e uma arrecadação de R$ 20 mil. “Esse dinheiro possibilitou a aplicação de diagnóstico e do IDEE (Índice de Desenvolvimento da Educação Especial) em oito escolas, abrindo caminho para trabalharmos na melhora da gestão e da estrutura dessas instituições”, conta Luiz Hamilton Ribas, um dos fundadores da ASID.

A campanha acontece o ano inteiro. A cada quatro meses, é feita a prestação de contas. A ASID mostra quanto cada estabelecimento contribuiu e apresenta em quais projetos os recursos foram investidos e seus resultados. Os participantes também ganham o ‘Quadro Investidor’, que começa em bronze e, a cada prestação de contas, evolui até diamante.

A ideia da Campanha Especial nasceu da vontade dos próprios donos dos restaurantes, manifestada em feiras e eventos, de contribuir com a educação especial. Alguns deles participam da ação há quase dois anos. “Muitas pessoas também nos procuravam querendo contribuir com alguma coisa. Então, criamos a campanha. Para participar, basta ir a um dos estabelecimentos e consumir o item que integra a campanha e que foi determinado por cada estabelecimento”, explica Ribas.

Conheça os estabelecimentos participantes:

Com pratos do cardápio

Bella Brigadeiro: Brigadeiro na Caneca

Bon Marché: feijoada de sábado

Cantata Café: sanduíche ciabata e cappucino

Cantina do Délio: mignon com tagliatelle ao aglio e olio

Capitu: prato do dia

Carmel: batata com cheddar e caipirinha legal

Happy Burger: hamburger de costela com e sem salada

Jacobina: tilápia grelhada e pavê maní legal

Jokers: feijoada de sábado

Kebabix: kebabix misto e kebabix homus

Mago Merlin: nhoque de avalon, carne de urso e bolinho de frango com catupiry

Mercearia Anos 30: rodízio de pizza no domingo

Rock’a Burger: rock’a burger

Zapata: nachos viva Zapata

Com investimento mensal

Baroneza

Bistrô do Passeio

Bistrô do Victor

Churrascaria Ervin

Dom Cordoni

La Lupa

Pata Negra

Quanto Basta

Villa Sabor

Mais informações podem ser obtidas no site www.asidbrasil.org.br ou na página da ASID no Facebook: www.facebook.com/asidbr.

 

Sobre a ASID

Fundada em 2010, a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas de educação especial gratuitas, resultando na abertura de vagas no sistema. Atualmente, são 13 instituições atendidas em Curitiba.

O trabalho é totalmente gratuito para as escolas e começa com aplicação do IDEE (Índice de Desenvolvimento da Educação Especial), que possibilita o diagnóstico de cada escola a partir de 39 indicadores relacionados à situação financeira, infraestrutura, marketing, captação de recursos, recursos humanos e jurídico, além da observação de aspectos como liderança e impacto social.

Depois, a ASID traça o plano de ação, que envolve desde a capacitação dos gestores até a execução de obras nas escolas. Os principais projetos são:

 info-asid-site

Mão na Massa: obras realizadas nas escolas a partir de voluntariado. Participam trabalhadores e empresários das empresas parcerias, estudantes e familiares, além da comunidade do entrono das escolas, em um verdadeiro trabalho social transformador.

Capacita: cursos ministrados por profissionais das empresas parceiras que são especialistas em áreas estratégicas para as escolas, como finanças, administração e marketing, por exemplo. Os gestores das escolas são capacitados para que possam melhorar a gestão das instituições.

Líder Especial: projeto inédito em que as escolas de educação especial se transformam em verdadeiros laboratórios para os profissionais das empresas parceiras possam desenvolver suas competências de liderança, ao mesmo tempo em que contribuem com as instituições de ensino ao aplicarem seu trabalho.

Assessoria Administrativa: a ASID tem atuação direta nas áreas da gestão escolar que necessitem de melhorias, entre elas jurídico, financeiro, recursos humanos, marketing, liderança e captação de recursos.

Cada projeto conta com um ou mais investidores sociais, grandes empresas que entram com recursos e voluntários para a realização das ações. O dinheiro vem também de campanhas como a Especial, da qual participam atualmente 23 dos melhores estabelecimentos gastronômicos de Curitiba. Parte da venda de determinados itens dos cardápios é revertida para as ações nas escolas de educação especial. No caso de buffet por quilo, os restaurantes participam com valores mensais.

Para saber mais sobre a ASID, acesse www.asidbrasil.org.br ou na página da ASID no Facebook: www.facebook.com/asidbr.

Data de publicação: 02/07/2013

 

1 Comentário para Restaurantes abraçam campanha pela educação especial

  1. Luiz Hamilton disse:

    A ASID é demais, conheço o trabalho deles já em outras escolas e posso garantir que são sérios, e os pratos desta campanha são maravilhosos, parabéns!

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias