0 comentários fechados

Cardápio especial de janeiro inclui sete pratos que utilizam ingredientes que trazem felicidade, riqueza e saúde

Que tal começar o ano com o pé direito? O restaurante Rangetsu lança um “menu da prosperidade” para o jantar no mês de janeiro. Os ingredientes dos pratos são inspirados no osechi ryouri, um banquete que os japoneses costumam fazer para celebrar o início do ano. O cardápio do Rangetsu será formado por 3 entradas, sashimi, dois pratos quentes (grelhado e cozido), minichirashi (arroz de sushi com fatias de peixe cru na tigela) acompanhado de mini ozoni (sopa com bolinho de arroz) e sobremesa. O ozoni é um prato típico de celebração para trazer sorte e prosperidade.
“Vamos preparar pratos que usam as cores branco e vermelho, que são cores comemorativas”, diz o sushiman Eijiro Yazaki, referindo-se a ingredientes como o pargo, que traz felicidade. No “menu da prosperidade”, os pratos variam conforme os ingredientes mais frescos do dia, mas são carregados de significados. Uma simples bardana, que é uma raiz, simboliza “persistência, tenacidade”. Por ter como base ovos, o tamagoyaki (omelete japonesa) pode ter conotação de longevidade, fertilidade. A alga marinha kombu, base de diversos molhos, traz alegria. As ovas de peixe são para abençoar os filhos. Para quem solicitar o “menu da prosperidade”, o sushiman Eijiro Yazaki vai explicar o significado dos ingredientes dos pratos.
A inspiração para criar o “menu da prosperidade” foi o osechi-ryouri, um banquete que inclui diversos pratos dispostos em uma caixa de madeira laqueada. Sua tradição remonta ao período Heian, há mais de 1000 anos. A época do ano novo era o único momento de descanso para as donas de casa, que não podiam trabalhar do dia 1º ao dia 3. Por isso, elas deixavam os alimentos já preparados. Segundo a tradição, o osechi-ryouri é um banquete para ser dividido com os deuses.

 

Sobre o Rangetsu

A matriz do Rangetsu of Tokyo está instalada há mais de seis décadas no elegante bairro de Guinza, em Tóquio, um dos metros quadrados mais c aros do mundo. Por abrigar as principais grifes do planeta, o bairro é um importante centro de compras da capital japonesa e um dos polos gastronômicos do Japão.
A filial em São Paulo conta com salões modernos e confortáveis. Vale a pena destacar o bonito jardim japonês, que foi reformado recentemente e pode ser avistado do salão principal com capacidade para 60 pessoas.

Serviço
Avenida Rebouças, 1.394 – Pinheiros
Telefones: 3085-6915 e 3085-7946
Capacidade: 100 lugares
Segunda a sexta, das 12h às 14h30 e 18h30 às 23h; sábado, das 18h30 às 23h
Cartões: AE/D/M/V
Estacionamento com manobrista (R$ 10,00 somente no jantar)

Por Kaminari Comunicação

 

Yumi Miyake

yumi@kaminaricomunicacao.com.br

 

Jhony Arai

jhony@kaminaricomunicacao.com.br

Cel. (11) 7130-3335

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de publicação: 15/01/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias