0 comentários fechados

Verusca Walker, a brasileira que fez fama na Austrália com verdadeiras obras de arte comestíveis e é considerada a arquiteta de bolos 3D, retorna à sua cidade natal para ministrar cursos de bolos decorados

Bolos e doces, que sempre foram tidos como singularidades das vovós, agora se transformaram em negócios para empresários. A onda da confeitaria só cresce e, a cada dia, mais empreendedores percebem que apostar em confeitarias especializadas é um negócio promissor. Com a demanda de produtos mais personalizados, aumenta também a procura por profissionalização.

O bolo hoje, porque não dizer, se trata de um item de decoração e mais um elemento que ficará na memória dos convidados. A aposta, além do sabor, são bolos grandes, criativos e originais, que retratem a personalidade dos anfitriões.

Pelo 16º ano, a SZanforlin traz mais um curso de Confeitaria Internacional a São Paulo, totalmente “mão na massa”  e com a cake designer de renome internacional Verusca Walker – a pioneira no mundo a desenvolver técnicas para bolos estruturados. Com mais uma proposta inovadora, a ideia do workshop é compartilhar conhecimento tanto para profissionais que buscam a especialização, como para interessados em conhecer a arte da confeitaria. De acordo com um dos organizadores do evento, Servílio Zanforlin, além de uma elaborada apostila, cada aluno receberá a sua estrutura pronta e terá que montar o seu próprio bolo, seguindo as orientações e olhares atentos da especialista.

O curso de bolos estruturados foi desenhado em quatro dias, mas com módulos distintos. A cada dia será abordado e explorado um tema específico. São eles: a famosa guitarra, a moderna batedeira, a estilosa motocicleta e a bolsa e sapato de grife, respectivamente, todos com a proposição de seguirem fielmente às peças originais. O primeiro dia (10 de abril), tem como destaque a posição na qual o bolo deverá ser montado e servido: verticalmente, com cerca de 70 cm de altura, além da abordagem de técnicas como o uso do aerógrafo e a aplicação de pastilhagem. O segundo, dia 11, trará a montagem e a arte de esculpir massas, cobertura com pastas de açúcar e trabalhos com corantes. O terceiro dia, 12, remeterá a uma verdadeira engenharia em bolos, que compreende da estrutura aos detalhes elaborados. Para finalizar em grande estilo, no quarto dia, 13, não faltarão as peças de grifes, com desenho em pasta americana.

Esse curso fornece todos os fundamentos necessários, além do “pulo do gato”, para que você possa produzir o bolo estruturado que desejar. Essas esculturas de farinha e açúcar, idealizadas por Verusca Walker, refletem um pouco de sua formação original. Nascida em São Bernardo dos Campos, região metropolitana de São Paulo, a cake designer foi para a Austrália há mais de 15 anos estudar inglês para completar a sua formação em secretariado. Lá, se encantou com fotografia e artes manuais, como escultura, e se apaixonou pela confeitaria. Para a profissional, conhecida por desafiar as leis da gravidade, muitas pessoas podem ter essa mesma trajetória: a de ver a sua paixão ganhar status de profissão. Mas, para isso, é preciso anos de estudos, dedicação, investimento e muita persistência. Perguntada sobre o que julga ser primordial a qualquer pessoa que se disponha a fazer bolos, Verusca é direta: “amor, perseverança, estudo e disciplina”. Segundo ela, há provações que tornam essas qualidades mais do que essenciais. Sua carreira hoje é toda pautada na busca de conhecimento e experiências em viagens pelo mundo todo. Dentre as suas “travessuras” de açúcar estão a capela em tamanho natural, sofás e lustres comestíveis, além das famosas motocicletas e guitarras.

 “Brazil has been introduced to fondant only recently, and I plan to go back home to popularise its use,” says Walker, who often adds spices like cinnamon and ginger to her creations.

confeiteira Verusca Walker

Sobre a SZanforlin

16 anos de experiência no mercado de confeitaria
Mais de 5.000 alunos
Mais de 15 professores internacionais renomados
Mais de 100 cursos organizados
Mais de 2000 horas de cursos
Trouxe ao Brasil, celebridades da confeitaria, como Colette Peters, Pilar Gonzalez, Jill Maytham, Nicholas Lodge, Marion Frost, Margaret Ford, Maisie Parish, Debbie Brown, Lindy Smith, Margaret Brown, Karen Davies, Zoe Clark, Julia Usher e etc.

Serviços
De 10 a 14 de abril de 2016

Hotel Century Paulista – São Paulo – SP

Informações: 11 2864-4807 / 2924-7608 / contato@szanforlin.com.br

Por: Mirian Ruiz

Data de publicação: 29/03/2016

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias