A televisão é um veículo de informação de forte influência na alimentação do indivíduo. Pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) indicou que as propagandas de alimentos sugerem opções nocivas ao consumidor. Entre 2008 e 2007, o estudo acompanhou 20 horas diárias da programação de canais de TV abertos e fechados. Concluiu que 72% das campanhas publicitárias estavam relacionadas a opções com altos teores de gordura, açúcar e sal. Nos canais para o público infantil, a pesquisa ainda identificou que 50% das propagandas eram de alimentos – justamente o público mais susceptível aos anúncios apelativo por não ter capacidade para distinguir adequadamente entre o que é saudável e o que não é.

O primeiro motivo para que você desista de comer em frente à TV ou ao computador é a dificuldade de concentração naquilo que está sendo ingerido. Isso acaba por impedi-lo de mastigar adequadamente e, conseqüentemente, por dificultar a digestão e absorção dos nossos preciosos nutrientes.

Outra razão é o fato de que, quando você está entretido com programas de TV ou computador, não percebe como come mais rápido. O tempo que gasta para fazer uma refeição é importantíssimo para que o seu organismo reconheça que ali tem alimento e promova a sensação de saciedade. Logo, você acaba por comer mais do que realmente necessita.

Por fim, programas televisivos muito agitados ou com notícias ruins acabam por provocar uma maior liberação de adrenalina. Isso, por sua vez, desvia o fluxo sanguíneo do sistema digestivo para outros órgãos, como os músculos, e interfere no processo digestivo. Na hora das refeições, em vez de ligar a TV, coloque uma música calma em baixo volume. Faça desse momento, uma hora de descanso e relaxamento.

Olívia Prado Basso
Nutricionista  CRN/DF 3199
www.nutricaobrasilia.com.br

(61)  8402-3551 /  3322-3139

Data de publicação: 13/11/2008

 

1 Comentário para Razões para você não comer em frente à televisão

    Pingbacks & Trackbacks

  • Razões para você não comer em frente à televisão…

    A televisão é um veículo de informação de forte influência na alimentação do indivíduo. Pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) indicou que as propagandas de alimentos sugerem opções nocivas ao consumidor….

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias