0 comentários fechados

O sonho de todo cliente é experimentar vários itens do cardápio, sem ter que optar por um único prato, diante de tantas maravilhas oferecidas. Claro, sem gastar todas as economias. O menu-degustação oferece ajuda ao colocar em prática esse desejo. O consumidor consegue experimentar a maior quantidade possível de preparações, servidas em porções menores, e com um preço bem a baixo que os formatos originais disponíveis no cardápio.

Para o chef, o serviço também apresenta vantagens. Permite que clientes avaliem um conjunto de pratos e não apenas um único item do cardápio. Isso facilita a percepção dos conceitos da casa, traduzido nas criações da equipe de cozinha. Além disso, o menu-degustação é uma boa oportunidade para o chef testar novas receitas. Se o prato não for aprovado, fica mais fácil excluir ou modificar, do que as preparações adicionadas diretamente no cardápio.

Na hora de inserir ingredientes novos, o menu-degustação também é um grande aliado. Um prato com carne de pato pode não agradar àqueles clientes que freqüentam o seu estabelecimento. Mas ao ser apresentado dentro do menu, possibilita que o consumidor experimente uma porção menor e, quem sabe, comece a saborear com prazer esse novo produto.

Uma maneira de deixar o menu ainda mais especial e agregar mais valor ao serviço é a harmonização dos pratos oferecidos com taças de vinhos. Cada prato passa a ser servido com o vinho de uvas específicas, correspondente à receita. Essa experiência aumenta o preço do menu e possibilita que o cliente experimente bebidas diferentes, sem desembolsar uma fortuna.

Dica para os chefs: Os pratos que compõem o menu-degustação são, em geral, as especialidades do chef. Por isso, sempre escolha as preparações mais especiais, para o cliente conhecer o que há de melhor na casa. Procure organizar a sequência seguindo a seguinte ordem: dos pratos mais leves e simples aos mais pesados e complexos. E não se esqueça de incluir a sobremesa, para finalizar o serviço com perfeição.

menu-degustacao

Fonte: http://www.foodcentral.com

 

Data de publicação: 01/06/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias