0 comentários fechados

Recentemente saiu uma nota científica bastante curiosa – “Batata frita: por que é impossível comer uma só?” O curioso é que isso realmente acontece e geralmente nunca paramos para procurar uma razão científica, até porque é mais interessante e prazeroso apenas comer uma batata, duas, três… Pelo menos para a maioria das pessoas.

 

Mas por que ocorre tal fenômeno? Bem, pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a gordura aciona um mecanismo biológico que desperta uma espécie de instinto de “quero mais”. São substâncias do nosso organismo chamadas endocanabinoides. Elas são ativadas quando se consome alimentos gordurosos.

batata frita

O estudo das batatas contribui para pesquisas sobre ansiedade, depressão, obesidade, diabetes e câncer.

Hoje está ficando claro que os endocanabinóides provavelmente guardam as respostas para vários dos maiores mistérios da biologia humana. Câncer, doenças auto-imunes, estresse pós-traumático, dor crônica, distúrbios do apetite, doenças degenerativas do cérebro como Alzheimer e Parkinson, esquizofrenia: quase tudo que a medicina compreende mal tem alguma ligação com o tal sistema endocanabinóide.

 

Data de publicação: 23/08/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias