0 comentários fechados

Conhecido por ser o “inventor” do tradicional Bauru, o Ponto Chic comemora 90 anos de história em 2012. O lanche que ganhou a preferência dos paulistanos desde o início do século passado, leva rosbife, uma mistura de 4 queijos, pepino em conserva, tomate e pão francês.

A chegada do Ponto Chic para Ribeirão Preto marca um novo momento do restaurante, que passou por modernização da sua marca, e abre a primeira loja conceito fora da capital.

A frente está Rodrigo Alves – neto de Antonio Alves de Souza e filho José Carlos Alves de Souza – empreendedores que em 1978 após o fechamento do bar reinauguram a casa e a transformaram em um grande sucesso.

Bauru do Ponto Chic

“Escolhemos Ribeirão por ser um centro importante de entretenimento e de circulação de pessoas da região e de vários lugares do Brasil. O empreendimento, que terá uma nova identidade visual, com equipamentos modernos e um cardápio para todos os tipos de clientes, será um modelo inclusive para nossos planos de expansão. Nosso objetivo é chegar a outros estados seguindo essa loja conceito de Ribeirão Preto”, adianta o empresário.

Arquitetura remete a década de 60

O espaço onde funcionará o “Ponto Chic” contará com arquitetura e decoração alusivas aos anos 60, inspirada no Museu de Arte de São Paulo, o MASP. O local – onde foi investido cerca de R$1,2 mi – vai contar parte da história dos 90 anos do Ponto Chic traçando um paralelo com o progresso da capital paulista. A casa abre suas portas nesta quarta-feira dia 3, com 220 lugares.

No ano de 1937 – quando surgiu toda a história do lanche Bauru- o chapeiro era o grande destaque da cozinha. E nesta nova unidade este colaborador também será a grande estrela, porém terá suas habilidades maximizadas utilizando equipamentos modernos de cozinha como a cocção por indução térmica, que além de manter a qualidade e o sabor dos alimentos, será o responsável por fazer o cremoso queijo do sanduíche Bauru.

A obra, que tem a assinatura das arquitetas Vanessa Miranda e Cláudia Carrara, e com Marcos Pimentel como o engenheiro responsável, priorizou os fornecedores da cidade, sendo 90% deles de Ribeirão Preto.

Além disso, o “Ponto Chic” está gerando 50 empregos diretos na cidade, além de cinco funcionários que vieram da capital do estado.

A história do Ponto Chic e do Bauru

No ano da Semana de Arte Moderna, em 1922, o primeiro Ponto Chic abriu as portas no Largo do Paissandu. E fez sucesso desde o primeiro momento com seus balcões e mesas em mármore italiano de Carrara, azulejos franceses e cristais importados. Como a casa não tinha nome, o público freqüentador e elegante da época – a maior parte masculino – chamava-a, com todo o merecimento, de “o ponto chique”.

Mas o acontecimento que imortalizou a casa ocorreu em 1937. Foi nesse ano que nasceu o sanduíche bauru. Na época, a lista de fregueses incluía escritores como Mário de Andrade e músicos como o paulista Adoniran Barbosa. Muitos jornalistas e radialistas frequentavam o lugar. Casimiro Pinto Neto, o “Bauru”, um prestigiado locutor, era um deles. Tinha esse apelido, porque nasceu na cidade do interior paulista, que fica a quase 400 quilômetros da capital.

A história conta que o rapaz chegou um dia no bar com muita fome e chamou Carlos, o principal sanduicheiro da casa na época e orientou: “Abra um pão francês e ponha dentro queijo derretido”. Enquanto Carlos anotava, Bauru comentou: “Está faltando proteína nisso. Acrescente umas fatias de rosbife”. O sanduicheiro já se afastava para a preparação do lanche, enquanto Bauru completava a receita: “Ô Carlos, bota também umas fatias de tomate”. E assim foi criado um dos mais tradicionais lanches da cidade de São Paulo.

Bauru do Ponto Chic
Tempo de preparo: 4min
Porção: para 1 pessoa

Ingredientes:

70 gr de rosbife
25 gr de queijo estepe
25 gr de queijo prato
25 gr de queijo suiço
25 gr de queijo gouda
10gr de manteiga
3 rodelas de pepino em conserva
3 rodelas de tomate
1 unidade de pão francês

Modo de Preparo:

Corte um pão francês ao meio no sentido horizontal. Retire o miolo da parte superior e reserve para colocar o queijo posteriormente.
Na parte inferior do pão, coloque 5 a 6 fatias de rosbife.
Em cima do rosbife coloque 3 rodelas finas de tomate.
Em cima do tomate coloque 3 rodelas finas de pepino em conserva.
Em uma forma ou frigideira aqueça um pouco de água (300ml) sem deixar ferver. Coloque para derreter na água 10g de manteiga.
Após derreter a manteiga misture à água as porções iguais de cada tipo de queijo, deixe derreter e vá mexendo até formar uma pasta homogênea. Na parte superior do pão (canoa) coloque o queijo derretido. A parte superior do pão é colocada sobre a parte que já está preparada. Corte ao meio em diagonal e pode saborear o verdadeiro Bauru do Ponto Chic em sua forma original.

Onde encontrar o Ponto Chic:

Ribeirão Preto:
Rua Conde Afonso Celso, 1405 – esquina com a Av. Independência

São Paulo:

*Paissandu – Largo do Paissandu, 27
*Perdizes – Largo Pe. Péricles, 139
*Paraíso – Praça Oswaldo Cruz, 26

Fonte: Phábrica de Ideias – MKT & Comunicação
Tels.:(16) 3911-3606 / 3620-4448

Data de publicação: 12/08/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias