Depois de ser absolvido da falsa acusação de ameaçar a saúde pública, o ovo se revela benéfico ao coração e surge como aliado de forma enxutas. Palavra dos cientistas.

Por essa ninguém esperava. Após décadas sendo banido do cardápio diário, o ovo foi finalmente absolvido da injusta acusação de aumentar o colesterol. E agora — pasme! — estudiosos garantem que ele pode dar uma baita ajuda na redução do peso.

 

Uma das mais recentes pesquisas sobre a proeza, feita pelo Departamento de Obesidade da Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana, e publicada no prestigiadíssimo periódico americano International Journal of Obesity, revela que ingerir o alimento pela manhã faz toda a diferença no emagrecimento. Os pesquisadores analisaram 152 pacientes, homens e mulheres, entre 25 e 60 anos. Parte do grupo consumiu toda a manhã dois ovos e outra parte adotou bagel – pão tradicional americano. Ao final de oito semanas, a perda de peso entre a turma do ovo foi 65% maior na comparação com os demais voluntários. O índice de redução de cintura também foi 34% maior entre eles, assim como a redução de gordura – 16% maior. Tal estudo prova o mesmo que foi apontado pelo experimento publicado no Journal of the American College of Nutrition. Ele dava conta de que as pessoas que ingerem esse alimento logo cedo se sentem mais satisfeitas e acabam consumindo menos calorias ao longo do dia. E não pára por aí: outra pesquisa, realizada na Bélgica e publicada no Journal of Nutrition, também apontou que o ovo é capaz até mesmo de diminuir o nível de ansiedade – o que, de quebra, facilita o controle alimentar e o emagrecimento. Veja agora em detalhes por que o ovo é capaz de domar a balança.

 

Super proteína

O ovo espanta a fome como ninguém. “Por ser fonte de proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade”, afirma a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral, de São Paulo. Isso evita que a pessoa belisque ou coma demais ao longo do dia. “Daí a vantagem de ingerir esse alimento no café da manhã”, completa.

 

Gordura do bem

A gema do ovo contém gorduras do bem – a monoinsaturada e ômega 3 -, o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.

 

Clara poderosa

A clara possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. “Tanto que os suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, usado para minimizar os riscos de perda de músculos”, afirma a nutricionista Andrea Rabay, de São Paulo. E quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima.

 

Fonte de bem-estar

“O ovo é também uma excelente fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar”, afirma Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo. Essa pode ser uma explicação para o fato de mulheres que ingeriram tal alimento durante pesquisa realizada na Bélgica relatarem menor nível de ansiedade. Ótima notícia para quem quer enxugar as formas. Porque, quando nos sentimos bem, fica muito mais fácil controlar os nervos e o garfo.

 

E outros benefícios mais

A gema também tem várias nutrientes, como vitaminas A, do complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Todas essas substâncias antioxidantes ajudam a equilibrar o organismo e combater o envelhecimento precoce das células. “Além disso, o ovo apresenta colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, inclusive para formação de novos neurônios. Por essa razão, o consumo de colina é indicado na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, afirma a nutricionista Tânia. E tem mais: “esse alimento é superleve (além de barato), contém apenas 70 calorias e sacia a fome por ser excelente fonte de proteína, assim como a carne, que fica em desvantagem por pesar bem mais no cardápio e trazer gordura saturada, prejudicial à saúde”, afirma a nutricionista Andrea.

 

Da teoria para mesa

Agora entra a parte prática: incluí-lo na sua dieta. Para usufruir dos seus benefícios, não é preciso comer todo santo dia duas unidades, garantem os especialistas. “Adotá-lo de três a quatro vezes por semana já traz bons resultados”, diz a nutricionista Tania. É necessário ficar de olho no modo de preparo: sempre cozido ou mexido, nunca frito. E dar preferência ao ovo pela manhã. Isso faz com que você fique saciado e ingira menos calorias ao longo do dia. Outra boa hora para consumi-lo é antes de sair para uma festa – tal tática evita um ataque compulsivo às guloseimas. Quem quiser, pode caprichar na dieta do ovo, mas só no início. “Nos primeiros 15 dias, vale incluir um no café da manhã e outro no lanche da tarde, por exemplo”, afirma Lucyanna. Depois desse período, fique com um ovo por dia até quatro vezes na semana.

 

Algumas sugestões de café

 

Opção 1

1 xícara de chá branco + 2 fatias de pão integral com grãos + 1 fatia de peito de peru + 1 ovo cozido

 

Opção 2

1 copo (200 ml) de leite de soja light + 3 torradas integrais com tofú + 1 omelete (2 claras e 1 gema) + 1 fatia fina de melão

 

Opção 3

1 copo (200 ml) de suco de melancia + 1 fatia de pão integral com mussarela de búfala + 1 ovo mexido com tomate

Fonte: Carla Conte – Revista Saúde! é vital, ed. Abril.

Data de publicação: 15/02/2009

40 Comentários para Ovo emagrece!

  1. orlando virgulino da costa disse:

    gostaria de saber se comer um ovos por dia ajundar a dininuir o peso.

    • paulinhoccc disse:

      Nao eh o fato de se comer o ovo em si, mas como incluilo na alimentacao diaria, comsumindo pela manha, ele da uma sensacao maior de satisfacao. Comer ovos cozidos pela manha, ajuda, mas nao esqueca de exercicios fisicos regulares e uma alimentacao equilibrada.

  2. a minha mulher detesta tomar ovos no cafe devido ao odor do mesmo quando cru, ela preferi ovos estrelados.entao gostaria de saber qual deles tem mais vitaminas e que e mais util?

    • DFDG disse:

      NUNCA CONSUMA OVOS CRU, POIS AUMENTA A CHANCE DE CONTAMINAÇÃO PELA SALMONELA, OVOS DEVEM SER COZIDOS E SEM SAL, O OVO COZIDO É ABSORVIDO 91% ´JA O CRU É ABSORVIDO 51%, ENTÃO A MELHOR OPÇÃO SEMPRE SERA O COZIDO, CONSUMA A GEMA DE VEZ EM QUANDO POIS CONTEM GORDURAS. CONSUMA EM MAIOR PARTE A CLARA QUE É RICA EM AMINOACIDOS . ESPERO TER AJUDADO

  3. Aline da Silva disse:

    Boa tarde!
    gostaria de saber se ovo emagrece, e qnts eu posso comer por dia.
    Obrigado estou esperando sua resposta.

    • normeli de oliveira disse:

      faço atividade fisica e quero utilizar a proteina do ovo para enrijecer e aumentar um pouquinho meus musculos, em quanto tmpo terei esse resultado e quantos ovos devo consumir.malho 2vzs por semana e caminho 3. obrigada

  4. Janice M Silva disse:

    Bom Dia!
    Gostaria de saber quantos ovos posso comer por dia, e se é indicado pra quem tem tireoide e ele pode emagrecer.
    Se possivel gostaria de uma dica (dieta) para perder peso.

    Obrigado! Espero pela resposta.

  5. vitorgomes17 disse:

    Queria saber qual é a diferença entre um ovo frito e um ovo estrelado???
    espero pela sua resposta antes de segunda-feira
    obrigado!!!

  6. Sérgio Ap. do Carmo Martins disse:

    Muito bom, vou reapassar as informações para colegas e amigos, e vou passar a comer mais OVOS,
    agora denominado o Alimento do bem.

  7. franci disse:

    oi gostaria de saber se ovo emagresse

  8. angela maria disse:

    oi boa noite o ovo tem q ser cru ouu de qualquer jeito,(frito ou cozido)mwe responda por favor

  9. marcia disse:

    olá estou aproveitando as suas dicas eu como quatro ovos de manhã , 2 a tarde e 1 a noite eu já perdi 8 kilos em um mês estou super feliz , mas confesso que estou enjoando dos ovos será que não posso substituilos por outra coisa…

  10. Vivis disse:

    Oi gostaria de saber como se prepara ovos mexidos? E se comer ovos crus,em batidas de frutas por exemplo tambem emagrece?

    • DFDG disse:

      NA FORMA LIQUIDA O OVO PODE PROVOCAR CONTAMINAÇÃO, O IDEAL É QUE ELE SEJA COZIDO, O QUE VAI FAZER EMEGRECER EFICIENTEMENTE, É TER UMA DIETA EQUILIBRADA ASSOCIADA A EXERCICIOS FISICOS, VISANDO PRINCIPALMENTE O TEU OBJETIVO.

  11. rene disse:

    hiper interessante

  12. Adilson disse:

    Prezados, gostaria de saber quantos ovos devo comer por dia, pois eu estava tomando Whey após os treinos só que enjoei e optei por ovos cozidos, será que consigo ganhar a mesma quantidade de massa se comparando ao Whey, obrigado

  13. janiele disse:

    quero saber se pra mulher comer ovo cozido faz bem

  14. Thaís disse:

    olá, estou de regime e gostaria de saber se posso comer ovo frito?

    • paulinhoccc disse:

      Opa, olha ovo frito, alias, qualquer alimento frito nao eh recomendado, seja em dieta ou nao. A fritura nao eh saudavel, mas, se eh um desejo, se gosta muiiito, procure consumir uma vez por semana ou menos, e busque por fritar em azeite, oleo, manteiga de qualidade e nunca reaproveite apos o uso.

  15. Vinicius disse:

    Fui hoje cedo,ao médico,e,ele me proibiu de comer ovos,pois,tenho gordura,e, açucar no sangue,portanto, eu posso ou não comer ovos.

  16. quelen disse:

    eu gostaria de saber quantos ovos eu posso comer por dia para emagrecer

    • paulinhoccc disse:

      Dois ovos cozidos pela manha irao ajudar na sua dieta, inclua exercicios fisicos regulares, caminhadas, bicicleta… e evite comer ate 2hs antes de dormir.

  17. quelen disse:

    eu tenho hiportiroidismo posso comer ovo para emagrecer adianta ou nao

  18. sou diabetica mais ainda nao tomo insulina mais sou muito anciosa e belisco muito pao biscoito um pedacinho de doce e quero acabar com isso sera que comendo um ovo cozido por dia e comendo a farinha de maracuja ira me ajudar com essa anciedade aguardo resposta obrigado Jandira

  19. paulinhoccc disse:

    Bom dia, vi algumas dietas de personalidades, atletas… que usam ovo direto, mas, sem a gema. Porque?
    Tambem vi que alguns consomem batata doce. Pensava que esse legume engordava…

  20. Leandro disse:

    Olá boa tarde, eu faço boxe chinês de segunda, quarta, sabado e domingo e malho de Terça e quinta To pesando 74 kg e gostaria de chegar nos 70 kg tenho uma pequena povhete em baixo do umbigo sabe? E gostaria de saber se posso comer o ovo cozido inteiro ou só a clara pela manha e a tarde? Pelo fato de quere perde gordura e essa pochete, desde já agradeço. Abraços.

  21. dudinhaaa disse:

    pq depois que comer um ovo cozido,tem q tomar um gole de café?

  22. Raphael Schulz disse:

    Olá, tenho 18 anos e sou um pouco magro,já malhei por 4 meses comecei pelo fato de ser muito magro e sempre tomava massa e me ajudou muito, agora tenho mais corpo mais não muitos músculos e estou voltando a malhar agora de novo queria saber quantos ovos devo comer por dia e se é cozido ou cru e também se devo comer ele inteiro ou só a clara. Obrigado

  23. Nato disse:

    Olá gostaria de saber se devo comer mais a clara ou a gema pela manha?

  24. Ana disse:

    Olá, adorei a matéria, ví várias vezes vc recomendando o ovo pela manha, gostaria de saber se posso consumir um ovo cozido a noite, como janta?? Obrigada. Aguardo resposta!!

  25. cinthia souza disse:

    eu comecei minha dieta no dia 9/08/2012 hoje sao 28 eu emagreci 5kg quero emagrecer mais.O que eu fiz…de manha eu nao gosto de comer nada no almoço como omelete as vezes quiabo frito e salada a noite omelete salada quiabo nao estou comendo arroz ja tem 1semana e 2dias nao estou sentindo falta do arroz e vou continuar minha dieta quero emagrecer mais vc so tem que ter força de vontade agora q eu vi q eu emagreci hahahahah eu quero mais ah eu vou fazer academia bjusssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  26. Luana disse:

    Hj comecei a experimentar ovo em um horário diferente..
    Comi como almoço 1 ovo cozido e 500ml de suco de pêssego.Estou de dieta e resolvi aderir ao movimento q ovo faz bem.
    Como meu colesterol anda alto, estou evitando frituras.

  27. valter da silva disse:

    Otimo. gostei de tds as sugestões

  28. Isabel disse:

    Olá, tdo bem? Queria que vc me tirasse uma dúvidaa… Estou acima do peso e ireii eliminar 16 kg com dieta. Posso incluir a clara de ovo entre ela? Aguardo retorno. Grata

    Pingbacks & Trackbacks

  • [...] 7. Comer ovos elevará o colesterol. O mito surgiu porque a gema tem a maior concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes. Veja matéria correlata: Ovo emagrece. [...]

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias