0 comentários fechados

Pesquisadores estão recorrendo à ilusão de ótica para ajudar na dieta

Dificuldades para “fechar a boca”? Não se preocupe, pois se depender dos japoneses você vai conseguir sucesso na dieta sem nem precisar fazer sacrifícios. A Universidade de Tóquio está se especializando no uso de truques de ilusão de ótica para ajudar as pessoas a comerem menos.

O invento consiste, na verdade, em uma variedade de óculos capazes, cada um a sua maneira, de enganar a percepção da comida na mente e, dessa maneira, diminuir o apetite.

Um dos dispositivos possui lente de aumento e consegue ampliar a imagem do alimento para que ele pareça 50% maior do que seu tamanho original. O resultado disso é que quem estiver usando esses óculos vai acreditar que está comendo um pouco mais do que realmente está.

óculos para comer menos

Outro invento parece um pouco mais engraçado, mas os pesquisadores garantem que funciona. Um par de óculos azuis são responsáveis por deixar tudo, inclusive a comida, azul. Além de o azul acalmar os desejos do cérebro, a alteração de cor acaba por deixar o alimento menos atraente.

óculos azuis

Um pouco mais complexo, outro par de óculos vem com dispositivos de cheiro e TV acoplados. A ideia é que, quando o usuário tiver que comer um prato light, por exemplo, ele pode escolher enxergar na tela do óculos um maravilhoso prato de lasanha. O cheirinho da lasanha vai também ser sentido, fazendo com que o cérebro pense que ela de fato está ali.

dispositivos de cheiro

Os protótipos já estão sendo testados pela equipe do professor Michitaka Hirose, da Universidade de Tóquio. De acordo com ele, até agora os estudos mostraram que os voluntários que participam do estudo diminuíram consideravelmente a quantidade de comida que ingerem.

Fonte: Guia GPHR (via Redação Galileu)

 

Data de publicação: 30/04/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias