O que vale, na hora de escolher o que vai no prato, é a quantidade e a combinação dos alimentos. De todos os nutrientes, o que mais eleva a sua glicemia é o carboidrato. Sabendo a quantidade  e carboidratos que você consome a cada refeição, fica bem mais fácil ajustar a dose da sua medicação.

Alguns alimentos ainda têm o poder de ajudar a equilibrar a absorção dos carboidratos, que no corpo se transformam imediatamente em açúcar. Comendo fibras e fazendo uma refeição balanceada, você consegue driblar o excesso de glicose, ou faz com que ela demore mais tempo para ser absorvida no sangue, e ainda melhora sua qualidade de vida. E quando bater aquela vontade de doce de verdade, coma seu açúcar sem culpa, mas escolha a hora certa e não exagere. Uma fatia sedutora, devorada com gosto, assim de vez em quando, transborda muito mais sentido do que se você comesse doce a toda hora. Experimente deixar essas fatias para instantes gloriosos.

Diabetes o que comer

IMPORTANTE: Independentemente do tipo de diabetes que você tem, o ideal é consumir esse doce no lugar de outro alimento, para evitar excessos e com isso o aumento do peso e da glicemia. Melhor mesmo é reservar os doces e os alimentos mais proibidos para ocasiões ainda mais especiais. A festa de aniversário, pode ser. Ou aquele encontro regado a champanhe com um amor de mãos entre laçadas nas suas. Ou simplesmente para comemorar como você se cuida e sua glicemia está certinha, de ganhar parabéns do médico.

Fibras: Com a óbvia exceção de quem tem problemas sérios no aparelho digestivo e precisa de dietas específicas, as fibras são fundamentais na vida de todos nós. Afinal, desde os tempos pré-históricos começamos a ingerir folhas, grãos, uma dieta rica em fibras, capaz de fazer o organismo funcionar como se deve e encher a gente de energia. As fibras varrem a sujeira do intestino (e seu corpo e sua pele cintilam), promovem aquela sensação de saciedade sem pesar no estômago e ajudam na absorção de outros alimentos. No sentido literal, científico, as fibras presentes nos grãos integrais, nas cascas de frutas e em várias hortaliças se misturam ao bolo alimentar e ajudam a manter a flora intestinal equilibrada, evitando a horrorosa prisão de ventre. Sem contar que ainda ajudam a prevenir o mau colesterol. No sentido figurado, da valorização do paladar, da poesia no prato, as fibras contribuem para despertar o amor pela boa comida. Cabem em todas as receitas, doces e salgadas, agradam a todos os paladares. Com fibras na mesa, você mastiga mais devagar, sente cada sutileza do sabor, presta atenção nos detalhes, aproveita melhor o que põe na boca. E a sensação de bem-estar vai muito além da refeição.

Proteínas: Carnes, leite, queijos, peixes, ovos, leguminosas como o feijão e a ervilha devem fazer parte da sua alimentação, mas não demais. Calcule que uns 15% do que você come no dia precisa conter proteínas. Ir além disso pode ser demais, e começa a não fazer tão bem, especialmente para quem sofre de problemas renais. Pessoas com diabetes também têm uma tendência maior de desenvolver doenças cardíacas, portanto não abuse da gordura, e prefira, no dia-a-dia, consumir as proteínas magras. Deu um desejo de devorar espaguete? Então prepare um à bolonhesa, assim vai consumir carboidrato, proteína e gordura – e mata sua vontade de um almoço da mamma. Se caprichar, a comida lhe inspirará poemas. E quem é que vai se lembrar do diabetes diante de um prato desses?

Para estrelar seu cardápio, nada melhor do que a dupla brasileiríssima arroz com feijão: é excelente para a saúde, cai bem com quase todos os complementos e contém fibras, carboidrato e proteína.

Adoçantes: São todos bem-vindos, embora quem tem pressão alta deva evitar os que contêm sódio na fórmula, como o ciclamato de sódio e a sacarina. Olho nos rótulos!

Verdura: Tem vitaminas, minerais e fibras, faz bem para a saúde e, preparada de forma saudável, cozida, a vapor ou servida crua em saladas, praticamente não tem carboidratos. Abuse, use, se delicie com folhas verdinhas no prato.

Ovo: Por essa você não esperava. Ovos, que durante anos foram os grandes vilões da humanidade (“Você podia calcular em dias o tempo perdido cada vez que comia uma gema”, diz o escritor Luis Fernando Verissimo), acabaram absolvidos de vários crimes. Consumidos com moderação, não fazem mal ao colesterol. Divirta-se com omeletes (cuidado para não abusar da gordura) e pense que aquele quindim que lhe sorri na doceria é menos assustador do que parece Isso se voce estiver com a glicemia controlada.

Lanches: Um copo de leite, ou uma maçã, ou três Bis, ou duas fatias de pão com margarina – lanchinhos são essenciais para a sua saúde. A cada 3 ou 4 horas, seu corpo precisa ser alimentado, ou seja: um lanchinho entre o café da manhã e o almoço, outra boquinha no meio da tarde, antes do jantar. Jantou cedo e demorou para cair na cama? Belisque de novo antes de dormir, coisa leve, para sonhos inspirados. Acontece que, quando você fica muitas horas sem comer nada, o corpo se desespera e, na hora em que você comer de novo, vai absorver tudo, tudo e mais um pouco e logo transformar em glicose para garantir sua energia. E se você estiver tomando medicamentos para baixar sua glicemia, eles podem continuar agindo enquanto você não come, provocando a hipoglicemia.

Sinal verde: Alguns alimentos têm cartão vip no seu organismo, estão liberados sem qualquer preço para o seu diabetes. Veja a lista: café, chá, água mineral, refrigerante diet ou light, gelatina diet.

Dica sobre o suco de laranja: Em vez de tomar um suco de laranja, que concentra muito açúcar da fruta e faz sua glicemia subir rapidamente, prefira comer uma laranja, tem menos açúcar (afinal, o suco leva umas três laranjas de uma vez), e suas fibras fazem com que o organismo demore mais para absorver a glicose.

Fonte: Livro – Comida que cuida 2

Veja matérias correlatas:

Tabela de controle de allimentos para diabéticos – Parte I

Tabelas de controle de alimentos para diabéticos – Parte II

Tabelas de controle de alimentos para diabéticos – Parte III

Confira a lista de frutas e sucos ideais para diabéticos

Data de publicação: 27/12/2009

51 Comentários para O que os diabéticos podem comer?

  1. mario francisco pereira disse:

    Sou diabetico, fiquei em duvida dos alimentos Vips.
    Refrigerante diet, café, podemos ou não podemos.

  2. Silvia Mockevicius Rahal Carão disse:

    Gostaria de saber quais são as frutas proibidas para diabéticos.

  3. Descobri há pouco tempo que estou com diabetes, estou em dúvida de muitas coisas, cortei o doce geral, não estou comendo massa nenhuma, mas não consigo parar de comer arroz. O que eu faço?

    • CARLOS BARBOSA disse:

      TENHO 85 ANOS ESTOU COM SITOMAS QUE DIZEM SER DIABETE, TAIS COMO VISÃO TURVA E OUTROS SINTOMAS MINHA GLICOSE ÚLTIMA MEDIDA ESTAVA COM 111 NÃO SOU AMIGO DE DOCES Mais adoro bolo GOSTARIA DE SABER AS FRUTAS E ALIMENTAÃO EM GERAL PARA O MEU CASO

      • joceni Costa Sanches disse:

        minha mãe tem 65 anos o dabete dela sempre estava 200 atem 380 mesmo ela toma insulina ,mais agora um 15 dias atraz estou controlando alimentaçao dela hoje pela manhã chegou até 118 mesmo estando baixa ela precisa tomar insulina

        • sueli disse:

          oi tem duas coisa que acaba com o diabete o meu estava em 380 em duas semanas eata em 80 e so comer bastante almeirao e o quiabo vc bate o kiabo coa e toma em jejum eu ja estava perdendo a visao mas com isso voltou ao normau bjs

    • Lauana disse:

      arroz é bom pode comer mais não precisa cortar o doce geral viu ein francilene laport so unszinhos docinhos de vez em quando!
      tchau!beijux!a e a massa pode comer mais moderadamente viu ein Francilene Laport?

  4. Gostaria de encontrar receitas de doces somente para diabéticos, comer sem medo…

  5. SÔNIA MARIA DE MOURA CORRÊA disse:

    Gostaria de saber tudo o que uma pessoa com diabetes pode e deve comer?

  6. marcia disse:

    gostaria de saber quais são as frutas que os diabeticos não devem comer?

  7. alexandre disse:

    quer saber quais frutas ñ posso comer, pois adoro frutas e tenho medo de estar comendo frutas q e prejudicial para o diabetico, obrigado.

  8. carina disse:

    olá!tenhu 17 anos,e descobri q minha glicemia está alta mais ainda não e considerado uma diabete,estou fazendu uma dieta rigorosa,estou muito mal com isso.não posso mais comer nada,tudo tem hora.
    gostei muito dessa esxplicação

  9. ´Waldir Mariano Bigo disse:

    Preciso de uma informação. Sou diabético. Pela manhã em jejum, meço a qt estou, sempre entre 130 a 150, tomo um comprimido de Glimepiridia 2mg. espero uns 15minutos faço o meu desjejum.
    1 copo de café com leite 6 bolachas de água e sal e um mamão papaia… depois de duas horas meço novamente e me assusto….acusa em torno de 260, será que seja o papaia? tá louco, não sei mais o que comer. Agradeço a ATENÇÃO, Waldir Bigo

    • CARLOS FEITOZA disse:

      BOTE VAS MAOS PRO CEU RAPAZ,PROCURE MANTER ISSO E VIVA PARA SEMPRE ASSIM VOCE PODE TER 130 A 150 O REST DA VIDA. ACHO QUE ISSO MANTIDO NAO VAI PIORAR. APOS COMER BA GLICEMIA SOBE, E NORMAL.

    • Keila disse:

      Olá Waldir, nos diabeticos não podemos misturar frutas com outras coisas nas refeições, assim dizendo, se vc come um mamão, terá que abdicar do restante ou tomar o café com leite e as bolachas e abdicar da fruta!

  10. Cleusa Mastrocinque disse:

    Sou diabética há mais de 20 anos. Todos os meus endócrinos disseram que feijão (frarináceos) eu não devo comer. É fato?

  11. Kelen disse:

    Olá…sOu diabética à 6 anOs…queria muitO saber o que pOssO cOmer…adOrO dOceS queria pOder cOmer sem culpa…pOssO cOmer dOces dietes sem prOblemaS? EstOu bem perdida…nãO sei o que devO ou nãO cOmer…me ajudem!!! Obrigada.

  12. marta disse:

    sou diabetica tenho duvidas doque devo come e bebe, descobri a poucos dias

  13. lourdes disse:

    gostei muito do seu comentario sobre frutas

  14. anna cláudia disse:

    oi.. aqui diz q o café é sinal verde, mas dizem tbm q ele corta o efeito do remedio!! qual seria a verdade??

  15. joceni Costa Sanches disse:

    a minha mãe tem diabeti ela toma insulina todos os dias eu gostaria de saber apartir de quanto ela precisa tomar a insulina

    • joceni Costa Sanches disse:

      que horas é ideal tomar a insulina ante da refições ou depois

    • danielli disse:

      Joceni ela precisa tomar a insulinade acordo com o que o médico dela receitou nem mais nem menos com os exames de rotina o médico avliará a necessidade de aumentar ou diminuir a dose como ela é insulino dependente não pode jamais deixar de tomar as doses exatas.

  16. joceni Costa Sanches disse:

    deve medir a glicose primerio para depois tomar a insulina?

  17. suzanne disse:

    descobri que sou diabetica,gostaria que mandassem a lista de frutas,verduras,legumes e o quais produtos diet como sucos,obrigado

  18. ariane dara disse:

    deve medir a glicose primeiro para depois para tomar a insulina e o mas recomendados é muitas frutas verduras e legumes e sigas os comando do seu medico
    e boa sorte

  19. mafalda migueis disse:

    ola boa tarde a todos a minha avó e diabética e esta acamada eu gostava de saber o que e que ela pode comer a cada refeição e aos lanches que não lhe façam mal

  20. Janiclécia Matos disse:

    Gostaria de receber um cardápio de café da manhã, almoço e janta para um diabético que também tem pressão alta e sofreu um A.V.C, recentemente é meu pai e mora comigo, preciso de ajuda.

    Obrigada.

  21. nicoly disse:

    Muito bom essas dicas, era o que precisava para manter o diabetes. Obrigada. beijos

  22. nicoly disse:

    Que legal, os diabeticos vão amar essas dicas!!!

  23. nadyelle disse:

    Tenho 15 anos e descobri que tive diabetes aos 8 anos. E sempre tento controlar minha glicose.

  24. Francis Perot disse:

    Minha esposa tem Diabete e pressão Alta, e hipoglecemia…. Quais as frutas e alimentos ela pode comer…. Estou tentando controlar para ela sofra menos. Ja consultei vários médicos e cada um fala coisas diferentes

  25. Rosane Ramos disse:

    Sou diabética tipo 2, a +- 3 anos, tenho 55 anos.Quando soube cortei tudo, porém com o tempo, como a minha glicemia é bem controlada, jejum é 80, 90,acabei largando mão. Como de tudo inclusive doce. Tomo, glifage xr 500 a noite. Por gentileza, gostaria de saber se isso ao longo do tempo vai me prejudicar, ou se a diabetes sendo controlada como a minha, posso me alimentar normal. Só uso adoçante!obrigada

  26. HERONDIA PEREIRA VEGINI disse:

    Meu filho tem 101 de diabete este valor é grave?, ele tem 15 anos, qual o valor aceitável? é diabete tipo 1 como posso saber? quais os alimentos que pode comer?. por favor me ajude sou mãe e quero resolver esse problema pois estou muito preocupada.

  27. carlos walter Araujo disse:

    Todos os idosos são diabéticos?
    Antes dos 50 anos eu não era diabético, após deu 116-145-175 e hoje 214.

  28. Eu virei diabetica agora pouco e tenho apenas 11 anos, tá sendo chato demais pois tudo tem hora e a dieta e super chata então eu queria pedir uma lista de tudo que não posso comer e tudo o que é diet que posso comer sem preocupações e que não faça mal ou suba a glicose.

  29. vania disse:

    descobrimos agora que meu irmão tem diabetes e hipertensão, como proceder, na alimentação, o que pode ou não comer, arroz, legumes,etc. qual seria um bom cardapio para o dia dia, eu e minha mãe estamos perdidas em relação a isso. obg se poder nós ajudar

  30. António Espadinha disse:

    Sou diabético,gostaria de sbar quais os tipos de carnes posso comer.

  31. nilsa castro disse:

    descobri que tenho diabete qual a fruta que eu posso comer e qual a que eu não posso

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias