0 comentários fechados

É praticamente impossível manter a dieta na Páscoa. Quem resiste aos ovos de chocolate, à bacalhoada, às sobremesas hipercalóricas? Segundo a nutricionista e professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), Cíntia Curioni, nada disso é motivo para desespero. “Não há problema em cometer excessos por um ou dois dias, se depois a pessoa mantiver uma alimentação balanceada, consumindo, diariamente, frutas, verduras e legumes, fazendo quatro ou cinco refeições equilibradas diariamente e evitando frituras”, explica.


Mas, para quem deseja se “manter na linha” até mesmo durante a Páscoa, a nutricionista dá algumas dicas. Uma boa opção é dar preferência a peixes frescos, que são, em geral, bem menos calóricos, com cerca de 100 calorias em 100g. Para quem não abre mão do bacalhau, Curioni recomenda receitas que levam legumes e que vão ao forno, evitando-se ingredientes calóricos como creme de leite.

Outra dica para a Páscoa é dar preferência aos chocolates amargos, que são menos gordurosos e apresentam maior percentual de polifenóis, substância que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e contribui para reduzir a quantidade do LDL – o colesterol ruim. “Além disso, aqueles que se dispõem a fazer o próprio ovo de chocolate podem incluir frutas secas na receita para reduzir seu valor calórico”, aconselha Curioni.

Segundo a nutricionista, o ideal é consumir quantidade não muito superior a cerca de 30 gramas de chocolate por dia, o equivalente a uma barra pequena. Segundo Curioni, é preciso controlar, especialmente, a quantidade de chocolate consumida pelas crianças, que, cada vez mais, sofrem com o problema de obesidade. “Ás vezes, elas ganham dez, quinze ovos de Páscoa, e não têm condições de consumir tudo isso de forma saudável e equilibrada”, alerta.

Lilian Christine

SPS COMUNICAÇÃO
55 21. 2111-2652
55 21. 9207-2949

www.spsbr.com.br

Data de publicação: 09/04/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias