0 comentários fechados

Chef Wanderson Medeiros apresenta sua cozinha regional e requintada em menu especial e aula no restaurante O Navegador, no centro do Rio

Começa na próxima terça-feira (14/06) o Rio Bom de Mesa 2011, festival dos restaurantes da Associação da Boa Lembrança do Rio de Janeiro. Serão três circuitos que dividem a capital e o restante do estado em casas anfitriãs que receberão outros Chefs associados do Brasil. Entre os convidados, nomes de peso como Alice Mesquita – Alice Brasserie (DF), César Santos – Oficina do Sabor (PE) e André Generoso – Divina Gula (AL). Além de provar os menus dos Chefs, quem participar do festival ainda leva pra casa um prato decorativo, pintado à mão e exclusivo do Rio Bom de Mesa 2011.

O festival começa com o RBM Centro, de 14 a 16 de junho. Seis restaurantes exibem o charme histórico do Rio e oferecem menus com entrada, prato e sobremesa a um preço especial. São eles: Esch Café, Giuseppe, La Sagrada Família, Margutta Cittá, O Navegador e Rancho Inn.

O chef Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí (AL) foi o convidado de Theresa Corção para seu O Navegador. A casa funciona há mais de 30 anos no prédio histórico do Clube Naval, de 1908, tombado pelo patrimônio histórico. Para o menu, Wanderson vai servir sua tradicional carne-de-sol, preparada na baixa temperatura e servida suculenta. A receita de oito dias de salga da carne é do bisavô de Wanderson, passada de pai pra filho na região do município de Picuí, interior da Paraíba. Hoje, o Chef utiliza este e outros ingredientes regionais em preparações que valorizam também a estética e o requinte do prato. “Nunca me esqueço do sabor nordestino na hora de criar a receita, mas a apresentação do prato é muito importante pra mim.”, conta Wanderson.

Veja o menu completo que será servido no O Navegador:

Entrada
Escondidinho de linguicinha defumada, queijos do sertão e creme de macaxeira

Principal
Suculenta carne-de-sol ao creme de jerimum, cubos de coalho dourados e crisp de couve

Carne-de-sol

Sobremesa
Cocada mole com sorvete de tapioca e fios de mel de engenho

cocada mole

Além do menu, Wanderson também irá ministrar aula no O Navegador. O chef irá ensinar a fazer sua carne-de-sol e falar um pouco sobre este ingrediente típico do sertão. A aula será na quarta-feira à tarde, horários e valores através do (21) 2262-6037.

Na quinta-feira (16/06) começa o circuito Zona Sul, que inclui os restaurantes 66 Bistrô, Casa da Suíça, Esch Café Leblon, Margutta, Sawasdee Leblon, Sushi Leblon e Restaurante Victória. Os menus serão servidos até o sábado. Dos dias 17 a 19 será o RBM Estado do Rio, onde participam Alvorada (Petrópolis), Banana da Terra (Paraty), Bartrô Bistrô (Rio das Ostras), Gosto com Gosto (Visconde de Mauá), Jardim Secreto (Penedo), Parador Valencia (Petrópolis).

Rio Bom de Mesa 2011 – Menu chef Wanderson Medeiros

Data: 14 a 16/06

Local: O Navegador – Av. Rio Branco, 180 – 6º andar, Bairro: centro
Telefone: 2262-6037 Horário: 11h30/15h (fecha sáb. e dom.)

Fonte: Gastrô Comunicação

Data de publicação: 13/06/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias