0 comentários fechados

Já foi tempo que a presença masculina imperava nos bares.  Este perfil há muito mudou, e é comum a presença de mulheres descoladas tomando uma cerveja com as amigas, ou organizando festinhas, onde esta bebida não pode faltar. Assim como quem aprecia um bom vinho sabe qual a taça é a ideal, para se tomar uma cerveja, também é preciso ter o copo correto para realçar o sabor da bebida.

 Na Bélgica, há uma variedade imensa de cervejas e vários copos são usados, já que o visual é um dos grandes prazeres dos cervejeiros. Além disso, cada formato de copo tem uma função em relação à espuma, ajudando a manter a altura correta para que a bebida não esquente e perca o sabor mais rápido. De acordo com a Humaitá Louças, uma das mais tradicionais lojas de equipamentos e utensílios para copa e cozinha, os copos mais procurados são:

PILSNER

A popular tulipa. Ideal para as cervejas dos tipos pilsen, que são mais leves, parecidas com chopp. Possibilita a formação de um bom creme. É preciso cuidado para não confundir com o copo Lager, muito usado para chopp aqui, no Brasil. O Pilsner tem a boca apertada, enquanto o Lager tem a boca levemente fechada.

CALDERETA

O Caldereta é versátil e pode ser utilizado para cerveja inglesa e americana por comportar um volume pouco acima de 300ml. É uma alternativa mais adequada do que outros copos genéricos, portanto, uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter todos os estilos recomendados.

 TULIPA

Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales Belgas. O desenho é baixo e elegante, o que permite também observar a evolução do creme. A tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém, com a boca virada para fora.

 FLAUTA

São mais usados para beber espumantes e champagnes, mas são ideais para cervejas do tipo Faro, Lambic e Gueuze. Como são mais finos, possibilitam que o creme demore mais para dissipar, mantendo as qualidades das cervejas.

CANECA

É mais usada para servir chopp ou cervejas vendidas “na pressão”. No Rio, os bares são os que mais servem na caneca. Existem de vários tamanhos e formatos, mas normalmente são mais largos, vidro grosso, e algumas têm apoio para o polegar na alça.

 mulheres com cerveja

Outras dicas importantes sobre as cervejas

Se alguém lhe oferecer um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação, que irá diluir a bebida a ponto de alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Lave os copos sempre à mão e enxágue bem. Os saponáceos que eventualmente sobram no copo matam a cerveja e o seu creme. Seque-os, de preferência, naturalmente, sem contato com tecidos. Jamais retire os copos recém-lavados da máquina lava-louças e sirva logo em seguida. O copo deverá sempre estar na temperatura ambiente para receber a cerveja.

 

Por: Ana Carolina Melo
Núcleo Geral

(21) 3232-4600
(21) 9390-5558
www.montecastelo-ideias.com.br

Data de publicação: 15/08/2013

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias