0 comentários fechados

Estrela da cozinha “Nikkei” peruana, chef Hajime Kasuga participa da feira gastronômica que acontece no Museu Oscar Niemeyer, dias 6 e 7 de abril

O Gastronomix, quermesse da alta gastronomia do Festival de Curitiba, chega à sua 5ª edição com dois nomes internacionais confirmados: o peruano Hajime Kasuga, que vem especialmente ao país para o evento, e o francês Erick Jacquin, radicado em São Paulo. Completam o elenco dois chefs do Nordeste, André Generoso (Maceió) e Zé Maria (Fernando de Noronha), e os destaques curitibanos Manu Buffara, Marília Culpi, Daniela Caldeira, Fábio Mattos, Fabiano Marcolini, Renata Ferian e Délio Canabrava, Giuliano Hahn e Adriana de Nadai.

Com patrocínio da Alltech e Banco CNH Capital, o Gastronomix acontece dias 6 e 7 de abril, no Museu Oscar Niemeyer. A curadoria é do chef Celso Freire.

Barraquinhas montadas ao ar livre dão o clima de descontração para o evento, que oferece ao público a oportunidade única de experimentar deliciosas criações desses renomados chefs num só local. Os pratos são preparados na hora, pelos seus próprios criadores, e vendidos com preços convidativos. O Gastronomix segue os princípios do movimento Gastronomia Responsável, da Fundação Grupo O Boticário. Além disto, este ano, R$1 de cada ingresso vendido será doado para a Santa Casa de Misericórdia.

 

Culinária Nikkei é destaque

Hajime Kasuga é um dos grandes chefs da culinária Nikkei – nome dado à fusão das cozinhas peruana e japonesa. Desde 2012 ligado ao badalado restaurante H ( ´Ache´), em Lima, durante dois anos consecutivos (2008 e 2009) seu antigo restaurante, o Hanzo, foi escolhido como a melhor casa de comida japonesa do Peru.

Antes disso, em 2007, Kasuga já havia vencido o prestigioso prêmio Girotonno, na Itália, que o pôs em evidência entre os jovens chefs internacionais. Kasuga vem ao Brasil especialmente para participar do Gastronomix.

 

Maître Cuisiner de France

O outro nome internacional, Erick Jacquin, já é bem conhecido dos brasileiros. Um dos principais chefs franceses em atividade no país, Jacquin comanda o La Brasserie, em São Paulo, no qual propõe uma cozinha original, plena de sabores, exotismo e criatividade, que abraçou as cores do Brasil.

Erick Jacquin também é um dos chefs mais premiados do país, tendo sido eleito várias vezes como melhor chef e melhor restaurante francês de São Paulo pela Veja SP, Prêmio Paladar (do jornal O Estado de S. Paulo), revista Época e revista Gula. Em 1998, Jacquin  foi reconhecido e nomeado Maître Cuisinier de France – a mais alta honraria da Gastronomia Francesa. Foi o primeiro chef francês a receber esse título no Brasil e na América do Sul.

 

De Maceió para Curitiba

Presença ilustre no Gastronomix deste ano, André Generoso, chef mineiro radicado em Alagoas, teve sua iniciação no mundo da gastronomia quando tinha apenas 12 anos de idade. Nesta época já ajudava na confecção de iguarias elaboradas pelas famosas quituteiras da Serra Mineira. Engenheiro Florestal por formação acadêmica, foi na cozinha que descobriu sua verdadeira paixão. Deixou pra trás o diploma e a Serra Mineira para fundar o renomado restaurante Divina Gula em Maceió, em 1987, com o qual obteve o reconhecimento do público e da crítica ao fundir de maneira harmoniosa a gastronomia mineira com a alagoana.

Chef Andre Generoso

Assessoria de imprensa: (41) 3233-0340

Mariângela Guimarães mariangela@festivaldecuritiba.com.br

Adriane Perin – adriane@festivaldecuritiba.com.br

Fernando Henrique Oliveira – fernando@festivaldecuritiba.com.br

Taísa Rodrigues – taisa@festivaldecuritiba.com.br

Site:             http://festivaldecuritiba.com.br

Facebook:  http://www.facebook.com/fest.curitiba?fref=ts

Twitter:       https://twitter.com/Fest_Curitiba

YouTube: http://www.youtube.com/festcuritiba

 

Data de publicação: 01/04/2013

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias