0 comentários fechados

Trio de chefs apresenta menu em evento de promoção da cultura brasileira na capital Santiago

No próximo dia 05 de julho a chef Alice Mesquita, acompanhada dos chefs Rodrigo Viana e Wanderson Medeiros serão os embaixadores da gastronomia brasileira em Santiago, no Chile. O trio será responsável por um cardápio de origens nacionais, destacando especialmente a gastronomia de Brasília. Os menus serão apresentados no evento Goal To Brasil, realizado pela Embratur, onde estarão presentes jornalistas, agentes de viagens, operadores de turismo, autoridades locais e investidores. O encontro terá ainda atividades culturais e de promoção do turismo no Brasil.  “Queremos apresentar ao mundo, com riqueza de detalhes, o que cada estado tem de melhor em sua gastronomia, cultura, música e atrativos turísticos. Além disso, mostrar que as cidades-sede estão aptas a receber os turistas estrangeiros que virão prestigiar a Copa em nosso país”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. De acordo com o último estudo do Ministério do Turismo (Demanda Turística Internacional), dentre os itens mais bem avaliados de infraestrutura e serviços turísticos, está a gastronomia, que ocupa o 2° lugar com 96% de aprovação dos turistas estrangeiros.

Os chefs terão dois momentos com o público: um brunch de dia e um coquetel à noite, com público total de cerca de 300 convidados. Os chefs ainda terão um encontro com jornalistas para um tête-à-tête sobre a gastronomia brasileira. Para os menus, a chef Alice Mesquita criou uma sequência de receitas com ingredientes ícones do cerrado como Baru e Pequi que vão reforçar o lado regional – “mas queremos mostrar também a realidade da gastronomia da Capital Federal hoje”, explica Alice. “Em Brasília o Brasil se encontra”, finaliza a chef, referindo-se ao mosaico de cozinhas regionais na Capital. “O menu ainda vai receber influências do mineiro Rodrigo e do alagoano Wanderson, vamos apresentar um Brasil rico.” conta Alice. Entre as opções que serão servidas alguns clássicos como bolo de fubá com coco, caldinh o de feijão, escondidinho de carne de sol, brigadeiro de colher e manjar de coco. Para beber, não poderia faltar a onipresente caipirinha e também cachaça envelhecida, para ser bebida pura.

Alice Mesquita é uma das chefs mais premiadas de Brasília não só por seu trabalho à frente do Alice Brasserie, mas também por suas contribuições à gastronomia da cidade, influenciando profissionais e empresários do setor. Já representou o Brasil no exterior e continua emprestando seus conhecimentos em atividades no país. Wanderson Medeiros faz parte de uma leva de chefs nordestinos que têm se destacado com sua cozinha autoral mas de extrema valorização regional – fortemente influenciados por Alex Atala. Premiado nacionalmente, Wanderson é referência quando o assunto é a nova cozinha nordestina, que apresenta em seu restaurante Picuí (Maceió e Aracaju) e em eventos nacionais e internacionais. O criterioso e estudioso Rodrigo Viana já comandou a cozinha do cinco estrelas Ouro Minas, em Belo Horizonte, e chegou a servir mais de 15 mil refeições em um dia. Trocou a intensidade do hotel pela alta cozinha do chef Ivo Faria, no premiado Vecchio Sogno, com quem trabalhou por cinco anos. Atualmente, Viana comanda a gastronomia do restaurante Places, em Brasília.

A participação dos chefs no evento se deu com a colaboração da associação Brasil à Mesa, formada este ano em prol da valorização da gastronomia do Brasil e presidida por Mônica Rangel. A Associação está abrindo espaços de diálogo do setor com o poder público através das articulações da chef com a Embratur e o Ministério do Turismo. “Neste primeiro evento conseguimos que fossem convidados três chefs, ao invés de um, como seria previsto.”, conta Mônica Rangel, “assim o evento ganha em pluralidade, representatividade e mostra mais a realidade do Brasil à mesa”.

O Goal to Brasil prevê ainda mais treze eventos, como o de Santiago, em países prioritários ao turismo brasileiro. A próxima edição será no dia 09 de agosto em Bogotá, na Colômbia. “Ainda estamos acertando com a agenda dos chefs para compor o grupo, mas o nome de Thiago Castanho está entre os que encabeçam a lista.”, explica Mônica Rangel.

brigadeiro de colher

Serviço:

Goal To Brasil

Data: 05/07/2012
Local: hotel W Santiago – Santiago / Chile
Assessoria de imprensa Associação Brasil à Mesa:

Gastrô Comunicação – www.gastrocomunicacao.com – (61) – 3345. 7216

brasilamesa@gastrocomunicacao.com / facebook.com/brasilamesa / @brasil_a_mesa

 

 

Dalila Saúde

61.8187.4766 /  61. 3345.7216

dalila@gastrocomunicacao.com
www.gastrocomunicacao.com
www.blogdagastro.com
www.facebook.com/gastro.comunicacao
@gastrocomunic

 

 

Data de publicação: 03/07/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias