Quem nunca ouviu falar do ditado “tudo demais é veneno” ?  Pois bem, esta matéria sobre frutas à vontade reflete esta teoria popular.  É interessante conhecer essas dicas, principalmente para pessoas com restrições na alimentação.

Vitaminas, minerais e fibras. Realmente, são muitas as vantagens nutricionais de um cardápio à base de frutas. No entanto, vale ressaltar que ingeri-las à vontade é um erro, já que as frutas em sua maioria são ricas em carboidratos – o que influencia diretamente nos níveis de glicemia de quem tem diabetes.

Segundo a nutricionista do departamento de Nutrição da SBD, Marlene Merino Alvarez, a principal dica na hora de comer frutas não é verificar somente a quantidade, mas a sua variedade.

Fruta: In Natura, Suco ou Sorvete?

Na hora de escolher como consumir a fruta de sua escolha, basta incluí-la no total de carboidrato do plano alimentar, independente da sua forma de preparo. “O recomendado, principalmente em função do valor calórico, é usar na forma in natura. O suco tem mais carboidratos e calorias porque concentra, num pequeno volume, várias frutas. Já o sorvete é ainda mais calórico pela adição de gordura”, afirma Marlene Merino.

As Frutas e suas Propriedades

– Fonte de energia e carboidrato: as frutas são ricas em frutose que é um carboidrato que rapidamente chega no sangue – Para corrigir a hipoglicemia, uma das melhores opções é usar um copo (200ml) de suco de laranja.

– Alto Teor de Gordura: frutas como o abacate, castanhas e nozes possuem alto valor energético e fornecem ao organismo um tipo de gordura boa, já o coco (a polpa), além das calorias possui um tipo de gordura que faz mal ao coração;

– Alto Teor de Água – Exemplo: melancia, melão, laranja;

– Alto Teor de fibras – Exemplo: maçã, laranja, tangerina, manga, jaca.

“As frutas devem ser ingeridas de forma variada e todos os dias, pois cada uma delas cobre uma função no organismo. O ideal é seguir a mesma regra da alimentação balanceada: quanto mais colorido o cardápio, melhor!”, recomenda Marlene.

Data de publicação: 23/09/2009

61 Comentários para Frutas à vontade? A história não é bem essa. . .

  1. ivonete leme do prado disse:

    gostaria de receber sempre porque tenho diabete e bom saber o que pode oque nao pode comer obrigado gostei muito desse site.

  2. terezinha mundim disse:

    Gostaria de saber se a fruta atemoia faz mau para diabeticos

  3. Neusa disse:

    Gostaria de receber receitas para pessoa dibetica, o que pode comer.
    Fico muito agradecida.

    • Ednalva G. Nunes disse:

      Tenho aparelho para medir a glicemia em casa sempre que fasso exame casa so da 131 em jenjun , isso que dizer que sou diabedica? fiz no medico uma vez deu 127 o medico disse que eu ja era diabetica passou metiformina eu tomei ums dias mais mim sentir mal e parei agora tenho medo de fazer no laboratorio fiz em casa e deu como ja falei 131 sou diabedica? obrigado.

  4. Elza disse:

    gostaria de saber as frutas que posso comer e os doces que não tem açucar, seria receitas para mim preparar ,e algumas coisas salgadas,obrigada aguardo resposta Elza.

  5. tecla disse:

    Gostaria de saber as frutas que posso dar para meu esposo comer e os doces que não tem açucar, seria receitas para que eu posso me orientar pois está sendo uma novidade saber que ele tem diabete ,e algumas coisas salgadas,obrigada aguardo resposta .

    • amiga disse:

      olha você dar para o seumarido 2 maças por dia pois faz muito bem a saude olha um texto que eu achei!

      A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Devido a sua facilidade de cultivo e não possuindo sazonalidade, ou seja, sendo colhida durante todo o ano, pode ser usada de forma ampla na culinária. Conheça as propriedades nutricionais da maçã.
      A composição nutricional da maçã merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.
      Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade.
      As maças exercem uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal.
      As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.
      Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.
      Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

      • lucy disse:

        Excelente artigo.So nao faz quem nao quer.
        E muito facil seguir a orientacao,ainda mais sabendo que trara grandes beneficios.Parabens

  6. jose carlos campos disse:

    gostaria de saber qual melhor alimentação para mim pois descobri que tenho diabetes e mmeu trigriceles tambem esta muito alto como associar uma alimentação saudavel

  7. dolabela disse:

    Gostaria de saber quais frutas posso fazer uso.
    Tenho hipoglicemia alta….segunda a doutora estou pre-diabetico.

    Mesmo alimentos…. o que alimentar?….falam à respeito de que não devemos fazer uso de produtos abaixo da terra ……….tem implicações….existe a veracidade do fato?

    • sandra maria disse:

      ola. sempre tive uma boa saúde, mais de um més para ca, estou sentindo muita dormência nos dedos da mão e linguá, sera que a diabete, esta enfocinhada neste sintoma? me responde mais rapto , pois estou muito preocupada. grata um abraço

      • Alci Santos disse:

        Cara Sandra esses sintomas são sugestivos de hérnia de disco. O ideal é vc procurar um traumatologista ou ortopedista que ele vai lhe direcionar para um especialista. Mas ele fará isso apenas depois de fazer exames para saber se é mesmo hernia de disco.

  8. mario francisco pereira disse:

    Amigos diabéticos, o importante é realmente comer colorido, variado e em pequenas porções.
    Vamos trabalhar o lado psicologico, pois nós podemos viver com boa qualidade.
    A vida é bela.

  9. rui disse:

    gostei do site,descobri que tenho diabetes por acaso, dei entrada no ps com pressão alta e o medico pediu o teste de glicemia eestava em 373 a glicose, agora fiquei muito preocupado,

  10. delson marchi disse:

    suco de laranja (in natura) nao e recomendavel para diabeticos?

  11. walkiria nogueira disse:

    Gostei muito do site tbmm… e gostaria muito de receber receitas de doces e salgados se posssivel. (p/ daibeticos)
    jus bjus jus.

  12. ellen tatiana disse:

    ola boa noite gostaria de saber td que posso dar pro meu pai comer ele e diabetico,vc pode me mandar uma lista ficaria muito grata deus abençoe vc.

  13. Fabiana santos disse:

    Hoje descobrir q minha mae tem diabetes, po isso tou casando saites sobre esses assuntos obrigada.

  14. Maria Valdeci Nunes da Silva disse:

    minmha mãe descobriu que tem diabetes. como devo ajudá-la? quais alimentos ela pode comer. gostaria de um cardápio semanal. obrigada.

  15. valmir disse:

    ola boa tarde minha mae esta com diabete alta e colesterol alto gostaria de saber quais os alimentos que ela pode comer.qual tipo de frutas que ela pode consumir.

    muito obrigado valmir

  16. elane maria disse:

    gostei de suas informações. parabéns!!!!!!!!!
    procurei vc pela tranparencia de informações.
    acabamos de descobrir que meu marido com 56 anos é diabetico.
    gostaria que me fosse enviado uma dieta
    bjkas mil
    elane

  17. 'Arline Almeida disse:

    Olá sou diabetica e gostaria de saber realmente qual as frutas que devo evitar de comer e as quais posso comer pois amo todas as frutas e legumes e adoraria receber cardapios p minha semana, obrigada desde já.

  18. alcimar s. da silva disse:

    gostaria muito de saber quais as frutas que posso consumir . sou diabético

  19. Maria Elianise Santos Diógenes disse:

    Descobri que estou con diabete a 2 meses, gostaria de saber quais as frutas que posso comer e também se esses produtos diet como docinhos, barra de serial coca-cola zero, são confiáveis.
    Antecipadamente agradeço sua informação.
    Abraço,

  20. rossana disse:

    oi,minha mae é diabetica,quais as frutas que ela pode comer!obrigado

  21. Paraguassu disse:

    Gostei muito das dicas sobre frutas. Estou diabética tipo 2 e tenho o costume de comer muitas frutas.

  22. Diva disse:

    Boa noite, hoje tá fazendo quatro dias, que descobrimos que meu marido tem diabetes e já é hipertenso alguns anos.Ficaria muito feliz se vocês podessem mandar p/ mim um cardápio semanal p/ que possa cuidar melhor da alimentação dele. Desde já muito obrigada…

  23. jorge edmir dos santos disse:

    A diabete é doença silenciosa genética, hereditária ou adquirida que se manifesta pelo mau funcionamento do pâncreas(que perde o controle sobre a produção e distribuição da insulina no sangue para as células. Esta má produção também se origina por alimentação inadequada e fvida sedentaria, ocorrendo então complicações oculares, renais, neurológicas e cardiovasculares. É incurável,mas se tratados os sintomas pode viver (e Conviver) bem com ela

  24. joanna disse:

    meu pai é diabetico e hipertenso e acabou perdento a visão de um olho……………
    gostaria de saber oque se pode fazer(alem de ir ao medico)
    e quais as formas de mante-lo bem e saudavel
    agradeço desde já

  25. Fernando disse:

    Tenho visto aqui neste site, várias perguntas que não são respondidas. Algumas destas perguntas
    tem muito a ver com a situação que me apresento hoje. Descobri recentemente que estou com
    diabétes, e que essas perguntas, se fossem respondidas, já solicionariam muitas de minhas dúvidas.
    Será que eu tenho como descobrir essas respostas ?

  26. telmo santana de paula disse:

    gostaria de recebr dicas e receitas para diabetico. A minha glicose nunca iltrapassou 150. Obrigado

  27. dalva disse:

    tenho um filho com 8 anos, e ele tem a glicose alta (96 em jejum), e ja ñ sei o q fazer pra baixar ja tirei doces e biscoitos recheados, mais mesmo assim continua , além disso ele é muito trabalhoso pra comer, pela manhá so quer vitamina de banana com leite e neston. me de uma luz me enviando receitas de comidas q ele pode comer sem medo. brigadinha.

  28. jose gabilan disse:

    Comentários/orietações claras e objetivas. Interesso-me, na condição de diabético aborrecido.

  29. teresa disse:

    olá, soube recentemente que meu marido é diabético,e eu estou muito preocupada pois não sei quais os alimentos que pode consumir, por favor me ajude. obrigada

  30. luzia disse:

    Sou diabetica e gostaria muito de receber um cardapio e as frutas que posso comer, obrigada

  31. Há alguns anos, oito ou nove mais ou menos, venho sentindo um forte calor nos pés (parte de baixo)quando como pão, queijo, bolo e algo parecido, falto mesmo é não aguentar.Sem falar numas dormências nos braços e mãos que ficam como se fossem congelados isso com uma certa frequência.

  32. cleiton luis r. campos disse:

    gostei das dicas. se puderem mandem dicas p. meu imail

  33. gostei do seu site e gostaria que me ajudasse(pois existem muitos comentários e ñ sei em que acreditar)meu marido é diabético tipo 2 e estou preocupada com a alimentação se bem que ñ descuido + tenho dúvidas.Que tipos de frutas adequadas? Sucos que tipos de frutas? Alimentos (massas?pode ou ñ?,legumes(batatas pode?quais?)Arroz fazemos uso de integral,está certo o errado, macarrão da mesma forma integral certo ou errado? Por favor me ajude p/ eu poder ajudá-lo Obrigada.fico no aguardo.

  34. Silvana disse:

    Gostaria de receber orientação sobre alimentação para diabete do tipo 2

  35. está no início minha diabetes, por isso fiquei muito satisfeita com esse site, vou me orientar sempre por ele.
    muito obrigada por essas dicas são ótimas.
    deus lhe abençoe por ajudar as pessoas que precisão destas orientações.

  36. Neusa disse:

    obrigada pelas informaçôes

  37. Márcia disse:

    Gostei muito da matéria

  38. Maria Da Mota Dantas disse:

    Bom dia!!! Parabéns pelo o site que vém nos fornecendo informçães super importante no dia-dia de um diabete. Bem eu descobria dia 20/01 q eu tenho diabete tipo 2 descompesado e gostaria que vocês me enviassem um cardapio a ser seguido.. até então ainda não fui no nutricionista…… por favor me ajudem!!
    Obrigada…

  39. celinha disse:

    Oi descobrir que minha mãe estar diabética,pois ela tem 77 anos e estou perdida na dieta dela.Gostaria que vcs mandasse um cardápio semanalmente.

  40. Sandra dos santos disse:

    Boa tarde tem a glicose um pouco alta, gostaria de qual suco de fruta posso beber e a alimentação qual é adquada.

  41. Ubaldo Marques Porto Filho disse:

    Em primeiro lugar, parabéns pela qualidade do site.
    Como se trata de um verdadeiro Serviço de Utilidade Pública para a Boa Saúde, gostaria de receber uma relação contendo as frutas recomendadas aos diabéticos e os nomes das principais que deverão ser evitadas.
    Muito obrigado.

  42. roseli disse:

    Oi!tudo bem! Sou diabética tomo 2 tipos de remédio por dia, pois não consigo baixa-la sempre esta 180 para cima estou fazendo de tudo para não ficar dependente de insulina, existe algo que possa ajuda a controlar essa doença?
    Muito Obriga! Aguardo resposta!

  43. Boa tarde, gostaria de saber qual alimento, pode ser ingerido para pessoa com diabete.
    Obrigada.

  44. cleidi anada disse:

    queria saber o que realmente os diabetico e hipertensos podem comer

  45. Ana Cristina Bernuncio disse:

    Gostaria de receber cardapios para diabeticos e saber mais sobre as frutas que contém muito acúcar.
    obrigado.

  46. Thais f disse:

    olá meu nome é thais tenho dezesseis anos e alguns meses fui a minha medica e ela me falou q estou com exesso de insulina e depois de alguns dias minha vó descobriu que esta pre diabetica eu queria saber uma lista para ela por que ela é muito nervosa muito mesmo e e alergica a varias comidas,eu queria saber se ela pode comer torradas etc…

  47. SILVANA S disse:

    Descobri essa semana que estou com diabetes e tomo remédio pra pressão alta, meu colesterol tb esta alto, gostaria que me enviasse uma dieta, gosto muito de frutas e não sei o que comer.
    obrigada!

  48. willis silva disse:

    sou diabético alto gostaria de saber qual o tipo de frutas que posso comer. e se posso comer feijão e arroz a vontade.

    • eduardo disse:

      olha meu caro evitar oque antes comia demais. Caminhar bastante – frutas em geral mas cuidados com algumas. Feijão eu pararia e arroz pouco menos.Também descobri que tenho e me cuido comendo menos e devagar e baixar peso com ginástica e boas caminhadas

  49. Gostaria de receber sobre as frutas que posso comer, pq. fiquei sabendo agora que tenho diabetes. Fiz a curva e constatou. Nunca passou de 107.
    Obrigada

  50. kelma lopes disse:

    Ouvi falar frutas demais aumenta a glicemia.Quanto de frutas devemos comer?

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias