0 comentários fechados

Pelo sétimo ano consecutivo, Festival Gastronômico do Azeite, promete movimentar a cidade de São Paulo em setembro.

Entre os dias 10 e 11 de setembro acontece, no Salão Modular do Anhembi (Salão Frontal – Entrada A), em São Paulo, o Festival do Azeite, organizado e promovido pela Agência JKPG Marketing e com o apoio da Agência Paulista de Tecnologia (APTA) e do Instituto Agronômico de São Paulo (IAC).

Com a finalidade de fomentar e despertar no público o conhecimento sobre o azeite, apresentar os produtos ao mercado e, consequentemente, promover o acesso e o aumento no consumo de azeite de boa qualidade, o encontro reúne especialistas nacionais e internacionais do setor. Uma oportunidade ímpar não só para conhecer, degustar e saborear o azeite, como também para falar sobre o cultivo das olivas, da aplicação da prática agrícola dessas espécies frutíferas, além de tratar do preparo e da produção dessa iguaria.

O Azeite

O azeite, sumo decantado e purificado da azeitona, faz parte da cultura no mundo todo. Segundo os registros da História, coube aos gregos e aos romanos a missão de levar o fruto para a Europa e para o Ocidente, que durante séculos ficou restrito aos povos do mediterrâneo. Moeda de troca, com utilização em diferentes finalidades, como para a medicina, estética e beleza e até como óleo para lamparinas, foi na gastronomia que o azeite encontrou a sua verdadeira vocação. Descoberto como tempero nobre e intitulado como alimento funcional, passou a ser utilizado em receitas salgadas e doces e a ganhar o paladar de inúmeros adeptos.

Apesar de a oliveira gostar de muito sol e clima seco, a qualidade do azeite depende da combinação de variados fatores, como questões ambientais, genéticas, agrônomas e até de envase. Embora o Brasil não faça parte do ranking dos principais produtores de azeite do mundo, como Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Turquia e Tunísia, desde a década de 50, quando o plantio da oliveira foi introduzido no sul de Minas Gerais, esse cenário tem mudado expressivamente. Muito tem se feito, em termos de pesquisa e cultivo das oliveiras e hoje já até possuímos produções regionais. Esse encontro do azeite é uma dessas iniciativas para incitar e apoiar ações, estudos, pesquisas e estabelecer parcerias nesse segmento.

O Festival do Azeite

A programação do Festival do Azeite inclui workshops com abordagem da situação atual e perspectivas da olivicultura na Serra da Mantiqueira e também em outros locais no Brasil; o 1º outlet de Azeites, com a venda com descontos no produto durante todo no evento; Show de Culinária Mediterrânea, onde serão apresentadas receitas com azeite; o 4º Concurso de Harmonia ExpoAzeite; além de palestras nacionais e internacionais, com especialistas do setor, como Paula Lopes, catadora internacional da região de Beja e representante da marca De Prado, que traz a sua uma nova linha chamada Select Cuisineby De Prado Family, um azeite virgem extraequilibrado e com aromas delicados, que traz harmonia para a sua cozinha.

O evento tem entrada gratuita e acontece das 11 às 18 horas.

 festival do azeite

Sobre a JKPG

Desde 2006, a Agência JKPG Marketing organiza feiras e eventos voltados para o setor gastronômico, como a ExpoConfeitaria, a ExpoPizzaria e a ExpoAzeite, além de feiras Internacionais, como a NRA e a IHA. Seu principal objetivo é gerar relacionamentos e promover negócios entre os profissionais desses segmentos. Para mais informações acesse: www.jkpg.com.br

 

Serviços

7º Festival do Azeite 2013

Dias 10 e 11 de setembro, das 11 às 18 horas

Salão Frontal Anhembi – Entrada A – São Paulo

www.festivaldoazeite.com.br

 

Informações à Imprensa

Mirian Ruiz – Mtb 25.793

11 9 9796-8993 – mirian.ruiz@ig.com.br

 

 

Data de publicação: 10/08/2013

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias