Um dos grandes segredos de qualquer cozinheiro ou cozinheira é sua habilidade para escolher os ingredientes que utilizará em suas receitas. Isso exige muita experiência, é claro, e muito conhecimento, que deve ser exercitado sempre que possível.
Algumas regras gerais, porém, podem tornar esse trabalho mais fácil, acelerando o desenvolvimento dessa habilidade.

 

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Para a compra destes importante ingredientes, nada como seguir o próprio ciclo da natureza, adquirindo sempre produtos frescos e da estação, pois cada produto desses estará proporcionando as vitaminas, sais minerais e ingredientes próprios para aquele período do ano.
Produtos importados, muitas vezes muito bonitos e apetitosos, podem não ser a melhor escolha, pois foram produzidos num clima diferente do nosso e, por isso, podem apresentar nutrientes desnecessários. Para evitar isso, siga as tabelas mensais para ter à mesa sempre o melhor que a natureza pode lhe proporcionar. Iremos postar, primeiramente, a tabela para os meses de novembro, dezembro e janeiro.

Frutas do mês de novembro

Abacate, abacaxi, ameixa, banana, jabuticaba, maracujá, nectarina, uva.

Conselhos úteis

– A jabuticaba tem elevado valor nutritivo. Escolha as mais graúdas, sem rachaduras ou picadas de inseto. Só devem ser lavadas pouco tempo antes de serem consumidas, pois é muito sensível e se azeda facilmente. Conserva-se na geladeira de dois a três dias.

– O rabanete é uma hortaliça estimulante da digestão e purificador do sangue. Prefira sempre os de tamanho pequeno. São mais tenros e saborosos. Não devem ser cozidos, consuma-os sempre crus em saladas ou guarnições.

– O chuchu contém vitaminas do complexo B, além de pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Ele está bom para compra quando se apresenta de cor verde clara, firme e sem manchas escuras. Podem ser conservados na geladeira de duas a três semanas.

Frutas do mês de dezembro

Abacate, abacaxi, ameixa, banana, figo, jabuticaba, maçã, manga, nectarina, uva.

Conselhos úteis

– A manga, além de apetitosa, tem também muitas propriedades medicinais: é um grande alimento anti-séptico e bom dissolvente de gorduras. Excelente purificador do sangue e bom diurético. Comendo-a na parte da manhã, combate a acidez e outros males do estômago.

– O almeirão, como a maioria dos folhosos é uma hortaliça de baixo teor calórico, mas contém cálcio, fósforo e ferro. Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas. Deve ser conservado na geladeira, protegido por papel ou saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.

Frutas do mês de janeiro

Abacate, uva, figo, mamão, manga, maracujá, melancia.

Conselhos úteis

– Lave sempre as frutas em água corrente, antes de serem consumidas.

– Para não perder o valor nutritivo das frutas, procure consumi-las sempre ao natural.

– Grande parte das vitaminas e sais minerais ficam logo abaixo da casca. Por isso, descasque as frutas o mínimo possível.

– É indispensável incluir em sua dieta verduras e legumes. Mas também é necessário que se tome certos cuidados em seu preparo:

– Lave as verduras e legumes sempre em água corrente.

– Evite picá-los muito antes de serem consumidos. Utilize facas inoxidáveis.

– Os legumes e verduras devem ser temperados somente na hora de servi-los.

– Os pimentões, quando empregados em molhos ou ensopados, devem sempre que possível, ser descascados. Para isso, afervente-os.

– Os tomates frescos, a serem utilizados em molhos ou ensopados, devem ser chamuscados em fogo forte e depois descascados. Depois, retire as semente.

– A beringela, tanto recheada como frita, grelhada ou ensopada, deve ser consumida de preferência com a casca.

*Fonte: Receitas naturais – L P Baçan

Data de publicação: 14/11/2008

 

3 Comentários para Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes

  1. Confesso que não tenho o hábito de comer frutas, mas a saúde vem me cobrando esse hábito saudável. Sempre optei pelos sucos, coisa de preguiçoso… rs No entanto os legumes e verduras sempre estão em minhas refeições. Esta tabela me incentivou bastante. Uva, abacaxi, abacate e maça são frutas que gosto muito e estão presentes em quase todos os meses desta lista. Ééé! Até sinto vontade de comer uma maçã!

    Andre Lady,
    Parabéns pelo artigo e pelo informativo, organizado e lindo trabalho! Estou levando o link comigo! Voltarei outras vezes!

    Bom final de semana!
    Sucesso, Saúde, Amor, Luz e Paz!
    Com carinho,
    Renato™ (HappyBlue via diHITT)

  2. NILSON FILHO disse:

    COMER BEM E BARATO UMA FORMA DE SABER BEM VIVER!

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias