Continuando o ciclo das matérias Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes, onde postamos a tabela para os meses de novembro, dezembro e janeiro, e  Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes-Parte II, com a tabela para os meses de fevereiro, março e abril. Postaremos a tabela para os meses de maio e junho. Assim, você pode se preparar para adquirir sempre produtos frescos e da estação, pois cada produto desses estará proporcionando as vitaminas, sais minerais e ingredientes próprios para aquele período do ano.

Frutas do mês de maio

Abacate, abacaxi, banana, goiaba, laranja, maçã, melão, melancia, morango.

 

Conselhos úteis

– Morango: por ser uma fruta muito delicada, deve ser consumida logo após sua colheita.

– É purificador do organismo, mas deve ser muito bem lavado antes de ser ingerido, uma vez que sua planta é rasteira sempre em contato com a terra.

– Abacaxi: sua casca, após ser lavada e fervida, dá ótimo suco. A melhor época para comprar abacaxi vai de março a junho e de setembro a dezembro.

– Verduras e legumes devem ser cozidos em pouquíssima água, para não perderem os sais minerais e outros elementos nutrientes.

– Entretanto, quando houver descuido nesse ponto, guarde a água que sobrar e aproveite-a no preparo de molhos, caldos e sopas.

– Couve: é uma hortaliça muito rica em vitaminas, iodo e ferro. Para torná-la mais digestiva é preciso que seja bem cozida.

– Batata-doce: pode ser consumida depois de cozida, frita ou assada. Na hora da compra prefira as de casca lisa, sem manchas pretas ou buracos. Verifique também se não estão brotando pois, neste caso, elas apodrecerão rapidamente.

 

Frutas do mês de junho

Abacaxi, banana, laranja, maçã, mamão, melão, mexerica, pêra.

 

Conselhos úteis

– As laranjas mais leves são as que possuem menos sucos. ao comprá-las escolha sempre as mais

pesadas.

– As laranjas de casca fina geralmente têm mais suco.

– Antes de descascar as laranjas, cubra-as com água fervente e deixe descansar por 5 a 10 minutos. A parte branca saíra com facilidade, deixando-as perfeitas para serem usadas em saladas.

– Rale a casca das laranjas, leve-as ao forno baixo até secarem bem. Coloque-as em vidros bem fechados. Você poderá usar em bolos, biscoitos, pudins, etc. Se você desejar, poderá congelar a casca da laranja ralada, sem necessidade de secá-la.

– Para lavar legumes e verduras, junte à água duas colheres (sobremesa) de vinagre. Com isso, você terá certeza de que ficaram perfeitamente limpos e livres de pequenos insetos, que poderiam estar entre as folhas. Lave depois em água corrente.

– Cozinhe legumes e verduras, sempre que possível, só na hora de servir. quando atingir a fervura, reduza o fogo. O fogo brando deixa mais gostoso os alimentos.

– Não use bicarbonato de sódio para conservar a cor verde das verduras. Um pouquinho de açúcar faz o mesmo efeito e não destrói, como o bicarbonato, certas propriedades nutritivas.

– Evite picar as verduras muito fino para assegurar maiores quantidades de vitamina C.

 

*Fonte: Receitas naturais – L P Baçan

Data de publicação: 26/05/2009

 

3 Comentários para Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes – Parte III

  1. Tanta coisa boa podemos fazer com frutas, legumes e hortaliça fresca.
    Ter sempre uma alternativa é o mais importante. Aprenda a preparar pratos saudaveis, baratos e rapidos.
    Parabens pelo qualidade da sua informação.
    Um abraço
    Márcia

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias