Continuando o ciclo das matérias Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes, onde postamos a tabela para os meses de novembro, dezembro e janeiro, Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes-Parte II, com a tabela para os meses de fevereiro, março e abril e Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes-Parte III, referente aos meses de maio e junho. Postaremos aqui as dicas para a escolha de frutas, verduras e legumes para os meses de julho, agosto, setembro e outubro. Assim, você pode se preparar para adquirir sempre produtos frescos e da estação, pois cada produto desses estará proporcionando as vitaminas, sais minerais e ingredientes próprios para aquele período do ano.

Frutas do mês de julho

Banana, laranja, maçã, melão, morango, pêra.

Conselhos úteis

– A pêra tem elevado valor em calorias. Embora seja muito delicada, esta fruta pode ser conservada por vários dias sem apodrecer, caso você não escolha as que estejam muito maduras na hora da compra.

– Uma couve-flor de tamanho médio (mas ou menos 750g) rende 3 a 4 porções. Não escurecerá ao ser cozida, se você adicionar um pouco de açúcar ou vinagre à água.

– Uma couve-flor inteira deve ser cozida por 8 minutos em água e sal, antes de ser usada em receitas que vão ao forno.

Frutas do mês de agosto

Banana, laranja, maçã, melão, morango, nêspera, pêssego.

Conselhos úteis

– A nêspera aparece de agosto a dezembro. É um fruto que se come cru e somente quando está bem maduro. Deve-se lavar bem antes de servir e se você quiser poderá servi-lo em taças com gelo.

– Compre abobrinha de casca brilhante e de cor viva, sem manchas. A abobrinha de tamanho menor é mais gostosa do que a grande.

– Não compre grandes quantidades. Guarde na geladeira no compartimento de legumes e verduras. Elas duram de 3 a 4 dias.

Valor nutritivo: a abobrinha é rica em vitaminas especialmente a e C. ½ xícara de rodelas de abobrinha (80g) cozidas e escorridas eqüivale a 9 calorias.

Frutas do mês de setembro

Abacaxi, banana, figo, laranja, melão, mamão, morango, pêra, maçã, nêspera.

Conselhos úteis

– O figo é uma fruta que contém uma das maiores concentrações de açúcar. Portanto, fermenta facilmente, não devendo ser guardado por muito tempo.

– Ao se cozinhar a beterraba deve-se deixar 3 cm de talo e não cortar a sua parte terminal. Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante o cozimento, o que acentua seus sabor e a deixa com cor mais concentrada.

– Para cozinhar brócolos deve-se colocá-los em pouca água fervente e sal, mantendo-se a panela destampada durante todo o cozimento.

Frutas do mês de outubro

Ameixa, laranja, banana, figo, maçã, mamão, manga, melancia, nêspera, pêssego.

Conselhos úteis

– Qualquer fruta para suco deve ser comprada apenas em quantidade necessária para o consumo de poucos dias, pois o seu estado de maturidade mantém-se com dificuldade à temperatura ambiente.

– Ao comprar batatas prefira as lisas, sem manchas pretas ou buracos. Estas em geral são as de melhor qualidade.

– Procure guarda as batatas em lugar seco, escuro e não muito quente. Assim elas durarão mais tempo. Quando expostas à luz por alguns dias, as batatas ficam com a superfície esverdeada, o que lhes dá um gosto amargo e há três maneiras básicas para se preparar batatas: cozinhar, assar, fritar.

– Cubra as batatas depois de assadas com manteiga derretida. Esfregue a casca das batatas com casca de limão, alguns minutos antes de assar. Dá um sabor especial.

– Para que as batatas fiquem branquinhas, acrescente algumas gotas de vinagre ou um pouco de leite à água de cozimento.

*Fonte: Receitas naturais – L P Baçan

Data de publicação: 17/09/2009

 

1 Comentário para Dicas para escolha de frutas, verduras e legumes – Parte IV

  1. ivonetedo prado leme disse:

    estou adorando

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias