Para todos aqueles que conhecem a arte de cozinhar, ou pelo menos se arriscam na cozinha, já devem ter escutado muitas dicas e truques envolvendo alimentos, bebidas e receitas. Alguns podem ser apenas mitos, já outros, funcionam de verdade. Conforme anunciamos, continuaremos a divulgar uma série de dicas quem podem ser úteis na sua cozinha… 

 1. Quando fizer sopa de carne, acrescente água fria à carne e leve ao fogo com os temperos. O caldo vai ficar bem claro.

2. Chocolate em barra, para ser dissolvido, deve ser picado e colocado em uma vasilha de louça em banho-maria.

3. Suas claras ficarão mais firmes e brancas se o recipiente estiver bem seco e for acrescentada a elas uma pitada de sal.

4. Cozinhe o espinafre em uma panela com tampa, em fogo brando sem água. Com este processo você vai obter todo o valor nutritivo do espinafre.

5. Ao cozinhar beterrabas, junte um pouco de suco de limão e açúcar para conservar a cor. Esta água deve ser aproveitada no preparo de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.

6. Para consertar a maionese desandada, passe uma gema cozida na peneira, amasse bem e vá juntando aos poucos todo o azeite desandado, batendo firme, juntando algumas gotas de limão.

7. Quando cozinhar ovos, acrescente água fria e um pouco de sal. Ficarão duros mais depressa e descascarão com mais facilidade. Tempo de cozimento: 13 a 15 minutos.

8. Quando for preparar um prato com bacalhau, este deve ficar de molho 36 horas, trocando-se a água várias vezes; só assim o bacalhau não perderá o seu sabor característico e delicioso.

9. Ao utilizar mais de um ovo, quebre, um a um, num prato e vá juntando à mistura. Um ovo estragado pode pôr o resto dos ingredientes a perder.

10. Evite usar ovos gelados pois eles não misturam bem.

11. Se as claras batidas não endurecem, junte uma pitada de sal ou gotas de limão.

12. As claras batidas em neve ao serem juntadas a outros ingredientes não devem ser batidas e sim misturadas levemente, com movimentos circulares.

13. As claras podem ser congeladas ao natural. Apenas marque quantas claras estão congelando em cada recipiente.

14. Para congelar gemas, passe-as primeiro por uma peneira e adicione uma pitada de sal para cada gema congelada.

15. O descongelamento tanto da clara, quanto da gema, deve ser feito lentamente, dentro da geladeira. Ovos frescos se conservam por um ano dentro do freezer.

16. Para as claras em neve ficarem firmes, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio nas claras antes de bater.

17. Ao fazer omeletes, suflês e fritadas, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão mais.

18. Para que as omeletes não grudem, esfregue sal no fundo da frigideira.

19. Para evitar que os ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar o óleo. Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.

20. Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo.

Clique aqui para ver a Parte I das dicas especiais de cozinha. 


* Fonte: N. Freitas Cook 

Data de publicação: 29/11/2008

 

3 Comentários para Dicas especiais de cozinha – Parte II

  1. Rodrigo Piva disse:

    Ótimas dicas! Vou anotar algumas pra facilitar minhas aventuras culinárias.

    Tem um selo pra vocês no Curiosando.
    Abraços e ótimo domingo!

  2. Horacio disse:

    dicas muito interessantes – obrigado

  3. Carol disse:

    Muito bom! Adoro o site de vocês, sempre acompanho. Nao sabia que Ovos duravam tanto 😛
    Alguem tem dicas de como cozinhar bolo com panela de pressão, eu estou usando essa preta aqui , mas se precisar comprar outro tipo me digam. Brigadinha 😛

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias