Para todos aqueles que conhecem a arte de cozinhar, ou pelo menos se arriscam na cozinha, já devem ter escutado muitas dicas e truques envolvendo alimentos, bebidas e receitas. Alguns podem ser apenas mitos, já outros, funcionam de verdade. Por pedido de alguns leitores, iremos divulgar uma série de dicas quem podem ser úteis na sua cozinha… 

1. Ao utilizar panela de pressão, não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.
2. Para dar um toque delicioso em seus molhos de tomate ou na macarronada, acrescente sempre um pouco de manteiga ou margarina e açúcar.
3. As leguminosas são grãos que dão em vagem, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Os cereais são os grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
4. Se preferir, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloque-as de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.
5. Cozinhe as leguminosas em panela semi tampada, em fogo médio, para evitar que a água transborde.
6. Na receita de feijão toscano, você pode substituir a sálvia fresca por sálvia seca.
7. Utilize a água do cozimento do grão-de-bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.
8. Para conservar a cor original da mostarda e da páprica em pó, guarde-as na geladeira, assim, não escurecem.
9. Uma abóbora está madura, no ponto de ser usada, quando o talo estiver amarelo e seco.
10. Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.
11. Balas e caramelos devem ser conservados dentro de vidros ou em latas bem fechados, com um saquinho contendo cal virgem. Assim não umedecem e não ficam melados.
12. Se você preferir uma salada de repolho cru mais suave, jogue-o rapidamente numa água fervente e escorra.
13. Para obter ovos mexidos cremosos, adicione durante o cozimento um pouquinho de leite. Cozinhe em fogo baixo ou em banho-maria.
14. Não coloque alimentos quentes ou mesmo mornos dentro do freezer. Pratos prontos devem ser resfriados em água com gelo antes de estocados.
15. Para preparar alcachofras, corte o pé e apare as pontas das folhas. Vai cozinhar mais depressa e fica mais saborosa.
16. Para que a carne assada fique dourada, junte na hora de ir ao fogo ou forno um pouco de açúcar. Se a carne para um guisado ou mesmo churrasco estiver um pouco dura, acrescente à vinha-d´álhos algumas gotas de leite de mamão verde. Fica macia e gostosa.
17. Para retirar as peles das amêndoas basta aferventar por 2 minutos. Sairá com facilidade.
18. Quando fizer receitas em banho-maria, leve uma assadeira grande no forro do forno, ponha água fervendo e a forma de pudim ou outra receita. Conserve a assadeira sempre com água quente.
19. Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar.
20. Seu purê de batatas ficará branquinho, se cozinhar as batatas sem as cascas. Passe quente no espremedor e faça sua receita.

 

 

 

 

* Fonte: N. Freitas Cook 
Data de publicação: 11/11/2008

 

1 Comentário para Dicas especiais de cozinha – Parte I

  1. MARLENE disse:

    ADOREI BJOS

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias