Perca com o Corpo de 21

O leite e seus derivados contêm lactose (açúcar do leite), que é pouco tolerada por certas pessoas. Costuma-se recomendar dietas pobres em lactose após a radioterapia do intestino, pois esse tratamento, muitas vezes, torna temporariamente difícil a digestão da lactose.


Dieta sem lactose


Fique atento:

* Os produtos fermentados do leite, como o leite acidofilizado, a coalhada e o iogurte, geralmente são mais fáceis de digerir que o leite in natura.

* Existe no mercado o leite com pouca lactose e certos produtos que conseguem decompor a lactose presente no leite e em outros laticínios.

  • A lactose às vezes é usada em produtos como o café instantâneo e até mesmo em certos medicamentos. Leia com atenção as embalagens e as bulas para se certificar.  A tolerância à lactose varia de uma pessoa para outra. Fale com seu médico ou  com o nutricionista sobre isto.

Sugestão de cardápio para quem tem intolerância à lactose:

Café da manhã: leite com baixa lactose com café, pão com margarina ou geléia, frutas e sucos em geral

Lanche: fruta

Almoço: carnes em geral, arroz, feijão, legumes, verduras, frutas ou doces com leite com zero lactose

Lanche da tarde: vitamina de frutas com leite de baixa lactose, bolacha

Jantar: carnes em geral, arroz, feijão, legumes, verduras, frutas ou doces com leite com zero lactose

Antes de dormir: mingau com leite com zero lactose ou chá com torrada ou bolacha


Fonte: Livro Comida que Cuida 3

Data de publicação: 24/12/2009

29 Comentários para Dicas de dieta sem lactose

  1. Lu disse:

    Como pode?
    Intolerância a lactose tomar leite de baixa lactose?
    Eu tomo leite de soja supra soy , é maravilhoso!!!!

  2. Eliane disse:

    Boa noite!
    Tenho intolerância a lactose desenvolvi recentemente.Gostaria de uma sugestão breve para de cardápio.Meu gastro está me sugiriu que faça uma avaliação com uma nutricionista, porém está em férias e retorna meados de janeiro.

    Att
    Eliane

  3. catiane disse:

    minha filha tem intolerancia a lactose,.estou preocupada queria sujestão de cardapio , pra o lanche da escola, espero sua resposta em breve

  4. ana cardoso disse:

    “não posso ingerir leite e derivados. existe algum chocolate sem lactose que se encontre com facilidade no mercado?”.

  5. Marisa disse:

    oi Ana,

    Aqui em Blumenau/SC, ja tem nos mercados maiores (Angeloni e Giassi) chocolate sem lactose da marca Nestle !

    Abç

  6. giselli.pin disse:

    Esta dieta está totalmente equivocada,pois quem tem IL não pode tomar iogurte ,a não ser que seja de soja,leite somente de soja ,ou de arroz,mas nada que venha conter lactose ,inclusive os biscoitos que geralmente contém leite em seus ingredientes,bom são os biscoitos integrais.

  7. isis disse:

    Intolerância a lactose tomar leite de baixa lactose?

  8. elaine disse:

    Quem tem intolerancia a lactose pode tomar iorgute? e leite com baixo teor de tactose como o Zumil e nolarc?

    • Amanda disse:

      sim, pois intolerância ja significa que o organismo não tolera uma quantidade inadequada, por isso, não exagerando na medida, vc não sentirá os sintomas,eu também descobri recentemente que tenho intolerância a lactose, e estou aprendendo a conviver com isso, eu também fiz essa pergunta para o meu gastro e foi o que ele me respondeu. não confunda intolerância a lactose, com Alergia a lactose.

  9. Jenifer disse:

    Fui diagnosticada com intolerancia a lactose, porem meus sintomas sao alergias pelo corpo que coçam muito e constipaçao, gostaria de saber se mais algum tem estes sintomas??

    • Isabella Starling disse:

      Jenifer, eu a aconselho a procurar um outro especialista, pois esses sintomas podem estar associados à alergia ao leite e não a intolerancia a lactose, que embora gerem muita confusao em parecerem ser a mesma coisa, nao sao. A intolerancia se manifesta normalmente por diarreia com muco e perda de muito liquido, nao constipação. E nao vem acompanhada de sintomas alérgicos. Procure uma segunda opinião. Boa sorte.

  10. Natállya Bárbara disse:

    Gostaria de um cardápio sugestivo para meu filho de 2 anos. Ele possui a IL e estou com muito dificuldade no preparo de seus lanches e café da manhã, inclusive para que não fique tão repetitivo os alimentos oferecidos. Aguardo uma resposta. Muito obrigada desde já.

  11. luciana disse:

    tem um leite o lactose é maravilhoso,o sabor identico do leite,é da piracanjuba!está me salvando pois sou louca por leite,e com café o soja não me desce.boa sorte!

  12. Janete Briault disse:

    boa noite!descobri a pouco minha intolerancia a lactose!!!nao sei como me alimenter sem lactose!e onde comprar produtos sem lactose!por favor me ajudem!obrigada

    • admin disse:

      Olá Janete. Existem alguns produtos a base de soja que substituem os derivados do leite. Além disso, após vc fazer uma dieta de desintoxicação causada pela intolerância, é ideal comprar lactase (enzima que os intolerantes não produzem mais). Existem iogurtes, cremes de leite, leite condensado, pães… Tudo sem lactose!

  13. Rosangela disse:

    Que coisa estranha!! Você recomenda a pessoa usar derivados de leite até no almoço e jantar. Recomendação dos médicos é zero lactose, e mesmo assim o estufamento no abdome continua por muito tempo..

  14. Jacilene disse:

    Macarrão tem lactose?
    Quem tem intolerância a lactose pode comer ovo cozido?

    • admin disse:

      Olá Jacilene!
      Macarrão não tem lactose! Mas, a maioria deles tem glúten. Caso queira macarrão sem glúten, procure os feitos de milho ou arroz.
      Quem tem intolerância a lactose pode sim comer ovo, seja cozido ou não. É um ótimo alimento e é rico em proteína – o que pode substituir o leite.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias